quarta-feira, setembro 08, 2010

Estamos mais fracos ou é mera ilusão?

Fracos?

O plantel do Benfica continua forte. Tem-se tentado passar a ideia de que o plantel do Benfica é mais fraco, mas isso não será assim tão verdade.

Extremos

Um dos pontos em que mais se tem pegado é na questão da ausência dos extremos e da falta de qualidade dos reforços. Ok que o Di Maria o ano passado fez uma época extraordinária, mas o que ninguém ainda disse foi que beneficiou da dinâmica da equipa. E essa dinâmica era de tal forma forte que mesmo quando faltou Di Maria e teve de jogar Urreta, não se deu pela falta do primeiro. E isto contra o porto na máxima força.

Para o lugar do extremo veio Gaitan. Pessoalmente, apesar da extraordinária época que Di Maria registou, parece-me Gaitan um jogador bem mais inteligente que Di Maria. Também tem técnica e a sua não é apenas válida com espaço, dado que pode mostrá-la em espaços reduzidos e para além de esconder melhor a bola, decide mais vezes melhor quando e como a soltar.

Podem argumentar que não tem a velocidade para os desiquilíbrios do Di Maria, mas pasmem-se: não há 2 jogadores iguais. Uma coisa é certa: Di Maria esteve cá 3 anos a encher chouriços, inconsequentemente enquando ganhava estaleca para jogar a sério enquanto me parece que Gaitan não precisará de tanto tempo.

Do outro lado do campo jogava Ramires. Em relação a esse, sou mais capaz de concordar com a falta que faz, mas encontrar jogadores do género não é nem fácil nem batato. Era importantíssimo na forma como compensava nas transições defensivas.

Para o seu lugar veio, aparentemente Sálvio. Ainda não se viu muito dele, mas se fôr realmente explosivo como os colegas o pintam, poderá inverter o esquema do ano transacto. De qualquer forma, qualquer um dos 2, Gaitan e Sálvio parecem ser bem mais solidários defensivamente que Di Maria.

Ramires compensava no lado direito a inclinação canhota do ataque benfiquista do ano passado.

Ora espero, que com Gaitan e Sálvio, não haja tanta necessidade de compensação, parecendo-me que o desiquilíbrio não estará tão inclinado à esquerda.


Tivemos algum azar com a lesão de Gaitan numa altura crucial, dado que na pré-época, se repararem jogava sempre os 90 minutos e parecia estar bem entrosado com os colegas.

Meio Campo

Há ainda Amorim que apesar das críticas todas que já lhe fizeram, o ano passado sempre que foi chamado a intervir, fê-lo com boa nota, marcando até alguns golos. Isso para além de se entender às mil maravilhas com Maxi.

O caso de Carlos Martins parece estranho mas não é. O Carlos mostrava-se em melhor forma e foi preterido por Aimar. Ora, a meu ver bem. Isto porque Aimar é bem mais inteligente que o primeiro, isto apesar das bombas. Aimar sabe bem melhor controlar os ritmos que o jogo deve seguir. De qualquer forma, é visível que temos um competidor à altura para o Aimar, que pode ser uma melhor solução em alguns jogos até.

Guarda-redes

Tem-se pegado na questão do guarda-redes para incentivar essa teoria. Já muito se falou, pelo que não pisarei muito na questão. Parece-me uma questão mais psicológica que outra. Note-se que desde Preud-homme, já chegaram tantos guarda-redes ao Benfica e é curioso que nenhum vingou. A crítica é feroz mesmo antes de calçar as luvas. Veja-se o caso do Butt, que quando veio para cá, dizia-se por aí que vinha para a reforma, criando um ambiente tal que o homem teve de se ir embora quase sem jogar. Será alguma surpresa que tenha surgido, teoricamente já reformado, este ano na baliza do vice-campeão europeu e campeão alemão, tendo ido até ao Mundial? O Moretto era mau? Esse era assobiado pelos próprios adeptos desde a primeira vez que calçou as luvas.

