sábado, janeiro 28, 2006

De volta à Terra

Estava-se mesmo a ver que iamos perder este jogo. Afinal, um jogo que os jogadores nunca pareceram querer ganhar. Sinceramente, não me lembro de nenhuma oportunidade de jogo do Benfica no jogo todo.
Serve ao menos para descer à Terra. Estes últimos jogos as exibições já soavam a excesso de confiança. Tanta que o nosso treinador já fala em ganhar ao Liverpool como se fosse uma equipa qualquer.
Os jogos ganham-se em campo e normalmente são ganhos pela equipa que fez mais por isso.

terça-feira, janeiro 24, 2006

Equipamento de Portugal no Mundial-2006 será todo vermelho

É verdade, já não bastava a azia que se soltava por aí que a Nike tratou de deitar mais achas para a fogueira.
É provocação, só pode.


Então não é que a dupla V&V, tratou de fazer com que o equipamento da selecção seja todo vermelho?
O jantar com o fiscal de linha devia ser isso, só pode.
Aguardamos reacções.

Angola

Angola, para além da afinidade com Portugal, é um dos nossos adversários no Mundial. Não acham que tería valido a pena algum esforço para transmitir os jogos em que participa na CAN? No sábado, nem na Eurosport o jogo deu, apenas vi os golos.
Acredito que não só a mim me dizia mais um jogo Camarões - Angola do que o dérbi dos bascos (R.Sociedad - A.Bilbao) que passou domingo na SportTV.

sábado, janeiro 21, 2006

Notas soltas...

1, 2, 3... pelo menos 6 boemias em cima. Sempre disse que o Cáarlitos era pródigo em cavar pénalties... Ah, se ele bão se lesionasse a cada dois jogos bons... a diferença é que quando vestia à Benfica não os assinalavam... imagino a polémica caso ainda vestisse à Benfica... e vá lá, lá assinalaram aquele para o Simão marcar... é o colinho, só pode... Gosto do Alcides... e do Manduca. O Koeman pelos vistos não é assim tão burro como o pintaram... Não abdica do Nélson... o Geovani não é assim tão soneca quanto isso... o Manuel Fernandes parece estar a acordar para a vida... e nem todos os dias os guarda-redes podem fazer exibições memoráveis contra nós... Já nem me lembro quando foi que marcamos um golo de uma fífia tão escandalosa... é o síndroma Jardel... faz tremer os defesas, é sinal que estamos a ficar fortes e que intimidamos. Só espero que o gémeo mau do Nuno Gomes não volte a aparecer. Não gosto do Veiga... Fiquei um pouco admirado com a análise isenta do Carvalhal... e nisso tudo foi quanto? Ah... 1-3? Já ninguém respeita a minha regra do 1-0 :)

domingo, janeiro 15, 2006

Pontos...


Inicia-se o que foi para o Benfica, a primeira série negra da primeira volta.

3 jogos, 1 empate e 2 derrotas, apenas 1 ponto, apenas 1 golo marcado, 4 golos sofridos, 9 cartões amarelos e 2 vermelhos.

Académica-Benfica: 0-0
Equipa:
Moreira; João Pereira, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha; Petit, Beto (55’ Manuel Fernandes) e Kayaka (55’ Nuno Assis); Simão (cap.), Geovanni (81’ Mantorras) e Nuno Gomes.
Suplentes não utilizados: Quim, Alcides, Dos Santos, Carlitos

Benfica-Gil Vicente: 0-2
Equipa:
Moreira; Anderson, Luisão e Ricardo Rocha (Dos Santos, 39 m); Beto (Geovanni, 57 m), Petit, Manuel Fernandes e Nélson; Nuno Assis (Mantorras, 67 m), Nuno Gomes e Simão

Sporting-Benfica: 2-1
Equipa:
Moreira – Anderson, Luisão, Ricardo Rocha – João Pereira (46' Nuno Gomes), Karagounis (67' Alcides), Manuel Fernandes, Nelson – Carlitos (56' Beto), Miccoli, Simão (1 golo)

Neste momento a equipa do Benfica está melhor em termos de qualidade e moral. Sería bom, corrigir os equívocos da primeira volta.

Versatilidade

Guarda-redes é guarda-redes e ponto final, joga na baliza. Normalmente é o posto mais ? estável do plantel. No entanto, o Benfica já alinhou só na primeira volta do campeonato com quatro diferentes - Moreira, Quim, Nereu e Moretto. Qualidade todos a têm, uns mais outros menos, com doses diferentes de inexperiência e imaturidade.

