terça-feira, agosto 31, 2010

Liga da Mentira

Hoje apetece-me destacar um post do VedetedaBola que reflete também o que me vai na alma.
Mais um campeonato escamoteado, desde o início, para o Jesus perceber que não basta ter melhores jogadores, nem jogar melhor, é necessário ser-se muito superior, como o fomos o ano passado e, mesmo assim, só à última jornada conseguimos ganhar.
Destaco o resumo:
1ª JORNADA:
-Penálti arranjado por Paulo Baptista a 7 minutos do fim, dando a vitória ao FC Porto na Figueira.
-Lance idêntico na Luz, sem que fosse assinalada qualquer falta (e, neste caso, bem).
-Penálti óbvio sobre Javi Garcia (empurrão), a poucos minutos do fim, com o resultado em 1-1.
2ª JORNADA:
-Segundo e importante golo do FC Porto, à beira do intervalo, obtido num livre inacreditavelmente mal assinalado.
-Na Choupana, golo do Nacional após livre também mal assinalado.
-Livre à entrada da área madeirense que ficou por assinalar, após obstrução a Saviola.
-Penálti por marcar sobre Fábio Coentrão que daria o empate.
- 12 (!!!!) cartões amarelos mostrados a jogadores do Benfica nos primeiros dois jogos.
3ª JORNADA:
-Duas irregularidades consecutivas no lance do primeiro golo do FC Porto, não sancionadas pelo mesmo árbitro (ex membro dos Super Dragões) que anulou um golo a Luisão, em Braga, no ano passado, por um ligeiríssimo toque na camisola de um adversário.
- Penálti claríssimo (o mais claro de todo o campeonato até agora) não assinalado na área portista, já perto do intervalo, com o resultado em 0-1.

Resultados reais:
Naval-FC Porto, 0-0
Benfica-Académica, 2-2
FC Porto-Beira Mar, 2-0
Nacional-Benfica, 1-2
Benfica-V.Setúbal, 3-0
Rio Ave-FC Porto, 1-1

Se considerarmos também o penálti por assinalar sobre Baba, no SP.Braga-Marítimo, o golo fora-de-jogo de Liedson na Figueira, e o penálti mal assinalado sobre o mesmo Liedson também nesse jogo, chegamos à seguinte classificação real:

BENFICA 7 pontos
FC Porto 5 pontos
Sp.Braga 5 pontos
Sporting 4 pontos

De qualquer forma, nós também contribuímos para isso ao não encararmos o primeiro jogo da forma como deveríamos. A falta de concentração, preparação e sagacidade, conjugada com os pés no céu e falta de humildade, não nos permitiu dar uma estocada no mais directo rival, lançando a crise nos corruptos.
Ao invés a crise abateu-se sobre nós, e já se sabe que quando assim é, damos o flanco para podermos ser atacados da forma como os media gostam. O Benfica tem de aprender a dar-se ao respeito para impôr respeito. Enquanto continuarmos a dar tiros nos pés, será fácil esses erros recorrentes (pois o ano passado também existiram, ou quem não se lembra do jogo do braga com o Guimarães que nos tirou a possibilidade de ganhar a Uefa?) terem prejuízo real. Se o Benfica estivesse ao nível do ano passado não estaríamos a falar disso. No Benfica não há margem para erro, enquanto não perceberem isso não passaremos da cepa torta.
Caso tivessemos começado como deviamos, com a equipa em força, não estaríamos a dar tanto ênfase à roubalheira que acontece, mas acontece sempre!!
Só um tolo acreditaría que estaría a ser iniciado um novo ciclo. Se com um campeonato espectacular, só o ganhamos na última jornada, o que esperavam?

Se continuarmos com a mesma postura, este será apenas mais um ano a servir de Calimeros, semana sim semana sim a queixarmo-nos dos erros de arbitragem, como foram tantos nos últimos 20 anos.
Dificilmente esses erros vão desaparecer tão cedo, principalmente se continuarmos a dar tiros nos pés, pois é aí que eles são mais evidentes. Desenganem-se, pois o ano passado passou-se o mesmo, a ano transacto idem e por aí em diante.

