terça-feira, dezembro 26, 2006

Uh... já vens tarde ó moço...

Como tudo o que Mourinho diz é lei, a propósito da opinião:
- Se fosse o Mourinho a decidir, como seria o futebol organizado?
- A nível de selecções seria organizado como se faz ao nível de clubes: os melhores jogam contra os melhores e os piores jogam contra os piores. Teria de haver duas divisões. Ao invés de Portugal estar a jogar agora com o Cazaquistão e a Inglaterra a jogar com San Marino, deixem lá o Cazaquistão e San Marino jogarem contra Andorra e as Ilhas Feroe jogarem contra o Luxemburgo. Os grupos passariam a ter três ou quatro equipas, em vez de sete e oito; os melhores apuravam-se na mesma; o número de jogos era reduzido; os jogadores teriam mais tempo para treinar. E como quem treina mais e com mais qualidade lesiona-se menos e joga melhor, os jogadores chegariam às fases finais de Europeus e Mundiais em melhores condições. As selecções permaneceriam para sempre no mesmo nível? Não. Teria de haver um ranking que permitisse baixar e subir de divisão. Parece-me que esta é a essência do jogo. Em Portugal, o Vizela não está a jogar contra o Benfica e aqui o Chelsea não está a jogar contra o Millwall.


Relembro o post Porque não mudar? de 16 de Novembro:


Os jogos da selecção neste momento não têm a mesma piada.

Qual a motivação de ver Portugal jogar contra o Cazaquistões, Urzbequistões sem ofensa para essas selecções ou equipas do género? Ver por quanto ganhamos? Ver se o jogador X se extreia?

Parece-me pouco para convencer-me a sentar no sofá e reservar 2 horas do meu curto tempo livre. E não confundam, grande parte do meu pequeno tempo livre é ocupado com futebol do meu Benfica e não só, dado que papo quase todos os jogos que a assinatura da SportTv me oferece.

Não me parece que seja benéfico nem para essas pequenas selecções, que a meu ver não se conseguem desenvolver pois apenas treinam processos defensivos. Para além de não ser muito motivante, dado que o seu objectivo normalmente é perder pelo mínimo.

No máximo os jogadores podem deliciar-se por poderem actuar frente-a-frente com alguns dos que serão seus heróis ou talvez não.

Uma das minhas sugestões é que devería haver uma 2ª divisão europeia que permitisse a essas equipas subir de nível e serem mais competitivas. Poderíam jogar entre equipas mais ou menos do mesmo nível e apenas as melhores a cada período subiriam de divisão e já poderíam jogar com os "tubarões". Pelo menos assim, perdiam o triste e desanimador hábito de serem goleados a cada jogo.

Outra sugestão, esta menos apelativa pois reduziría o nº de jogos, sería a de play-offs, conforme se faz nas taças da uefa, em que iam sendo eliminadas as selecções menos competitivas, chegando posteriormente a um nível em que se poderíam bater com os "grandes".

A meu ver, qualquer uma das soluções é mais apelativa que o estado actual das coisas: principalmente para essas mesmas equipas, dado que as tornaría muito mais competitivas e convém não descurar, a competitividade obriga-nos a desenvolvermuito mais rapidamente.

Outro ponto favorável sería a extinção do fenómeno absurdo que se tem abatido sobre o futebol de todos os países, que obriga que a cada 2 semanas haja uma interrupção para jogos da selecção, muitos deles da treta a feijões derivado da falta de oposição quando se defrontam essas equipas menos desenvolvidas.

* Confesso que apesar de gostar muito da selecção, prefiro ver os jogos do campeonato nacional ou das competições europeias, também por causa da competitividade que estas competições têm e que falta às fases de apuramento da fifa.

1 Comments:

At 10:11 da manhã, Blogger António Gouveia said...

http://alvalaxia.blogspot.com/2007/01/adeus-bancada-central.html

Alerta urgente contra o sistema

 

Enviar um comentário

<< Home