Léo já alinhou a extremo-esquerdo, apesar de ser normalmente lateral esquerdo. A lateral esquerdo também já alinhou Ricardo Rocha, apesar de ser central de raíz. Como centrais jogaram sempre Luisão e Anderson, ainda não foram vistos noutra posição, apesar de, quando testado o sistema de 3 centrais, os dois terem alternado com a posição de líbero. Outro central é Alcides. Curiosamente não me lembro o de ter visto actuar na sua posição original este ano. Primeiro tapado pela qualidade dos 3 colegas de sector mencionados, só teve a sua oportunidade a lateral, e, diga-se em abono da verdade, agarrou-a com unhas e dentes, tornando-se sem grandes alaridos numa das grandes revelações deste Benfica - a lateral-direito.

Nesta mesma posição, já jogaram este ano João Pereira e Nélson. O primeiro é um caso à parte pela animosidade provocada principalmente nos rivais. Não tem qualidades técnicas por aí além, mas convenhamos, deixa tudo o que pode em campo tem o meu apreço enquanto estiver no Benfica, apesar de por vezes se exceder na sua impetuosidade. Também já jogou a extremo-direito, e aí sim ficam destadas as suas limitações técnicas.

O outro lateral-direito mencionado também já jogou a extremo - Nelson.
Para mim, a maior revelação deste Benfica (Alcides continua a ser a segunda). Tem uma técnica notável - porventura muitos não sabem que em Cabo Verde jogou a nº10. Ambidextro, cruza com os dois pés. É rápido. Têm bom sentido táctico. Apagou-se um pouco quando passou a extremo direito. Curiosamente, fez grandes exibições à esquerda. Quando se extreou, foi dos melhores da equipa, actuando a extremo-esquerdo e voltou a repetir a façanha no último jogo, alinhando a lateral-esquerdo, sendo premiado por um golo. Notável, no mínimo, já ter actuado em quatro posições.

Na esquerda é inevitável mencionar Simão então mas o simulão não vai sair?. O motor da equipa quando está em campo - este ano, atípicamente, esteve muito tempo fora. Simão desequilibra mais na esquerda, apesar de ser dextro. Aí pode aplicar aqueles raides típicos da esquerda para o o meio disferindo potentes remates com o seu melhor pé. Também já jogou no meio, como municiador do ataque, ou segundo ponta - menos eficaz a meu ver. Na direita, não lhe tendo descortinado jogadas do género, parece-me que o seu jogo se torna menos concretizador e mais dado a assistências. Daí, é mais provável que se torne frequente o cruzamento como conclusão das suas jogadas. Continuando na direita, foi onde segundo rezam as crónicas Robert fez a melhor exibição (ok, ainda só já fez dois jogos). Isto apesar de ser canhoto e vir com a encomenda do lugar normalmente atribuído a Simão. Ora, se Robert joga bem na direita, apesar de ser natural da esquerda e Simão explode nessa esquerda jogando bem também na direita, isso são boas notícias.

Boas notícias também nos levam a lembrar Geovani. Ele que também vinha dos extremos. Este ano já jogou ? a extremo direito e extremo esquerdo, sem chama. Foi quando lhe colocaram a ponta de lança que surpreendeu tudo e quase todos com exibições de lhe tirar o chapéu. Fez muita gente perguntar-se se aquele sería o mesmo "Soneca" que dormia nas linhas. Boas exibições e golos. Faz-me neste momento preferir a sua titularidade em detrimento de Micolli, este em escassez dos tais golos. E falar em golos este ano coicide com falar do Nuno finalmente "Golos".
Sempre fui dos maiores críticos do Nuno. Quem me conhece sabe como me enervava a falta de garra e displicência apresentada em campo. Nuno Gomes este ano já jogou a ponta isolado, a ponta apoiado (com Simão ou Geovani nas costas), a 2º ponta ou ponta de apoio. Marcou quase sempre. Depois de tantos derbis jogados com o Porto 7 épocas de águia ao peito x 2 dérbies por época (pelo menos) = ZERO golos ?!?, finalmente marcou. E nas Antas. De realçar. Este ano Nuno Gomes marca, mas não só. Corre quando antes era estático, ganha bolas de cabeça quando antes perdia-as todas e até vai buscar bolas ao meio campo.