Vamos focalizar-nos no que conseguimos mudar, o que depende de nós é a qualidade de jogo e a mentalidade. A postura de Calimeros não nos levará a lado nenhum.

Vamos ser exigentes, mas vamos corresponder em campo, sff!

Carrega Benfica!

Etiquetas:

domingo, agosto 29, 2010

Ah pois é...

Novamente bestiais :P

Etiquetas: ,

sábado, agosto 28, 2010

E para hoje...


MOSTRA A TUA RAÇA O QUERER E AMBIÇÃO
NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO
OH SPORT LISBOA E O BENFICA O CAMPEÃOOOOO!

É só o que se pede para hoje, para amanhã as bestas voltarem a ser catalogadas de bestiais, algo que não acredito terem deixado de ser.

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 26, 2010

Ridículo...

Chego hoje de férias e o que encontro? O Benfica com 3 derrotas consecutivas, com 6 pontos de atraso à 2ª jornada do campeonato, um caos completo.

Para agravar a minha desilusão, esperava encontrar o resultado de um sorteio da Champions e o que vejo é um grupo mais digno da Liga Europa tal a monotonia dos adversários.

Sinceramente, quando o Benfica vai à Champions espero encontrar clubes com outra craveira.

Os grandes querem-se a jogar com os grandes.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 18, 2010

Ainda não acordaram?

Não... este post não é para desancar no guarda-redes.

Apenas para recordar que já estamos a 18 de Agosto e continuamos a brincar aos clubes de futebol.

Já há muito que a direcção sabia que sería obrigada a desfazer-se de Di Maria e Ramirez. Da forma e pelos valores que foram feitos esses negócios, só alguém muito ingénuo pode acreditar que não eram negócios há muito definidos.

Então, o que explica que passado o meio de Agosto, após 2 jogos oficiais e um troféu comprometido, ainda não se tenham contratado alternativas.

Como se explica que tudo o que seja jogador apontado ao nosso clube sejam 'putos' sem experiência provada e estaleca demonstrada.

No meio da fanfarronice pós-título, naquelas entrevistas que Jesus deu aos jornais e à televisão fui só eu que percebi que Jesus se queixava que as contratações não poderíam ser apenas jovens com potencial?
Das suas palavras percebi que lhe interessavam também jogadores com mais experiência. Daí que até hoje continuo a aguardar por um negócio semelhante aos que nos trouxeram Saviola e Aimar.

Deitamos fora Urreta para nos continuarem a acenar com os restos do Real e do Atlético?

O que podemos almejar com esses restos? Restos por restos, ainda que fossem da estirpe de um Van der Vaart ou de um Simão, ainda daría alguma margem, apesar de não me mostrar na mesma favorável, sempre eram nomes que, para além de galvanizarem a massa adepta, teríam sub-entedida uma qualidade expectável.

A cada semana contratamos mais um 'puto'. A cada semana proporcionamos mais um bom negócio ao pessoal de Madrid. Até podem ser muito bons, mas recordo o exemplo do Arsenal e até do sporting para recordar aquilo que não quero para o meu Benfica.
Uma equipa ganhadora não se faz só com 'putos' por desmamar.

Agora, estarmos a desbaratar milhões para comprar 'putos' sem experiência que podem ou não se adaptar?

Obrigado mas não.

Eu compreendo que Jesus o ano passado fez transcender muitos jogadores. Aliás, para mim, e já bastas vezes o disse por aqui, foi o principal obreiro do campeonato. Agora, não espero que ele faça sucessivos milagres transformando consecutivamente o pão em vinho.

Eu espero um Jesus ao nível do ano passado. Mas para isso é preciso que lhe dêem matéria prima ao nível do ano passado e não que lhe minem o trabalho segundo os interesses não se sabe bem de quem.

