sexta-feira, agosto 21, 2009

E novamente damos meia hora ao adversário, colocando-nos a jeito.
Espero bem que tal não suceda face ao Guimarães, senão será mais do mesmo.

Só depois do golo a equipa arrancou para uma exibição de nível, acabando na goleada que até poderia ter sido mais ampla. Contra estas equipas tem de ser assim.

Já há muito tempo que o Benfica não despachava uma equipa assim na Uefa e até teve adversários para tal.

Perdoem-me os que babam pelo David Luiz, mas para mim, ele é o Di Maria dos centrais. É muito bom, tem o talento todo lá, mas por vezes tem falhas infantis. Toma várias vezes más opções, em situações em que devería dar o chutão não o dá quando em situações sem muita pressão despacha a bola à toa. Outras situações há em que sai incólume de uma situação, passa por um jogador e depois entrega a bola de forma desplicente, falhando passes. Hoje fez um grande jogo. Venham mais assim. A equipa ganha com isso.

De resto a mesma crítica a Di Maria. Tem tudo lá, mas por vezes exagera. Grande golo!

Depois há Quim. Ainda não foi verdadeiramente colocado à prova, dado ainda nenhum adversário ter feito algum remate enquadrado à baliza (bom sinal, não?). No entanto o Quim enerva-me pelo tempo que demora sempre a colocar a bola em jogo. Dass, o gajo tá a jogar no Benfica e mesmo assim perde tempo? E depois é sempre o chutão para a frente, que acaba quase sempre com a bola no adversário. Sair a jogar, é o que a equipa tem tentado fazer Quim, capiche? Até o Luisão já percebeu isso.

Entretanto, tirando o pormenor dos cruzamentos para a nossa área criarem sempre o pânico, julgo que a equipa tem defendido muito bem, como equipa, o que explica o facto de, como já mencionei ainda ninguém ter conseguido um remate enquadrado à nossa baliza.

De positivo, mais um grande jogo de Coentrão -
tanta porradinha apanha este rapaz, a confirmar que a luta será grande - e agora, ele sai da equipa para entrar Ramirez? Quem sai para entrar Coentrão?

Ah... e mais um grande jogo de Aimar. Sempre foi dos meus jogadores favoritos e está a dar razão ao Rui Costa quando veio a terreiro defendê-lo a meio da época: "Compramos Aimar não só para esta época, mas para 4!". Espero que mantenha e supere o nível.

De positivo também o facto de Saviola ter marcado, um avançado, tirando o nuno gomes, vive de golos, sem eles joga triste, com eles está sempre mais em jogo.

De resto, este era um jogo em que o Benfica tinha obrigação de golear, o que acabou por fazer com classe. Da mesma forma que também tinha obrigação de ganhar ao Marítimo, com ou sem árbitro, com ou sem anti-jogo. Não se pode desculpar porque o Benfica já sabe como se joga este campeonato. Já chega de desculpas esfarrapadas. Ou há dúvidas que ainda teremos muitos jogos assim este campeonato. Antes do jogo tinha mencionado ao saber que o porto tinha empatado: "Bem, com o porto empatado, tá garantido ou um pénalti ou uma expulsão". Tivemos sorte, não foi ninguém expulso.

A próxima batalha será contra o sempre aguerrido Guimarães. Não acredito que o Guimarães jogue declaradamente à defesa da forma como o Marítimo o fez, mas sei que normalmente os vimaranenses colocam uma bem maior intensidade e agressividade no jogo - que se preparem as canelas do Coentrão -
quantas faltas já sofreu este miúdo? O Saviola está a ser bem apresentado ao nosso campeonato.

A exemplo do Pedrov da Tertúlia Benfiquista, parafraseando o seu colega de blog Gwainir:
"
Venham os Pedros Henriques, os Carlos Xistras, os Olegários, os Lucílios, os Vítores Pereiras; mandem-nos os sumaríssimos, anulem-nos golos, tirem-nos foras de jogos inexistentes, expulsem-nos jogadores sem razão, cubram-nos de cartões amarelos, roubem-nos penalties atrás de penalties, assinalem-nos faltas à frente da nossa grande área em catadupa no final dos jogos, cortem-nos o fio de jogo com faltas inexistentes, não assinalem agressões sobre os nossos jogadores, inventem regras novas (dêem a lei da vantagem mas se for golo nosso voltem atrás; anulem golos limpos por mãos inexistentes de jogadores nossos que estão de costas, e depois de penalties não assinalados), sejam coniventes com o anti-jogo dos nossos adversários, provoquem os nossos jogadores, trocem de nós e da nossa massa associativa; aticem-nos capangas, façam de conta que não houve Apito Dourado, fabriquem histórias nos pasquins, inventem problemas no nosso balneário, persigam os nossos adeptos e os nossos dirigentes. Venham com tudo, ponham toda a carne no assador, venham todos e ao mesmo tempo se quiserem. Cá vos esperamos. Somos do BENFICA. Desistir não é uma opção"

3 Comments:

At 3:29 da tarde, Blogger André Leal said...