Ora o meio campo parece-me a zona menos dada a mudanças. Temos Petit, que faz sozinhoo meio campo defensivo e ainda se dá ao trablho de limpar a m#$% feita pelo outro só. Fá-lo muitíssimo bem, sendo justo atribuir uma grande fatia da responsabilidade da performance dos últimos jogos a Petit, pela capacidade de estanque dos ataques adversários - está em óptima forma. Beto... humn. Não vou criticá-lo. Não Mostrou alguma versatilidade quando adaptado à direita. Karagounis ainda só jogou sem fazer nada de jeito no meio e à direita.

A meu ver, o plantel do Benfica este ano, é o mais forte dos últimos 10 anos. Não só pela qualidade de cada jogador, mas também pela versatilidade demonstrada, típica de grandes equipas. É essa versatilidade que impede que as equipas se vão abaixo quando o plantel é assolado por lesões, castigos disciplinares ou outros impedimentos. Este ano parece-me que o plantel tem alternativas para todos os sectores, parecendo-me que a única zona pouco mutável, tem sido o meio campo defensivo. A ver o que nos traz a segunda volta.

terça-feira, janeiro 10, 2006

Obrigado Pedro.

"O Benfica é a minha casa e eu sempre assumi, nas várias entrevistas que já dei, que gostaria de terminar a minha carreira no clube. Estive dois anos sem jogar e o Benfica nunca me abandonou. Não posso esquecer tudo o que o clube fez por mim ao longo desse tempo. O Benfica ajudou-me a ultrapassar o problema da lesão e faz parte da minha vida, tal como os adeptos, por quem tenho um grande carinho. Mas não sabemos o dia de amanhã. Jogava no Benfica mesmo que não me pagassem o salário, porque o que fizeram por mim não tem preço."

in Record, 10/01/2006

Independentemente de tudo (e apesar da tal entrevista à lagarto), acho que Mantorras sempre terá o meu respeito.
É um poço de humildade e querer. Dá sempre o que pode em campo (tendo já tentado dar o que não podia, com as consequências sobejamente conhecidas) e traz uma alma nova de cada vez que entra em campo, contagiando os colegas, mesmo que não toque na bola, ou até, que se atrapalhe quando tenta fazer das suas.
Merece totalmente a euforia que invade os adeptos de cada vez que é chamado para entrar em campo. Talvez até mereça mais que os 10 minutos jogo sim jogo não que lhe têm dado.

domingo, janeiro 08, 2006

6 razões para Simão não sair já

1) É neste momento o maior símbolo do clube
2) O Benfica este ano tem uma equipa mais competitiva, logo deverá ser mais motivante para ele jogar
3) Mesmo estando no Benfica consegue estar nas opções para o Onze do Ano da Uefa
4) O Benfica está na Champions, logo não perde visibilidade internacional
5) Se sair já não poderá este ano jogar na Champions
6) É ano de Mundial, pelo que no final do ano poderá sair muito mais valorizado, ie, com melhores condições













Há, é claro, muitas outras, mas quis escolher estas tentando ver os pontos de vista do Simão. Não me parece que ficar no Benfica, pelo menos até final da época, seja de alguma forma desmotivador.

sábado, janeiro 07, 2006

As novas dúvidas de Koeman

Depois de uma primeira volta em que era fácil saber o onze do Benfica, em que as dúvidas de Koeman tinham mais a ver com o facto de colocar ou não em campo jogadores a recuperar de lesão, eis que Koeman pode ter as tão chamadas dúvidas saudáveis. Com os reforços que chegaram no período pós-natalício ao plantel do Benfica, que onze irá Koeman formar?
Analisando de frente para tráz, eis algumas dúvidas que deverão pairar na cabeça de Koeman.

Simão/Robert – onde e como?

Esta parece-me a dúvida principal.
É o que se pode chamar uma pescadinha de rabo na boca. Então não é que o raio do rapaz joga na mesma posição que o intocável Simão?
Pois. Se Simão ficar no Benfica, como ficamos? Simão passa para a direita? Para o meio? Robert vai para o banco? Simão vai para o banco?
Destas hipóteses todas a única que me parece viável é a primeira hipótese, isto é, Simão passa para a direita.
Não me parece e não cabe na cabeça de ninguém que algum dos dois vá para o banco, Simão pela sua importância no jogo do Benfica e Robert pela propaganda da contratação e até pelo seu feitio (aliás, ele não assinaría se não tivesse a certeza de ser titular).
Para o meio, também não me parece que vá Simão, até porque não consegue metade do rendimento aí e, pelo que temos visto desta época, é mais óbvio que aí jogue Nuno Gomes como 2º ponta.