Comprometeu-se uma pré-época, quando já se sabia que teríamos muitos dos titulares a chegarem tarde, prolongando até as férias dos mesmos, como bons samaritanos que normalmente somos (vide Maxi e Luisão - este sequer sem ter feito um minuto, imagino o cansaço acumulado) e quando poderíamos ter aproveitado para entrusar os novos reforços, passamos o tempo a improvisar.

Agora, mesmo que cheguem os tais reforços, já chegarão no mínimo com 3 pontos de atraso e um troféu perdido.

Isto quando continuamos com a nossa política de empréstimos ridícula. Emprestamos um central extremamente útil que podería estar a render agora que Luisão está lesionado, o Miguel Vitor, a um emblema da 2º! liga inglesa.
Continuamos com o melhor marcador da Liga Turca parado, quando para além dos clubes turcos, temos o Marítimo sedento de ter o jogador.
Prendemos o Filipe Menezes para fazer número quando se vê, que pela 'moleza' está ainda bem longe de ser opção para um 11 que se pretende competitivo. Isto quando temos o Guimarães desesperado para que o emprestássemos. O Guimarães, um clube onde normalmente se joga para um lugar na Europa, extremamente competitivo e com adeptos exigentes.

Provavelmente continuará a fazer número até ao Natal, onde será emprestado a um clube brasileiro para ganhar estaleca.
Sim, porque onde os nossos sulamericanos se adaptam ao futebol europeu, é no Brasil e na Argentina, aí é que se adaptam.

Não sei o que pretende esta Direcção, insistindo em erros do passado.
Estão convencidos que os benfiquistas já estão conformados em ganhar um título de 5 em 5 anos. Muito provavelmente, após o final da época teremos de ouvir o LFV a deitar mais uma vez a laracha infeliz "Se calhar foi mau termos ganho o campeonato em 2009/10, havia benfiquistas que não estavam preparados".

Eu continuo é completamente inpreparado para tanta incompetência.
É que por vezes há coisas tão básicas que parecem risíveis determinados negócios.

Não nos podemos esquecer que há muitos benfiquistas cuja quota de sócio lhes sai do sangue. Há muitos sócios que para pagar as quotas têm de fazer muitas contas.

Custa-me, mas comentava com o meu irmão no outro dia, estou cada vez com menos feeling para este ano. O que se pode esperar de uma equipa que sofre golos em todos os jogos? Que cada lance de bola parada é uma aflição? É que se no ano passado por esta altura éramos mortíferos no ataque, hoje estamos mortíferos na defesa.

PS: Ainda não esqueci o apoio ao fernando gomes. Vamos continuar a gozar com os benfiquistas?

Etiquetas: ,

segunda-feira, agosto 16, 2010

Massacre...

Sim, massacre, mas aos adeptos. Pelos vistos voltou o Benfica chorão de outros tempos.

Dava jeito um pouco de humildade agora não?

Até agora continuam sem explicar-me porque é que o Maxi só veio de férias uma semana e meia depois do fucile e do alvaro pereira. Enfim.

Que m... de jogo foi este?

Mais um campeonato às malvas? Está tudo a dormir?

Que raio de forma de defender nós temos que levamos golos em todos os jogos. E não me venham com tretas que a culpa não é toda do guarda-redes.

O ano passado por esta altura empatámos com o Marítimo. Nada a ver. Esse jogo sim, foi um verdadeiro massacre. Os jogadores do Marítimo mal puderam respirar. O Benfica fez uma pressão sufocante a todos os níveis. O Marítimo nesse jogo fez 2 remates.

Já o jogo de ontem, bem, ao intervalo havia 6 remates para a Académica e apenas 4! para o Benfica. Como é possível?!?! Ah e tal, mas a segunda parte foi diferente... mas quem deixa para a segunda parte habilita-se.

Este ano quase nem se vê pressão sobre o adversário. O ano passado por esta altura nem podiam respirar.

Quantas oportunidades de golo permitíamos o ano passado ao adversário? Raríssimas. Já este ano...

