segunda-feira, maio 11, 2009

Falta de exigência e desresponsabilização

Ainda não acordamos? Está claro que o Benfica tem um sério problema de falta de exigência e desculpabilização.

Falta de exigência para com os jogadores e com a equipa técnica e desculpabilização de tudo o que de mal é feito, justificando com factores externos os insucessos. Esses factores existem e realmente fazem mossa, mas já está mais que provado que nunca os vamos conseguir controlar pelos métodos tentados. Já as razões internas para o insucesso são facilmente detectáveis e dependem em grande parte da nossa eficácia.


Chega de ilusões. Está mais que visto que para ganharmos alguma coisa não basta termos uma equipa equivalente à concorrência, temos de ter uma equipa superior. Este ano conseguimos pelo menos ter uma equipa equivalente.


No entanto pecou-se num factor que faz sem dúvida a diferença: o treinador. Confesso, eu próprio na altura da especulação de quem sería o treinador do Benfica, sugeri o nome, acreditando que fosse melhor do que realmente mostrou. Uma boa equipa precisa sempre de um bom treinador. Um treinador que consiga tirar dos jogadores mais do que normalmente dão. Este conseguiu o contrário.O treinador é neste momento um dos problemas, não tenhamos dúvidas.


Depois há a questão da exigência aos jogadores. Os jogadores não podem achar que ao concederem um empate está tudo bem. Cada empate que o Benfica concede é mais um passo para o abismo. O Benfica tem de viver de vitórias, independentemente do adversário. E aí vê-se a atitude contra equipas como o Trofense que, salvo o devido respeito, deveríam sair vergadas a pesadas derrotas contra nós. Não pode ser de outra forma. Temos melhores jogadores, independentemente do que já foi dito, melhor treinador.


A mensagem dos ciclos está mais do que batida pelo presidente e até os jogadores já se desculpam com ela.


Não se admite em um ano em que não concedemos nem uma derrota (apesar de também não termos vencido) contra o maior adversário, perdermos tantos pontos por falta de atitude.


O grande exemplo que temos de falta de exigência é o facto de se ir renovar com um jogador que nos últimos anos pouco ou nada fez, jogando quase sempre a titular com uma média de golos por época risível - nuno gomes. Não podemos ser sentimentalistas, temos de ser objectivos e premiar a competência e não a mediocridade, facilmente constatável.


Não se admite por outro lado a nossa equipa ter tantas folgas, relativamente a outras equipas que competem pelos mesmo objectivos.


É triste, mas estamos a cair no poço onde se encontra há já algum tempo outro nosso adversário cujo único regojizo nos últimos anos têem sido as nossas derrotas. Ora vejamos: nos últimos tempos os nossos adeptos mais não têem feito que não seja festejar a desgraça alheia, seja porque o sporting leva goleadas de alemães seja porque o porto leva goleadas de ingleses. Mas por mérito pouco ou nada festejamos.Era bom que pudéssemos festejar olhando para o nosso umbigo, não era?


Um conselho, olhemos para nós próprios e tentemos corrigir o que temos feito de mal nos últimos anos. E atenção que considero que este ano, até tinhamos boa equipa (não era comparável à boa equipa que fernando santos desperdiçou, com Simão, Miccoli, Rui Costa, etc), com algumas lacunas, mas uma boa equipa. Pena é que provavelmente se deixará sair metade e começará tudo de novo.


E Vieira parece um disco riscado, já enjôa. E o que mais chateia é que não se vislumbra concorrência decente nos tais 6 milhões. Em tão amplo público não existe nenhum benfiquista empreendedor e que se apresente comprovadamente como mais competente que Vieira?


Desta forma continuaremos sendo o maior clube do mundo mas cada vez mais longe de nos mostrarmos como o melhor clube sequer de Portugal. E isso é revoltante, pois o maior clube tinha obrigação de fazer melhor.


Nota: Temos de ter um treinador com excelentes dotes tácticos e de condução de equipa. Eu sei que é difícil e esses são caros e já estão empregados, mas o dinheiro que desperdiçamos ano após ano já o teria pago.Estabilidade não existe com treinadores incompetentes, só se estivermos a querer estabilizar na mediocridade.

5 Comments:

At 10:05 da tarde, Blogger JNF said...

Infelizmente, concordo com quase tudo.

 
At 10:06 da tarde, Blogger JNF said...

E, já agora, grande post, parabéns!

 
At 3:03 da manhã, Blogger planetaportugal said...

Caros Benfiquistas

É com imenso prazer que anunciamos a abertura de um Motor de Busca do Benfica na rede Gusca.

Falamos do Benfica Gusca.

http://benfica.gusca.net/

O Benfica Gusca obtém nos seus resultados os mesmos resultados que o Google, sendo que para o utilizador final, usar o Benfica Gusca é similar ao uso do Google mas com o Tema do Sport Lisboa e Benfica.

Esperamos que seja do vosso agrado e experimente Já!!!

http://benfica.gusca.net/

 
At 1:11 da tarde, Blogger dezazucr said...

Era bom que os dirigentes do Benfica começassem a agir com alguma coerência. Porque depois torna-se difícil lutar pela verdade desportiva se nos puderem apontar um sem número de falhas.

 
At 3:31 da tarde, Anonymous sabe_tudo said...

O Benfica vira-se para o sistema pois mostra-se incapaz de resolver os seus problemas internos. Falta é competência.

 

Enviar um comentário

<< Home