Este problema deixa de o ser caso Simão seja vendido, o que temo que aconteça, dado o perfil de reforços que até agora chegaram à Luz. Se Simão sair, Robert ficará definitivamente com a faixa esquerda, sobrando a Geovani e Marco Ferreira a luta pelo flanco oposto (sem excluir, é claro, Nélson). Vejo Maduca para o lado esquerdo mais como opção de banco.

Pontas de lança

Um? Dois? Pelas opções disponíveis e pelo historial da época dois. Um deles Nuno Gomes, é óbvio. O homem este ano está super-produtivo e gosta de jogar com companhia, fazendo bem as trocas com um segundo homem, ora a servi-lo ora a ser servido - como se passou frente ao Setúbal, com a assistência de Geovani.

E, por falar em Geovani, quem é o segundo ponta? Não me parece líquido que seja Micolli. Geovani tem desempenhado muito bem essa função e Micolli vem de lesão. Sem contar que com a solução para os extremos já citada (Robert na esquerda e Simão à direita), Geovani perde margem de titularidade nas linhas logo quando parece estar na melhor forma. Para mim Geovani deixou de ser extremo.
Eu apostaria em Geovani a ponta de lança titular e guardaria Micolli ou Mantorras para lançar com o desenrolar do jogo – parecem-me excelentes opções para lançar do banco.

Quem faz a virtude?

No meio apenas Petit parece seguro. Ok, neste momento também Beto vive bons dias, no que concerne às boas graças de Koeman, é claro. Mas a mim parece-me que isso apenas se deve à lesão de Manuel Fernandes e à falta de forma que ele evidenciou esta época enquanto jogou. Se Manuel Fernandes estivesse a 100% entraria de caras no onze. Petit é a carraça necessária, o nosso Gattuzzo, o nosso mini-Vieira, o nosso Makelele. A sua função é estancar, enervar o meio campo adversário, roubar bolas, impedir contra-ataques. Beto… bom, eu veria Beto mais como suplente de Petit, pois para construir jogo não tem capacidade.

Perguntam se me esqueci de Karagounis? Não gosto dele. E sinceramente não me parece que o que tem feito esta época seja suficiente para eu mudar de opinião. Agarra-se muito à bola, sempre que a recebe tem aquele tique estúpido de dar uma voltinha sobre si mesmo – muitas vezes travando os nossos contra-ataques. A única coisa boa que lhe reconheço é o facto de ser bom a ganhar faltas.

E atrás, tudo estável?

Nem por isso.
Apenas Luisão e Léo parecem ter os lugares a salvo. Mais o primeiro, dado que Léo pode perder ocasionalmente o lugar para Rocha. O mesmo Rocha que alterna com Anderson a titularidade no centro da defesa. A boa notícia é que no centro não se perde qualidade. Já quando Rocha é desviado para a esquerda (em detrimento de Dos Santos, até hoje não percebi porquê), embora não se perca muito em consistência defensiva, treme-se de cada vez que ele se faz a um lance – na linha, nem sempre é recomendável a sua impetuosidade.

A lateral direita é outra dúvida. Depois do início demolidor de Nelson, este foi necessário mais à frente e eis que se descobre um excelente lateral direito – Alcides. Tem actuado com uma consistência notável, seguro a defender (sai sempre com a bola controlada), menos exuberante que Nelson a atacar, o que não quer dizer que não saiba subir – sabe e bem. Apenas anoto o espeço que por vezes deixa nas suas costas, propenso a lançamentos longos dos adversários. Mas para isso Luisão tem estado bem nas dobras.
Nelson parece ter agora a vida mais difícil. Até pelo fulgor perdido, facto notado nas últimas exibições. Koeman deve estar a medir a ordem de importância dos cruzamentos milimétricos de Nelson com os centímetros que perde atráz em detrimento de Alcides.

E na baliza teremos o guarda-redes, ou o golêro?

Sinceramente, sinceramente, eu prefiro Quim. Moretto até pode vir com o rótulo de guarda redes menos batido da Europa (talvez até de Portugal, lol), mas a verdade é que na anterior equipa actuava com dois autocarros pela frente.
Ok, dirão se não terei visto a exibição frente ao Benfica, mas raios, todo o guarda redes faz a exibição da vida frente ao Benfica, está aos olhos de todos.

