sábado, outubro 31, 2009

As boas equipas também perdem

Já estava preparado para que o Benfica perdesse pontos nesta série de jogos com equipas do sistema, Leixões, Paços, Nacional, Braga e Sporting, equipas que tradicionalmente comem a relva com dirigentes e staff a destilarem um ódio visceral contra o Benfica, vá se lá saber porquê. Diría que era inveja, mas o Benfica nem tem ganho grande coisa ultimamente... Será dôr de côrno por sucessivamente nos reerguermos apesar de tanta punhalada?

Com o empate do patrão ontem, não podia ficar este jogo sem a influência do apito, ao anular na primeira parte o empate, no cabeceamento do Luisão. Nas últimas semanas tinhamos conseguido ser mais fortes que essas 'fatalidades' mas desta vez não deu.

Esquecendo isso, o Braga entrou em campo com tudo e o Benfica não se mostrou à altura. Muito bom jogo do Alan, do Mossoró e... do João Pereira. Eu havia dito que o Braga era forte no lado direito e foi daí que nasceu o golo.

Do Benfica as coisas pareciam não querer sair bem, e quem se mostrou a meu ver mais inconformado foi Ramires. O Saviola também teve alguns pormenores, mas faltou-lhe sempre força para ir até ao fim. Di Maria tentou na 2ª parte, mas de nada lhe valeu. Aimar a menos. Maxi desastrado. Enfim.

Não conseguiamos chegar lá pelo que terá de se admitir que o Braga hoje conseguiu o antídoto para parar o Benfica.

Sem stress. Isso apenas quer dizer que ganharemos ao Everton e ao sporting.

Força Benfica, o campeonato é longo e continuamos contigo.

E em Braga? Shaffer+Coentrão?

Tentando adivinhar o que vai na cabeça de Jesus, com o Braga jogaría com Shaffer na esquerda e com Coentrão no 11 em detrimento de Ramirez que me tem parecido algo aleado nos últimos 2 jogos.

Até começaría o jogo com os 2 no lado esquerdo, passando Di Maria para o direito, precavendo um dos pontos fortes do Braga que é o seu lado direito. João Pereira (continuo sem perceber porque o correram do Benfica, mas enfim) e Alan têm proporcionado dos melhores momentos atacantes do Braga com alguma dinâmica nas colaborações ofensivas.

Coentrão tem-se mostrado forte defensivamente e com Shaffer pode elevar o nível dos cruzamentos para os atacantes. Por outro lado, parece-me que Di Maria terá mais probabilidades de sucesso no lado oposto com Evaldo, que apesar da qualidade parece-me ser mais permeável que João Pereira. O facto de jogar Coentrão e Di María também garante a possibilidade de trocas posicionais com sucesso baralhando as contas do Braga que provavelmente estará a prever um lado esquerdo benfiquista mais premiável defensivamente e um lado direito mais débil ou por outra menos desequilibrador ofensivamente.

Factor chave neste jogo parece-me que será a performance de Saviola, que se tem mostrado, para mim, dos jogadores que mais desiquilibra e desconcentra os defesas adversários que indo atráz dele se desposicionam e não indo sentem os dados por se esquecerem dele. Excelente o trabalho que tem feito entre linhas como dizem os teóricos.

P.S. O Benfica é o destaque desta semana da UEFA. Já está tudo de olhos postos em nós. Esta equipa tem de ganhar este ano!

terça-feira, outubro 27, 2009

Os reformados...


Ah... eu dizia, mas o Maradona é capaz de explicar melhor o meu sentimento!

segunda-feira, outubro 26, 2009

Quantas equipas descem este ano?

Não sei como alguém ainda consegue não perceber a importância que um treinador tem no sucesso de uma equipa.
Como já por aqui referi muitas vezes: "Um mau treinador faz jogadores fabulosos parecerem medianos, um bom treinador faz jogadores medianos parecerem bons e os bons transcenderem-se até à excelência!".
Outra máxima: "Um jogador caro é o que custa 2M e não rende... o que custa 7 e rende em todos os jogos é uma pechincha".

"Mas você quer falar de homens ou quer falar de futebol?!" - Jesus dixit. Com esta calou o ímpeto ao jornalistazeco que já vinha à busca de polémica.

Salvador que continue a acicatar a nossa equipa, que Jesus leva estas picardias a sério. Basta ver como comentou o Braga... repetiu 3 vezes "O Braga tem excelentes jogadores..." sem mencionar o treinador. Sendo que elogiou o do Nacional e viu-se o reultado.

Sobre o jogo em si... sublime. Estou neste momento ainda a desfrutar e já desesperando pelo próximo jogo.

Neste jogo enquanto ainda podiam ter influência no resultado roubaram-nos 2 golos limpos e impingiram-nos 1 ilegal. Quando viram que já nada podiam fazer, toca a oferecer penáltis para se poder falar durante a semana.

Excelente Fábio Coentrão, até porque confesso não simpatizar muito com o Peixoto. Um remendo de encher medidas, com 3 assistências e sem permitir grandes veleidades defensivamente.

Muito Pablo Aimar, custou-me vê-lo sair, da forma como estava a jogar. Só peca por ter medo de rematar à baliza. E já agora condeno veementemente a simulação que fez, porque ao contrário de outros não gosto de ter penáltis a nosso favor aldrabados, o Benfica não é isto.

Cardozo mais um golo, só encostar, 'como sempre', como ele sabe.

Ramirez, que se passa? Espero que te estejas a guardar para o Braga.

Saviola... 5 estrelas opá! E desculpem-me, mas... ele e o Aimar já paravam com aquele 'toc, toc, toc...' entre eles, dói :)

Luisão, David Luiz, Maxi, Javi, Di Maria e Nuno Gomes... enfim, 'business as usual'.

Parabéns Catedral!

sábado, outubro 24, 2009

Sem palavras

quarta-feira, outubro 14, 2009

aaargh...

E nunca mais joga o Benfica!

terça-feira, outubro 06, 2009

'sa lixar!

A ganhar 3-0 ao intervalo, só tinham que chegar aos 5!!!!

Tremendamente chateado por não terem aparecido em campo para a 2ª parte.

E não, não estou a ser irónico, foi mesmo a sensação que fiquei após aquela 1ª parte. Se tivessemos querido tinhamos chegado lá... humpf!

sexta-feira, outubro 02, 2009

Pausa para intervalo

... que segunda-feira é mesmo a doer.
Espero que não se repitam muitas mais primeiras partes daquelas. Principalmente no campeonato. Um deslize aí e é a morte do artista.
Foi, basicamente, uma primeira parte à la Quique. Quando se espera que o resultado apareça naturalmente, acontece isto.

Como é óbvio, o Benfica não vencerá sempre, pelo que a perder, prefiro que seja na uefa. Já aqui defendi que quero, com todas as minhas forças o campeonato. O Benfica precisa dele como de pão para a boca. 1, 2, 3 campeonatos, para afastar fantasmas. Claro que espero que não se repitam as vergonhas do ano passado, até porque me parece que não as haverá. E até porque o Benfica ainda tem mais 4 jogos para acertar as contas com o apuramento.

Concentração máxima e não baixar nem o ritmo nem a guarda.

Segunda feira é a doer, frente a um Paços muito muito difícil que tentará disputar o resultado com o Benfica. Não acredito que vá fazer o anti-jogo do Leixões, acredito sim que colocará mais vezes à prova a nossa defesa, com contra-ataques venenosos.

CARREGA BENFICA!