quinta-feira, fevereiro 02, 2012

O outro Rei...

"COLUNA – Um monstro. Pesado. Forte. Porém técnico, muito técnico. Chegou a atuar de centroavante, no início da carreira. Inteligente, raçudo, o autêntico armador de antigamente, área a área. Sem a bola, um volante; com a bola, um raríssimo e finíssimo meia, com resistência física excepcional. Sabia pensar o jogo, organizar o time, desarrumar o rival. Conhecido como o Monstro Sagrado, ele nasceu em Moçambique, na cidade de Inhaca (isso mesmo). Mas, com ele, não tinha tiriça, nem inhaca. Jogava demais. O tempo todo. Foi Benfica de 1954 a 1970. Ganhou 10 títulos nacionais, além dos dois europeus pelo Benfica. Foram 8 gols em 57 jogos por Portugal, em 13 anos servindo os tugas. Foi presidente da Federação Moçambicana de Futebol e Ministro dos Esportes do país, de 1994 a 1999. Atuou ainda dois anos no Lyon. E poucos, na história, foram tão bons e eficientes quanto ele. NOTA 9."

Foi também deste senhor que saiu a história do Benfica.
Em 1961 ainda não havia Eusébio, mas já havia a espinha dorsal, o sr. Coluna, o Montro Sagrado!

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 7:02 da tarde, Anonymous Velha Guarda said...

O SENHOR COLUNA, um dos jogadores mais cerebrais que conheci. Não corria muito, parecia que estava em todo o lado. Nunca mais vi um jogador assim.
Um monstro sagrado da familia Benfiquista.

 
At 7:21 da tarde, Anonymous Águia Suiça. said...

Eu ainda sou daqueles que teve o privilégio de ver este Grande Senhor a jogar futebol pelo nosso Benfica , não marcava tanto como o nosso Grande Eusébio mas era enorme tanto dentro como fora dos relvados , era um verdadeiro Senhor ,respeitado por todos.
Este também merecia uma estátua na nossa Catedral.
Benfica sempre.

 
At 7:31 da tarde, Blogger Jotas said...

Este enorme Capitão, merece toda a gratidão e reconhecimento de todos os benfiquistas.

 
At 7:40 da tarde, Blogger Red Sniper said...

Também eu,fui um dos privilegiados que vibrou,aplaudiu e acompanhou muito de perto a carreira deste jogador que pessoalmente considero o maior símbolo de uma época impar da história do nosso glorioso clube.
Não sendo um jogador exuberante, nem um eximio marcador de golos, era no entanto o cérebro,o pensador, o jogador nuclear, o verdadeiro maestro que marcava o ritmo do jogo...
Jogadores com o Sr.Mário Esteves Coluna já não tem mais !

 

Enviar um comentário

<< Home