O único que se salvou desse tribunal antecipado foi o Quim que psicológicamente é uma rocha, vide episódio dos penálties contra o Milan. E isso não quer dizer que fosse melhor tecnicamente que os outros. Tinha era uma personalidade inabalável.

Para além da crítica dos adeptos não é fácil acordar e ver escrutinado em todas as primeiras páginas todas as intervenções, com culpa ou sem, que se tenham tido durante o jogo.

Veja-se por exemplo a performance de Eduardo. Acham que resistiría no Benfica após estes últimos 2 jogos.

Veja-se o Helton. Antes do jogo da supertaça, nos jogos com as equipas francesas, havia falhado em metade dos golos. Alguém falou nisso? Não vi jornal nenhum que destacasse a cena.

Ataque

Epa, estive a comparar, e não é que a nossa dupla de pontas-de-lança, que com tantas alegrias nos brindou o ano passado, manteve-se no Benfica? Continuamos com Saviola e Cardoso na equipa e julgo que não é preciso explicar o que ganhamos com isso.

Alterativas

Basta ver que em termos de alternativas, a Martins e Amorim, junta-se, quando o ano passado apenas tinhamos no banco Weldon e Keirrison, Kardec e Jara - alguém nega a sua qualidade e o seu potencial?

E quando o ano passado não havia alternativa a Javi Garcia, temos agora o Airton. E ainda acham que estamos mais fracos.

E então? Porquê o mau início?

A culpa do mau início não será do guarda-redes. Será sim da sobranceria que temia que acontecesse no início da época. Como ganhamos somos os melhores. É sempre assim. As análises ao Benfica são sempre extremistas.

Agora, como não ganhamos, até parece que temos uma equipa fraca. A meu ver continuamos a ser quem tem a equipa mais forte. Basta ver os jogos das outras equipas para comparar.

A única questão é que cá em Portugal, o Benfica não pode ser só mais forte. Tem de ter uma mentalidade predadora, sempre concentrada nos seus objectivos e feroz nas movimentações necessárias para tal.

Mentalidade

É uma questão de mentalidade.

Basta ver que por exemplo o ano passado, massacrávamos nos primeiros jogos, sem que o Quim tocasse ou tivesse de tocar na bola. Recordo o jogo com o Marítimo, o Setúbal e o Belenense. Quantas vezes chegaram à nossa baliza? Quim era um espectador.

Já este ano, a equipa toda (e não é um elemento exclusivo) anda aos papéis. Vejam a forma como sofremos os golos de bola parada. Para além do keeper, há sempre alguém a dormir antes dele.

É necessário concentração a 200%. Como disse Jesus quando chegou, jogar o dobro ou o triplo. Senão não chega.

Ou será que não repararam que o ano passado, apesar de estarmos a milhas da concorrência, quer em termos de jogo jogado, quer em termos de golos marcados, apenas na última jornada nos foi possível levantar o caneco?

Erro nos objectivos - novo ciclo?

É que estupidez das estupidezes, quando terminou o ano passado veio LFV apregoar o início de um novo ciclo, como se de uma vitória à tangente se pudesse concluir algo. A ajudar ainda veio Jesus vangloriar-se (estava no seu direito e concedo que o fizesse no final de uma jornada tão longa e penosa que cumpriu com distinção) com conversas de Champions.

Isso para mim é arrogância demagógica. E por um lado foi isso que nos trouxe onde estamos hoje.

O objectivo é e tem de ser claramente o Bi-Campeonato, nem pode ser de outra forma. E mesmo assim, não se iniciará ainda um novo ciclo, não é num dia que se desmontam anos e anos de teias de corrupção.

Basta ver que 80% dos benfiquistas contavam como favas contadas o jogo da super-taça, como se não tivessem assistido meses antes ao que sucedeu no estádio do dragão.

Esse jogo foi crucial. Já na altura eu avisava que esse jogo era importantíssimo, pois iría deitar a moral de uma equipa abaixo. Foi a oportunidade que nós tivemos para ferir de morte um treinador acabado de chegar, sem experiência nenhuma. Deixamos passar e ainda por cima, perdendo, fomo-nos psicológicamente abaixo.