O ano passado por esta altura eramos mortíferos nas bolas paradas. Agora somos mortíferos mas suicidas.

Como é possível não ganharmos uma bola sequer nos lances de bola parada?!

Que falta de garra é aquela?! Tá tudo contagiado!

Vejo o Aimar a fazer maus passes, o Javi a fazer maus passes, o David a abusar, do Sidnei já nem falo. Estes dois então parece que têm o bicho do Beckenbauer, até passarem a bola ao guarda-redes custa-lhes... esperam até à última... deve ser para dar mais emoção.

Apenas se safa o Coentrão, porque se não é ele, nem um golinho marcamos.


Com esta brincadeira, já começamos o campeonato a dar moral ao porto, e eles à nossa frente. Preparamo-nos para mais um campeonato frustrante com toda a gente a chorar das arbitragens.

Esquecem-se é que o ano passado apenas ganhamos o campeonato porque montamos a equipa e fizemos os jogos todos à prova de factores externos, pois de outra forma não conseguimos ganhar. Mas como já sentimos tanta falta do síndrome Calimero, lá voltamos nós ao mesmo.

Autofustigamo-nos.

Foi alguém que pediu um 'banho de humildade'? Terá sido Jesus? O mesmo Jesus todo 'inchado' que se andou desde o final da época a pavonear-se em tudo o que era jornal e programa de televisão?! Eu logo vi que não podia acabar bem.

É que mesmo Jesus não parece o mesmo em campo. Anda apático, triste, nem resmunga com os jogadores. Muito mau sinal.

E enquanto Vieira continua nos seus périplos de auto-elogio, continuamos nós à espera de reforços. E quando falo em reforços, falo daqueles que entram de caras no 11 titular, e não de putos inexperientes como o Jara, o Gaitan e o Roberto.

Continuo à espera de um negócio Aimar ou Saviola.

Ponham na cabeça que só conseguimos ganhar alguma coisa se realmente corrermos mais que os outros, cerrarmos mais os dentes que os outros, suarmos mais que os outros, sangrarmos mais que os outros.

Ou então, continuemos a pavonearmo-nos, e escarrapachemo-nos no sofá que a vitória já vem aí ter connosco. Até porque 'somos os melhores', 'somos os campeões' e 'o campeão voltou'.

O primeiro milho é para os pardais. O segundo deve ser para os pombos. Será que esta derrota também foi boa?

Acordem para a vida!

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 12, 2010

Nélson Oliveira no Paços!


Soube pelo Coluna desta excelente notícia!

Pode ser que assim já apostem nele. No Rio Ave estava condenado a passar o ano no banco enquanto se apostaría nos juniores dos corruptos.

O facto do treinador ser o Rui Vitória, seu antigo treinador nos júniores deverá valer para pelo menos poder lutar pela titularidade nos mesmos termos que outros.

A ver se é desta que comprova o valor que demonstrou como junior.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, agosto 09, 2010

Campeões... da bazófia...

Ainda ninguém me conseguiu dar uma resposta: Porque é que o Maxi só veio a semana passada enquanto o fucille e o alvaro pereira vieram uma semana antes?
Pelos vistos não era importante o primeiro troféu oficial da época. É por essas e por outras que na maioria das vezes somos os campeões da treta, do 'inchanço'.

Somos uns porreiraços! O Maxi até devia ter ficado mais uma semanita coitado.

Somos os campeões da estatística. Os maiores, mas só no papel. Em campo o que se viu este sábado foram os campeões, mas do frete.

Pecamos mais uma vez por falta de exigência. Já fomos campeões, já tá bom, neste não é preciso correr. O jogo de sábado era uma mera formalidade como se viu.

O ano passado por esta altura, o adversário quase não conseguia ter um lance de perigo contra nós. Hoje em dia, é à catadupa, o que exponencia a probabilidade do nosso guarda-redes, seja ele quem fôr levar uma daquelas bolas 'indefensáveis'.

