sábado, janeiro 07, 2006

As novas dúvidas de Koeman

Depois de uma primeira volta em que era fácil saber o onze do Benfica, em que as dúvidas de Koeman tinham mais a ver com o facto de colocar ou não em campo jogadores a recuperar de lesão, eis que Koeman pode ter as tão chamadas dúvidas saudáveis. Com os reforços que chegaram no período pós-natalício ao plantel do Benfica, que onze irá Koeman formar?
Analisando de frente para tráz, eis algumas dúvidas que deverão pairar na cabeça de Koeman.

Simão/Robert – onde e como?

Esta parece-me a dúvida principal.
É o que se pode chamar uma pescadinha de rabo na boca. Então não é que o raio do rapaz joga na mesma posição que o intocável Simão?
Pois. Se Simão ficar no Benfica, como ficamos? Simão passa para a direita? Para o meio? Robert vai para o banco? Simão vai para o banco?
Destas hipóteses todas a única que me parece viável é a primeira hipótese, isto é, Simão passa para a direita.
Não me parece e não cabe na cabeça de ninguém que algum dos dois vá para o banco, Simão pela sua importância no jogo do Benfica e Robert pela propaganda da contratação e até pelo seu feitio (aliás, ele não assinaría se não tivesse a certeza de ser titular).
Para o meio, também não me parece que vá Simão, até porque não consegue metade do rendimento aí e, pelo que temos visto desta época, é mais óbvio que aí jogue Nuno Gomes como 2º ponta.

Este problema deixa de o ser caso Simão seja vendido, o que temo que aconteça, dado o perfil de reforços que até agora chegaram à Luz. Se Simão sair, Robert ficará definitivamente com a faixa esquerda, sobrando a Geovani e Marco Ferreira a luta pelo flanco oposto (sem excluir, é claro, Nélson). Vejo Maduca para o lado esquerdo mais como opção de banco.

Pontas de lança

Um? Dois? Pelas opções disponíveis e pelo historial da época dois. Um deles Nuno Gomes, é óbvio. O homem este ano está super-produtivo e gosta de jogar com companhia, fazendo bem as trocas com um segundo homem, ora a servi-lo ora a ser servido - como se passou frente ao Setúbal, com a assistência de Geovani.

E, por falar em Geovani, quem é o segundo ponta? Não me parece líquido que seja Micolli. Geovani tem desempenhado muito bem essa função e Micolli vem de lesão. Sem contar que com a solução para os extremos já citada (Robert na esquerda e Simão à direita), Geovani perde margem de titularidade nas linhas logo quando parece estar na melhor forma. Para mim Geovani deixou de ser extremo.
Eu apostaria em Geovani a ponta de lança titular e guardaria Micolli ou Mantorras para lançar com o desenrolar do jogo – parecem-me excelentes opções para lançar do banco.

Quem faz a virtude?

No meio apenas Petit parece seguro. Ok, neste momento também Beto vive bons dias, no que concerne às boas graças de Koeman, é claro. Mas a mim parece-me que isso apenas se deve à lesão de Manuel Fernandes e à falta de forma que ele evidenciou esta época enquanto jogou. Se Manuel Fernandes estivesse a 100% entraria de caras no onze. Petit é a carraça necessária, o nosso Gattuzzo, o nosso mini-Vieira, o nosso Makelele. A sua função é estancar, enervar o meio campo adversário, roubar bolas, impedir contra-ataques. Beto… bom, eu veria Beto mais como suplente de Petit, pois para construir jogo não tem capacidade.

Perguntam se me esqueci de Karagounis? Não gosto dele. E sinceramente não me parece que o que tem feito esta época seja suficiente para eu mudar de opinião. Agarra-se muito à bola, sempre que a recebe tem aquele tique estúpido de dar uma voltinha sobre si mesmo – muitas vezes travando os nossos contra-ataques. A única coisa boa que lhe reconheço é o facto de ser bom a ganhar faltas.

E atrás, tudo estável?

Nem por isso.
Apenas Luisão e Léo parecem ter os lugares a salvo. Mais o primeiro, dado que Léo pode perder ocasionalmente o lugar para Rocha. O mesmo Rocha que alterna com Anderson a titularidade no centro da defesa. A boa notícia é que no centro não se perde qualidade. Já quando Rocha é desviado para a esquerda (em detrimento de Dos Santos, até hoje não percebi porquê), embora não se perca muito em consistência defensiva, treme-se de cada vez que ele se faz a um lance – na linha, nem sempre é recomendável a sua impetuosidade.

A lateral direita é outra dúvida. Depois do início demolidor de Nelson, este foi necessário mais à frente e eis que se descobre um excelente lateral direito – Alcides. Tem actuado com uma consistência notável, seguro a defender (sai sempre com a bola controlada), menos exuberante que Nelson a atacar, o que não quer dizer que não saiba subir – sabe e bem. Apenas anoto o espeço que por vezes deixa nas suas costas, propenso a lançamentos longos dos adversários. Mas para isso Luisão tem estado bem nas dobras.
Nelson parece ter agora a vida mais difícil. Até pelo fulgor perdido, facto notado nas últimas exibições. Koeman deve estar a medir a ordem de importância dos cruzamentos milimétricos de Nelson com os centímetros que perde atráz em detrimento de Alcides.

E na baliza teremos o guarda-redes, ou o golêro?

Sinceramente, sinceramente, eu prefiro Quim. Moretto até pode vir com o rótulo de guarda redes menos batido da Europa (talvez até de Portugal, lol), mas a verdade é que na anterior equipa actuava com dois autocarros pela frente.
Ok, dirão se não terei visto a exibição frente ao Benfica, mas raios, todo o guarda redes faz a exibição da vida frente ao Benfica, está aos olhos de todos.

