segunda-feira, maio 17, 2010

Manto Sagrado

A respeito do assunto Camisola do Benfica, destaco este post do Geração Benfica:
"Sim, é um facto que é preciso admitir... aquele azul da TMN é quase uma mancha na nossa camisola, de tamanho destaque que tem... Mas é preciso ir mais longe para perceber o enquadramento desta situação, pois a comparação que é feita com o Man. Utd (AIG), Real Madrid (BWin) e Liverpool (Carlsberg) é absolutamente irreal pela expressão e multiplicidade de marcas existentes nesses países, assim como o retorno delas com a publicidade.

Ao contrário dos exemplos do vídeo, a PT sabe e o Benfica também que não há muitas entidades em Portugal com capacidade para celebrar acordos de patrocínio no valor de 6M€ (valor esse que no final do próximo ano será possivelmente revisto em alta)...

Em meados de 2005, em plena crise financeira, o SLBenfica negociou um contrato de publicidade para as camisolas do SLBenfica no valor de 5M€/época, durante 5 anos. Mais tarde, para o arranque da BenficaTV, o acordo foi estendidoaté 2011 considerando mais 1M€/ano, para um total de 6M€/ano para os números globais. Por esclarecer está (se alguém puder ajudar, eu agradeço) se o naming das bancadas está incluído nos 6M€. À margem disto está ainda o projecto Benfica Telecom que é suportado na parceria com a PT/TMN. Ou seja, a TMN e a MEO são marcas que trazem impacto directo ao SLBenfica em duas vertentes:

1. Apoio financeiro ao arranque da BenficaTV e da BenficaTelecom, potenciando assim receitas adicionais em publicidade e difusão da marca.

2. Importante encaixe financeiro recorrente com um acordo de 3o a 36M€ por 6 anos de parceria conjunta.

Portanto, quando se fala que o Benfica é que se impõe sozinho às parcerias, é mesmo assim tão dificil perceberem que isso não é assim que funciona??? O que interessa ao Benfica não é ter a camisola mais bonita do Mundo, ter ou nao ter a cor X ou Y.

O que está em causa é que a PT é parceiro estratégico do SLBenfica e vê o destaque na camisola como algo absolutamente relevante, pelo qual estão dispostos a pagar mais do que qualquer outra entidade... EM PORTUGAL. A PT pretende apostar em determinados mercados alvo. A saber: Redes Moveis e TV por Cabo.

Para tal pretende destacar as marcas tal como elas são e não com o recurso a "outras cores" só porque ficam mais bonitas na cabeça dos benfiquistas. Não é aquele azul que mete golos, mas é aquele azul que faz entrar uma parte do guito que permite comprar quem os mete.

Temos que saber aceitar as leis do mercado. O Benfica quer muito dinheiro e há quem esteja disposto a dar essa contrapartida se, também por contrapartida, puder destacar a sua imagem como ela é. Se nao puder... a camisola "vale menos", tal como a bancada vale menos por estar a vermelho e branco e não a azul ou preto da TMN e da MEO. O que os patrocinadores querem não é apenas associar a marca ao Benfica, mas também o destaque que essa marca pode ter no processo de associação. Posto isto, o que acho é que não vale a pena apelar a situações complementamente estereis em termos de decisão, pois:

1. O contrato está em vigor, logo é para respeitar. O que se pode criticar não é a não renegociação do mesmo, mas a propensão da Direcção para negociações de longo prazo quando sabemos que estamos a trabalhar para um Benfica cada vez maior... logo estaremos a perder potencial de negocio.

2. A parceria da PT com o Benfica vai muito além da camisola. Envolve o namming de duas bancadas, as camisolas e... (ESPECIALMENTE) o Canal BenficaTV.

Neste ultimo ponto, chamo novamente a atenção para o papel que a BenficaTV teve para o desenvolvimento do MEO, é certo, mas também na necessidade de viabilização financeira do projecto, que ficou inteiramente a cargo da PT (através do MEO).

Assim sendo, e porque os negocios têm sempre duas partes interessadas, o que acho é que é absolutamente irreal falar em renegociações com base... na cor do símbolo.

Novamente, também nestes pontos é fundamental que o Presidente não continue a passar a imagem que o SLBenfica está acima do Mundo e que temos força para fazer vergar todo e qualquer parceiro. Não é verdade...

O Presidente deverá passar, sim, a imagem que estamos fortes, que somos um clube do interesse de muitos parceiros e todos dispostos a investir no nosso Clube. Mas é importante não dar falsas esperanças aos nossos sócios e adeptos de que os argumentos estão todos do nosso lado, porque não é verdade, os negocios têm sempre duas partes interessadas."

Etiquetas: ,