Onde anda o trabalho defensivo?
O que ainda está lá a fazer o Peixoto, o Luis Filipe e o Menezes?
Onde anda a alternativa ao Coentrão? Ou precisamos de extremos, ou precisamos de laterais, mas precisamos definitivamente de alguém.

Será que alguém é capaz também de me explicar como é que já se sabia (que ninguém se iluda quanto a isso) há muito que Di Maria e Ramires seríam vendidos, como efectivamente o foram, e, com a época oficial em andamento, continuamos sem arranjar substitutos?

Eu já havia avisado que o porto andava a fazer jogos à escondida para ninguém perceber a táctica deles. Era tão imprevisível que eles chegassem bem a este jogo e deixassem a pele em campo? Tenrinhos.

Anos e anos nisto e continua tudo na mesma?

Ainda continuam a colocar-se em bicos de pés com a 'cenoura' da Champions? Até o 'amigo' mourinho veio mandar a boquinha a ver se pega e os benfiquistas: "ai ui... ele é benfiquista e tal" Estou ainda por perceber o que ele fez a favôr do Benfica, mas prontx.

Perdeu-se aqui uma oportunidade de ouro de ferir um adversário, condicionando o seu início de época, apenas e só porque mais uma vez se dormiu em serviço. Tenrinhos. É o início de um novo ciclo, tá bem... vamos lá ver é se esse novo ciclo não significa um novo tetracampeonato entregue de bandeja pela nossa incompetência gritante e pelo eterno pavonear dos nossos profissionais.
Mais difícil que ganhar é continuar ganhando... mas nós nem gostamos disso, para nós basta um campeonatozito de 5 em 5 anos que ficamos todos contentes.

Somos os maiores, somos os maiores do Mundo. Até estamos no guiness.

Vamos lá mais é colocar a cabeça no sítio e apostar novamente as fichas todas no campeonato.

Eu já o disse e volto a repetir, enquanto não formos capazes de ganhar 3 em cada 4 campeonatos, continuamos na m...

O nosso problema é que da mesma forma como os sportinguistas assistem à belenização, nós, aparentemente contentamo-nos com a sportinguização do Benfica. 1 campeonato em cada 5 anos. Isso é que é!

Ó Jesus, vê lá se também tu acordas, que neste jogo fez-me impressão não termos ao menos voltado para a segunda parte com outra disposição.

Assim, nos últimos 3 jogos oficiais, perdemos 2 com o porto, sofremos 6 golos e marcamos 3.

Para mim o copo está meio vazio.

A minha frustração advém do facto de já estar a prever isso há muito. Essa dos jogos do porto não serem televisionados foi apenas mais um sinal.

O Benfica gosta de se aburguesar. Giro giro é gozarmos com os outros, em vez de nos concentrarmos em melhorar ou corrigir onde estamos mal.

Etiquetas: ,

sábado, agosto 07, 2010

Somos uns patinhos...

... tenrinhos.

Pouco há a dizer sobre o jogo de hoje.

Apenas algumas ideias que já havia deixado no post anterior sobre a minha apreensão:

* "este jogo existe a particularidade de normalmente o adversário interpretá-lo como um combate. Para eles é sempre quase um caso de vida ou morte"
* "mesmo nas vezes em que aparentemente estamos mais fortes, caímos"
* "Tem muito a ver com o empenho que eles colocam nesse jogo e que nós normalmente não colocamos"

Mais uma vez deixamo-nos surpreender. Mais uma vez apenas servimos para moralizar o adversário.

Os sinais deixados na pré-época foram muito claros. Estamos a defender muito mal.

Enquanto anda tudo distraído com o guarda-redes, ninguém reparou que este ano estamos a conceder muitos ataques e contra-ataques ao adversário.

Recordo que o ano passado no início do ano era raro concedermos oportunidades de golo ao adversário.

Este ano, qualquer que seja, tem sempre oportunidades.

Mais um facto que este Benfica é pródigo. Maxi Pereira apenas veio esta semana quando fucille e o outro uruguaio já estão a treinar há 2 semanas. Somos uns bacanos.

