terça-feira, agosto 03, 2010

Sidnei e David Luiz: o elogio a Luisão

Aí está porque não se pode desvalorizar a ausência de Luisão.

Sidnei e David Luiz têm características algo semelhantes. Apesar de Sidnei ser aparentemente mais lento do que David Luiz, também ele gosta de sair com a bola e acreditar que é um avançado.

Ao contrário de muitos, continuo a considerar Sidnei um excelente central. Às vezes algo desconcentrado, mas com muita qualidade, seja no desarme, seja na antecipação. Talvez não apresente a mesma impetuosidade de David Luiz, mas a questão da consistência das exibições tem muito a ver com a pouca utilização.

Não há jogador que evolua ou mantenha os mesmos índices de competitividade sem jogar. E nós até vimos a qualidade que Sidnei tem na época de Quique, em que foi regularmente usado.

O que não pode acontecer é jogar Sidnei com David Luiz. Jogando um deles tem sempre, mas sempre, de jogar com Luisão ao lado. Luisão é quem impõe sobriedade nas exibições de qualquer um dos 2, que sem ele ao campo jogam muito à vontade, demasiado até, dando azo a descompensações e falhas que inevitávelmente provocam golos contra nós. Luisão é o anti-relaxamento daquela defesa.

A sua ausência explica em muito a permeabilidade que temos tido nestes jogos de pré-época.

Outro ponto onde a importância de Luisão é visível tem a ver com a defesa em linha. Explicava ao meu sobrinho no jogo com o Feyenord (e a MEO tem a vantagem de podermos fazer ‘pause’ ao jogo) que sem Luisão a defesa em linha falha constantemente e muitos dos golos que temos levado têm, para além das ‘ofertas’, muito a ver com isso.

Em muitas situações, com David e Sidnei em campo, se repararmos, como estão posicionados os nossos defesas: 2 verdadeiramente em linha e 1 ligeiramente adiantado ou atrasado (meio metro, 1 metro ou às vezes até 2). Com Luisão isso não acontece. No mínimo temos 3 defesas em linha o que leva a que grande parte dos contra-ataques, mesmo provocados por ‘ofertas’ sejam eliminados na raíz, por fora de jogo.

Luisão é quem dá a ordem, é quem puxa as orelhas quando há alguém que se distrai.

Com Luisão em campo nota-se que numa defesa de 4, há a intenção de manter sempre 3 jogadores em linhas em situações em que somos apanhados em contra-pé. E mesmo que David suba, nas suas jogadas típicas, baixa Airton ou Javi, fazendo as vezes do 2º central. Um dos laterais mantém-se, sempre que o outro participe na jogada atacante. 3.

A Sidnei estará reservado o mesmo papel de David Luiz, o de criar superioridade numérica e consequentes desiquilíbrios à frente.

Defensivamente é Luisão quem manda, é a âncora que estabiliza esta defesa..

Podem apelidá-lo de tosco, de lento, de ter poucos rins, mas a verdade é que com ele em campo o Benfica sobre bem menos golos.

Veja-se os jogos em que não participou este ano: Guimarães, Naval e Académica. Apenas contra o sporting conseguimos manter as redes invioladas, e isso não sem escapar a uns calafrios. Recordo que por exemplo contra o Liverpool jogou em inferioridade física.

De notar ainda que os golos que levámos nesses jogos estiveram relacionados com desconcentrações (relaxamento) e mau posicionamento.

David Luiz e Sidnei são excelentes, mas Luisão é o Patrão!

PS: Não digo que David e Sidnei não possam posteriormente jogar juntos, mas para isso terão de se habituar a outros rigores e ter atenção aos momentos de ataque de cada um.

Carrega BENFICA!!!

Etiquetas: , , , ,

9 Comments:

At 11:58 da manhã, Anonymous rui said...

Esperemos bem que sim deza, pois aquilo na defesa tem tremido um pouco. Tá bem que por enquanto o ataque dá conta do recado, mas fora da pré-época e com equipas portuguesas fechadinhas e arbitragens manhosas será mais difícil. Veja-se que a segunda volta já foram poucas as goleadas.

Luisão tem de ser é menos desbocado.

 
At 12:22 da tarde, Blogger DarthVader said...

concordo plenamente! o luisao é indispensavel na defesa, como o cardozo o é no atake e o ramirez no meio campo, basta so lembrar o academica-benfica do ano passado, luisao castigado, sofremos 2 golos e eu noto o david luiz um pouco perdido em termosd e posicionamento, é o luisao k impoe regras, colocaçoes, nao é por nada k ele é o capitao! david luiz é espectaculo, exuberancia, mas tem de ser equilibrado com sobriedade e nervos de aço.

 
At 12:25 da tarde, Blogger DarthVader said...

kuanto ao sidnei, nao é mau, é um david luiz mais lento e sem tanto toke de bola, mas é bom defesa, tal como dizes, nao pdoe é jogar com o david luiz ao lado, e a isto acrescentar os laterais k temos, k sao tb ofensivos, por exemplo com peixoto a defesa pode ser k aumente um pouco mais os equilibrios, mas nunca o necessario para se poder meter eles os dois ao mm tempo a titulares, luisao é fundamental

 
At 12:41 da tarde, Blogger Coluna dÁguias Gloriosas said...

e quem fala assim...percebe de futebol!

grande post campeão!

 
At 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o luisão é um cepo e um caceteiro não faz cá falta e como já pôs aboca no trombone devia era ser despachado ou punham o gajo uns tempos no banco a secar pra ver o qé bom. foi à selecao mas nem 1 minuto jogou e o novo treinador do brasil já nao conta com ele. o david luiz é que bom.

 
At 12:46 da tarde, Blogger dezazucr said...

Ó anónimo, não sei se serás mesmo benfiquista, pois não te identificas, deixando comentários à toa.

O facto de se dizer que um jogador é bom, não quer dizer que os outros sejam maus. O facto do David Luiz ser excelente não quer dizer que o Sidnei seja ruim ou que o Luisão tem, também ele de ser um maradona. O Luisão é bom tácticamente e, não é à toa que o Jesus não abdicou dele em nenhum jogo sempre que esteve apto e disponível.

O Benfica não é só o David Luiz, da mesma forma que não era só o Di Maria.

 
At 1:40 da tarde, Blogger Miguel Nunes said...

de acordo! Luisao é a voz de comando

 
At 11:06 da tarde, Blogger sloml said...

De acordo com quase tudo. Mas a verdade é que o Sidnei é demasiado desconcentrado (além do problema de ganhar muito peso com muita facilidade). Tem de jogar bem mais para aumentar os seus níveis de concentração.

 
At 3:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O melhor do Luisão são os rins!
Mantendo o tronco e com o Roberto El Pollo, vai ser muito engraçado! Lampiões, cambada de pretos e ciganos, fiquem na brandoa e não circulem. Viva o Luisão!!!

 

Enviar um comentário

<< Home