Eu por acaso até simpatizo com Quim. A meu ver parece recuperado da lesão que o afectava, como tem demonstrado nos últimos jogos. Gosto de Quim porque é um guarda redes seguro e muito experiente. Quim não faz defesas para a fotografia. Pura e simplesmente defende. Aquele seu gesto típico de sair a soco nos cantos é sintomático. Não tenta agarrar a bola como alguns fazem (com dissabores à mistura), pura e simplesmente tira a bola da zona de perigo, de perto da área. Depois, em termos psicológicos é um jogador muito maduro, como atesta a forma como defedeu contra tudo e contra todos (mesmo contra a simpatia dos adeptos benfiquistas) a baliza do Benfica rumo ao título do ano transacto.

Esquema das Equipas Prováveis

4 Comments:

At 10:21 da manhã, Blogger dezazucr said...

Obrigado pelo comentário.
A meu ver, a mais valia que os reforços trazem, tem mais a ver com o reforço do banco do que da equipa titular. Até porque, convenhamos, parece-me melhor ter no banco Marco Ferreira, Manduca e Moretto que Carlitos, Bruno Aguiar e Nereu. Já quanto a Robert, estou um pouco na espectativa, mas ele, duvido que tenha sido contratado para se sentar no banco.
Como a maioria dos benfiquistas, continuo sem perceber a "queima" de Nuno Assis e Dos Santos. O primeiro que sem ser exuberante, tão importante nos foi na caminhada do título passado, e o segundo porque é flagrante a perda de qualidade quando se adapta Rocha ao flanco esquerdo.
O meu receio é que o Koeman se ponha a inventar, porque com tanto jogador à disposição, a cabecinha dele já deve andar à roda.

 
At 10:36 da manhã, Blogger dezazucr said...

A mim o que me saltou mais à vista, foi o índice de passes falhados, principalmente no meio campo onde Beto continua a não conseguir mostrar calma para passar a bola como deve ser (ele até as recupera bem, já passá-las...).
Quanto a Robert, pareceu-me muito... baalhado... completamente desenquadrado dos colegas. Espero que ultrapasse rápidamente a barreira linguística, que quer queiramos quer não, é um grande handicap, e se integre rápidamente. Se o Benfica continuar a ganhar é bom, pois é mais fácil para um jogador integrar-se numa equipa que ganha

 
At 5:50 da tarde, Blogger Diego Armés said...

Ora, boas! Estreio-me a comentar por aqui. Considera isto uma contratação de inverno...

Esquema táctico: Moretto; Alcides, Luisão, Anderson, Léo; Petit, Manuel Fernandes; Nelson, Simão; Nuno Gomes, Geovanni.

Se Simão sair, Robert entra no onze. Caso contrário, não me parece produtivo tirar da equipa um Nelson, um Geovanni ou (tendo em conta a opção frente ao Paços) um Léo para colocar Nelson à esquerda e criar mais uma vaga na direita.

Miccoli é fraco, já se viu. Não produz nada. De vez em quando disputa uma bola, ora faz uma fintinha e tal, lá mata um pombo no 2º anel quando se decide rematar, uma vez de dois em dois jogos... Um suplente razoável para Mantorras.

De Karagounis estamos conversados. Manduca é apenas uma contratação de segurança. Quando tudo falhar, mete-se o Manduca. Se se lesionar toda a gente, entra o Manduca. Se o Simão for vendido e o Robert estiver castigado, entra o Manduca.

Entre Moretto e Quim, e embora concorde com o Dezazucr (isto é pronunciável?), penso que o Moretto é melhor. Mas a luta será renhida e nenhum deles terá nunca lugar aquecido. Recordo apenas um episódio, decorrido no jogo frente ao Chelsea, ainda na pré-época: há um atraso para o Quim e este, qual guardião de um clube de terceira, chuta para a bancada sem tentar uma opção mais viável. Koeman nem barafustou - mandou aquecer Moreira, que substituiu Quim poucos minutos mais tarde. Enquanto Moreira não se lesionou, Quim foi o 2º guarda-redes. Ora, isto mostra bem a opinião que Koeman tem sobre Quim: só será titular caso não haja outra opção.

Concordo também em relação ao apontamento sobre Rocha/Dos Santos. O cabo-verdiano-francês é bom, já o mostrou. E, de cada vez que entra (o que é raro), mostra serviço. Não percebo a insistência em Rocha quando Léo falta. Que o pequeno brasileiro seja titular, concordo e subscrevo. Agora, entre Dos Santos e Rocha para a lateral esquerda, a minha preferência é clara: venha Dos Santos.

Continuação!

 
At 2:30 da tarde, Blogger dezazucr said...

Benvindo.
Sim, é verdade que Koeman não aprecia o Quim. Eu não desgosto do Quim, apesar de não o achar o melhor do mundo. No entanto, acho que qualquer dos guarda-redes do Benfica tem capacidade para agarrar aquela baliza (Moreira, Quim ou Moretto), logo não há que fazer cenas. Ontem, no jogo da taça, pelos vistos, Robert passou a render mais quando foi encostado à direita, por troca com Simão. Ora isso é uma excelente notícia, dado que poderemos ver Simão no seu melhor à esquerda, com trocas ocasionais com Robert.
Quanto ao Micolli, não que eu ache que seja fraco, apenas parece estar a acusar ansiedade a mais. Normalmente os jogadores quando vêm de lesão custam a voltar à forma. Não é nenhum maradona, mas acredito que tem valor. Agora, é inegável que Geovani neste momento rende mais que Micolli naquela posição.

 

Enviar um comentário

<< Home