Deixo-te o comentário que fiz no Mágicoslb:

"Dezazucr, faço este comentário com todo o respeito, não quero que entendas isto como um ataque:

Fui ler o teu blog (onde dizes mais ou menos o mesmo do teu comentário aqui) e não entendo tanto pessimismo...

A única coisa que retiras deste jogo é a primeira meia hora?

É certo que não atacámos muito, mas o Poltava também não fez nada (a ponto de se discutir uma pseudo-oportunidade deles que passou 2 metros por cima da barra). Pareceu-me que tal ocorreu durante a primeira meia hora porque os ucranianos ainda tinham gás. De qualquer forma essa táctica foi muito bem explicada pelo JJ, que referiu especificamente que não queria sofrer golos. Assim também não é de estranhar que a meia hora final também não tenha sido grande coisa.

E também não entendo a tua embirração com o David Luiz, ainda que a expliques no teu blog. Não consigo compreender como chegas a essas conclusões. Não me lembro que o David Luiz tenha comprometido pelas suas arrancadas. Às vezes faz umas daquelas como no Domingo (refiro-me ao penalty), mas não me parece que se enquadre na crítica que lhe fazes.

Quanto aos (muitos) pontos positivos:

É óptimo podermos ir à Ucrânia descansadinhos e a poder rodar a equipa por aqueles que tão bem jogam mas que não têm oportunidade de início.

As exibições do David Luiz, Javi "invisível mas eficaz como o caraças" Garcia, Cardozo, Di Maria, Coentrão e Weldon.

A pressão que a equipa fez, nomeadamente entre os 30 e 60 minutos, em que o Poltava não conseguia, pura e simplesmente, passar do meio campo."

Cumprimentos e, mais uma vez, não leves a mal, já que este comentário, apesar de estarmos em rotundo desacordo, é mais um pedido de esclarecimento relativamente a certas dúvidas que me ficaram.

 
At 6:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fosga-se para ganhar aos Padeiros nem fazia falta a G.P. arranjada pelo árbito.
Com tanto blá blá das avezinhas até dá ideia que já ganharam a taça UEFA
Tal como o jogo com o Maritimo(ia ser uma goleada)ATÉ JÁ DIZIAM QUE VÃO SER CAMPEÕES AHAHAHAHAHAHAHAH

 
At 7:00 da tarde, Blogger dezazucr said...

Caro André, não é uma questão de pessimismo, aliás, até tenho estado relativamente optimista. A questão que levanto tem mais a ver com a postura das 1as meias horas, dado que no campeonato português, que é o que realmente me preocupa neste momento, se dás meia hora ao adversário, colocas-te a jeito para que a terceira equipa entre em campo e a outra equipa possa colocar em prática as suas tácticas de anti-jogo.
Ou duvidas que tal suceda contra o Guimarães (apesar de acreditar que o Guimarães atacará mais que o Marítimo)? O Benfica está muito forte e nota-se, por isso, não concedo que deixe para a segunda parte o trabalho que sabe e pelo que já mostrou pode fazer na primeira.

Se reparares, na mesma crítica também deixo muitos pontos positivos e mesmo ao David Luiz, apesar de lhe apresentar os defeitos, mais associados ao deslumbramento que às vezes tem consigo próprio do que ao talento que está lá todo, digo que fez um grande jogo, pedindo que seja para continuar.

Apenas não alinho no mesmo diapasão de que está tudo maravilhoso, pois nunca está, apesar de estar com muito bom ar. Nem tudo está bem quando ganhamos nem tudo está mal quando empatamos ou perdemos (vide jogo com o Atlético, dos melhores que o Benfica fez).

O Petrova não é claramente do nosso campeonato e é bom que quando apanhemos estas equipas sejamos autoritários como o fomos, mas só depois do golo, pois até aí...

Alerto apenas que será bem mais difícil ganhar com equipas do campeonato português que são bem mais manhosas, se lhes dermos 30m de avanço.

O Javi é um senhor! E já o disse, será importantíssimo nesta equipa. Espero que o Yebda esteja à altura quando o Javi estiver coberto de amarelos.
O Weldon, como falava com o meu irmão, vai render 10/15 golos esta época e o Cardozo, no mínimo 25 :)

 

Enviar um comentário

<< Home