Eu por acaso até simpatizo com Quim. A meu ver parece recuperado da lesão que o afectava, como tem demonstrado nos últimos jogos. Gosto de Quim porque é um guarda redes seguro e muito experiente. Quim não faz defesas para a fotografia. Pura e simplesmente defende. Aquele seu gesto típico de sair a soco nos cantos é sintomático. Não tenta agarrar a bola como alguns fazem (com dissabores à mistura), pura e simplesmente tira a bola da zona de perigo, de perto da área. Depois, em termos psicológicos é um jogador muito maduro, como atesta a forma como defedeu contra tudo e contra todos (mesmo contra a simpatia dos adeptos benfiquistas) a baliza do Benfica rumo ao título do ano transacto.

Esquema das Equipas Prováveis

segunda-feira, janeiro 02, 2006

A Gazela


Sempre gostei de jogadores de pensamento rápido. E a esse respeito considero Thierry Henry espantoso, uma vez que o seu pensamento acompanha a sua velocidade natural e talento muito acima da média.
Henry começou como extremo devido à sua rapidez. Iniciou-se como titular aos 17 anos no Mónaco fazendo estragos na posição citada e de onde, após marcar mais de duas dezenas de golos havería de cativar a curiosidade da Juventus.
O destino sería então cruel com Henry, e as poucas oportunidades aliadas a um futebol de maior e mais eficiente marcação (com muito pouco espaço), amputariam o futebol velocista de Henry.
Foi necessário ser resgatado para o Arsenal por Wenger, que já o conhecia do Mónaco, para se tornar uma das maiores estrelas deste desporto.
No Arsenal encontrava o futebol ideal para ele, um futebol feito de espaço e sem exageradas preocupações defensivas. O ideal para a gazela. Desde então queimou uma série de records na Premier Ligue, e fez algum furor na Champions League. Recordo por exemplo a forma como trucidou quase sozinho o Inter em 2004.
Henry é sinónimo de golos bonitos, de belo efeito, carregados de técnica pessoal, capacidade de remate em espaços curtos, pormenores de domínio deliciosos como naquele golo recentemente marcado ao Sparta.
De referir que Henry é apenas um exemplo de um extremo que passou a ponta de lança, dado o seu instinto matador e a forma eficaz com que consegue surgir da linha para o meio, jogar a toda a largura da frente de ataque (esquerda, direita e centro).
Dois jogadores que gostaría aqui de referir também são Cristiano Ronaldo e Robinho. Obviamente não os poderei comparar a Henry em termos de cultura táctica, algo que também evolui com a idade. São também claramente mais imprevisíveis em termos de dotes técnicos - não que Henry não o seja, não tem é aquele toque de rua, de brinca-na-areia. Mas se repararem bem nas características dos jogadores que mencionei, são ambos jogadores que nasceram na linha. São ambos jogadores com grande sentido de baliza. São ambos jogadores velozes e de pensamento rápido. São ambos muito bons a fugir da linha para o meio. São ambos jogadores para o espectáculo.
No caso de Cristiano, não considero totalmente descabida a ideia de usá-lo como segundo ponta-de-lança, dado o seu invulgar (no que a Portugal diz respeito) jogo de cabeça.
Um aparte: o mesmo Arsenal que renasceu Henry (depois da Juve) ameaça não o deixar crescer, dado que me parece que com o Arsenal, Henry não poderá ter grandes aspirações a conseguir uma competição internacional como a Champions, reduzindo o impacto das suas performances. Basta ver a injustiça que ocorreu há 3 anos salvo erro quando a Fifa considerou Zidane o melhor jogador do Mundo em detrimento de Henry, quando este havia feito uma época fantástica.

As cores da blogosfera

Já pararam para ver qual a simpatia da maioria dos bloggers da nossa praça?
Olhando para a generalidade de opiniões que se encontram na maioria dos posts, principalmente em blogs teoricamente "independentes", sem associação clubística, ou com associação dividida, arrisco dizer que os benfiquistas levam uns 5-1 em termos de bloggers. Aliás, muitos dos que assinam como benfiquistas têm opiniões contraditórias que leva a crer que apenas se dizem benfiquistas para mais facilmente incendiar os comentários.
Basta ver que raras vezes são reconhecidos os méritos da equipa do Benfica, que depois de há uns anos atrás ser apelidada pelos rivais de dream team, neste momento é constantemente apelidada de equipa fraca e sem soluções. Isto mesmo após ter batido o Manchester sem algumas "1ªs alternativas" e conseguir estar em 2ª lugar no campeonato apesar de já por duas vezes nos terem tirado da corrida.
Aliás pelos posts mais populares diría que a blogosfera tem duas cores: o vermelho Benfica... e o vermelho anti-Benfica.