Fica sempre tudo inchado a contar com favas contadas e depois esquecem-se que estes jogos não são como os outros. E os nossos adversários sem dúvidas encaram-nos de forma diferente. Nós... bem, para nós é uma mera formalidade, visto que pela nossa 'grandesa' a vitória já está garantida à partida, o jogo é um mero frete.

Ganhamos um campeonato, um único e já há quem acredite que com um único campeonato deu-se início a um novo ciclo em que a hegemonia nos pertence. Assim, preparamo-nos para abrir caminho para uma nova série de campeonatos para o adversário? Será, como com Koeman?

Temos claramente melhores jogadores. Agora, deixem-se lá de fretes e encarem o campeonato que se segue com a seriedade que merecemos.

PS: Preocupa-me o facto de antes da pré-época já se saber que se vendería Di Maria e Ramires e ainda não haver substitutos, com a época já iniciada. Ramires neste jogo fez uma falta tremenda, tal a forma como aquele lado direito esteve às aranhas - Carlos Martins não tem nada a ver.

Etiquetas: ,

Ansioso...

Ando ansioso.

Este ano é ainda mais importante que o anterior.

Pode ser o ano em que se começa a recuperar de anos de seca. O campeonato do ano passado, isolado, vale muito pouco, como valeu o de 2005, que mais não foi que um preâmbulo para relançar estupidamente e de uma forma demasiado inocente o tetra do porto. Espero que este ano não se cometa o mesmo erro.

E quando estamos na antecâmara do 1º jogo da época e por coincidência esse jogo coloca-nos frente a frente com o nosso principal adversário, maior a expectativa.

É quase como jogar contra um fantasma de anos e anos de penúria desportiva.

Hoje estamos mais fortes. Resta saber como o demonstraremos em campo.

É que neste jogo existe a particularidade de normalmente o adversário interpretá-lo como um combate. Para eles é sempre quase um caso de vida ou morte. Conseguem incutir de tal maneira esse espírito nas suas equipas que mesmo nas vezes em que aparentemente estamos mais fortes, caímos.

E isso não tem sido apenas devido às arbitragens obscuras que efectivamente têm existido. Tem muito a ver com o empenho que eles colocam nesse jogo e que nós normalmente não colocamos. O ano passado foi a excepção. Nos jogos que fizemos contra eles, mostrou-se uma outra atitude. E essa atitude deu frutos.

Apenas claudicámos no último confronto. E, curiosamente ou não, porque uma vez mais entramos com a atitude em baixo. Obviamente houve situações que provocaram a apatia dos jogadores, mas ter apenas Fábio Coentrão a lutar contra 11, foi muito pouco.

Por isso espero que hoje entrem em campo 11 bravos, seguros da sua capacidade técnica, bem oleados na táctica apreendida e dispostos a lutar por cada bola como se tratasse da última.

Só esse espírito nos ajudará a ganhar o jogo. Pois desenganem-se aqueles que de algum tempo para cá têm bradado aos sete ventos, o polvo não está moribundo. Está ferido pelo ano passado, mas ainda mais sedento de sangue. E neste jogo, eles decerto deixarão a pele em campo.

Este ano temos de estar bem cientes disso, pois este ano será bem mais difícil que o ano passado, até porque já não temos o factor surpresa a nosso favor. Toda a gente conta connosco. O ano passado por esta altura, não passavam das piadinhas parvas à pré-época. Este ano anda tudo a tentar vender-nos os craques, colocar-nos nas nuvens a ver se nos deixamos dormir.

Não se deixem levar na cantiga. Este é mais um jogo daqueles. Espero que estejam bem preparados.

Espero sinceramente que façamos o nosso papel e mostremos que efectivamente somos melhores.

Carrega BENFICA!!

PS: Imagem gentilmente roubada do blog Coluna D'Águias Gloriosas.

Etiquetas: , ,

terça-feira, agosto 03, 2010

Sidnei e David Luiz: o elogio a Luisão

Aí está porque não se pode desvalorizar a ausência de Luisão.

Sidnei e David Luiz têm características algo semelhantes. Apesar de Sidnei ser aparentemente mais lento do que David Luiz, também ele gosta de sair com a bola e acreditar que é um avançado.

Ao contrário de muitos, continuo a considerar Sidnei um excelente central. Às vezes algo desconcentrado, mas com muita qualidade, seja no desarme, seja na antecipação. Talvez não apresente a mesma impetuosidade de David Luiz, mas a questão da consistência das exibições tem muito a ver com a pouca utilização.

Não há jogador que evolua ou mantenha os mesmos índices de competitividade sem jogar. E nós até vimos a qualidade que Sidnei tem na época de Quique, em que foi regularmente usado.

O que não pode acontecer é jogar Sidnei com David Luiz. Jogando um deles tem sempre, mas sempre, de jogar com Luisão ao lado. Luisão é quem impõe sobriedade nas exibições de qualquer um dos 2, que sem ele ao campo jogam muito à vontade, demasiado até, dando azo a descompensações e falhas que inevitávelmente provocam golos contra nós. Luisão é o anti-relaxamento daquela defesa.

A sua ausência explica em muito a permeabilidade que temos tido nestes jogos de pré-época.

Outro ponto onde a importância de Luisão é visível tem a ver com a defesa em linha. Explicava ao meu sobrinho no jogo com o Feyenord (e a MEO tem a vantagem de podermos fazer ‘pause’ ao jogo) que sem Luisão a defesa em linha falha constantemente e muitos dos golos que temos levado têm, para além das ‘ofertas’, muito a ver com isso.

Em muitas situações, com David e Sidnei em campo, se repararmos, como estão posicionados os nossos defesas: 2 verdadeiramente em linha e 1 ligeiramente adiantado ou atrasado (meio metro, 1 metro ou às vezes até 2). Com Luisão isso não acontece. No mínimo temos 3 defesas em linha o que leva a que grande parte dos contra-ataques, mesmo provocados por ‘ofertas’ sejam eliminados na raíz, por fora de jogo.

Luisão é quem dá a ordem, é quem puxa as orelhas quando há alguém que se distrai.

Com Luisão em campo nota-se que numa defesa de 4, há a intenção de manter sempre 3 jogadores em linhas em situações em que somos apanhados em contra-pé. E mesmo que David suba, nas suas jogadas típicas, baixa Airton ou Javi, fazendo as vezes do 2º central. Um dos laterais mantém-se, sempre que o outro participe na jogada atacante. 3.

A Sidnei estará reservado o mesmo papel de David Luiz, o de criar superioridade numérica e consequentes desiquilíbrios à frente.

Defensivamente é Luisão quem manda, é a âncora que estabiliza esta defesa..

Podem apelidá-lo de tosco, de lento, de ter poucos rins, mas a verdade é que com ele em campo o Benfica sobre bem menos golos.

Veja-se os jogos em que não participou este ano: Guimarães, Naval e Académica. Apenas contra o sporting conseguimos manter as redes invioladas, e isso não sem escapar a uns calafrios. Recordo que por exemplo contra o Liverpool jogou em inferioridade física.

De notar ainda que os golos que levámos nesses jogos estiveram relacionados com desconcentrações (relaxamento) e mau posicionamento.

David Luiz e Sidnei são excelentes, mas Luisão é o Patrão!

PS: Não digo que David e Sidnei não possam posteriormente jogar juntos, mas para isso terão de se habituar a outros rigores e ter atenção aos momentos de ataque de cada um.

Carrega BENFICA!!!

Etiquetas: , , , ,

domingo, agosto 01, 2010

E do helton, ninguém fala?!?

Fui só eu que vi o helton aos papéis no golo do PSG?!? Ai se fosse o nosso Roberto naquela jogada... era tratado mais uma vez abaixo de cão!

Etiquetas: , ,