O Benfica o ano passado começou bem porque beneficiou do factor surpresa, ninguém esperava um Benfica tão forte e tão comprometido com o seu objectivo, principalmente depois de um início de Verão tão quente.

União de inimigos - o medo

Este ano não temos o factor surpresa e temos algo contra nós: o MEDO visceral que as figuras dominantes do sistema têm de nós ganharmos. É vê-los por estas alturas cerrrarem os dentes e reforçarem-se uns aos outros de forma a que consigam juntos impedir o nosso sucesso.

Daí que seja importantíssimo que estejamos todos concentradíssimos e focados no nosso objectivo a 200 ou 300%. Como se arrancou o ano passado.

Adeptos mais relaxados

Chega de pessimismos. É incrível como o ano passado nos primeiros jogos do campeonato o Estádio da Luz tinha sempre assistências na ordem dos 40 mil e depois do que se fez o ano passado ela tenha descido para os 30 mil.

A única leitura que se pode ter é que também os adeptos, à imagem dos jogadores e treinador que tantas críticas lhes merecem agora, também descomprimiram, e também os adeptos agora dormem à sombra dos sucessos do ano passado.

Só podemos ganhar se estivermos todos, mas TODOS focados num objectivo.

O Bi-Campeonato é vital, é importantíssimo para continuarmos a destruíção dos alicerces da corrupção. O Benfica precisa de nós como nós do Benfica. Pelo que temos de encher os estádios deste país e mostrar que estamos com a equipa.

E estar com a equipa não é o ridículo de aplaudir pontapés de baliza ou atrasos de bola, quando esses mesmos que dão esses aplausos ridículos são os mesmos que na próxima jogada vão assobiar e vaiar o guarda redes e os jogadores da sua equipa quando por eventualidade falharem.

Objectivo

A equipa tem material para estar mais forte, falta o cometimento ao objectivo:

o BI CAMPEONATO!

Se Jesus conseguiu fazer a época que fez o ano passado, acredito que com mais experiência, se colocar os pés no chão, também conseguirá vencer este ano.
Por isso, vamos deixar os fatalismos de lado, apoiar e encher o estádio de modo a que se possa repetir este ano:

Carrega BENFICA!!!

Etiquetas: ,

10 Comments:

At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Este ano não temos o factor surpresa e temos algo contra nós: o MEDO visceral que as figuras dominantes do sistema têm de nós ganharmos."

 
At 10:04 da tarde, Blogger sloml said...

Concordo com todo o texto... com apenas uma excepção: a forma como perguntas "O Noretto era mau?" leva-me a crer que não estás a ser irónico. Mas devias, pois o Moretto era (e continua a ser, pois eu tenho visto os jogos do Olhanense) terrivelmente mau.

 
At 11:01 da tarde, Anonymous rui said...

Também reparei nessa questão do público no estádio. Não percebo como depois de tudo o que se viu o ano passado, temos menos gente no estádio este ano.
Os adeptos são a maior força do Benfica, era bom que acordassem para todos juntos levarmos o Benfica ao colo.

 
At 11:51 da tarde, Blogger Manuel Oliveira said...

Muito bom este post, caro Dezazucr.
Postei também hoje sobre este tema tomando por base o artigo do Reco. Concordo com a tua análise.
Mudando de assunto, quando é que instalas aqui a aplicação "Seguir"? E se não for pedir demais, segue o meu. Logo que instales, é certo que te vou seguir.

Abraço.
Blog do Manuel

 
At 7:26 da tarde, Blogger Show di Bola said...

Acho que o problema, se é que se pode chamar problema ao que se passa ou não no Benfica, é o ambiente de desconfiança gerado pelas saídas de jogadores importantes e também com o menor rendimento de certos jogadores, onde se pode meter o Roberto. Quando a equipa voltar a acreditar em si, penso que o problema será resolvido. Vamos ver...

http://showdi-bola.blogspot.com/

Cumprimentos!!

 
At 7:16 da tarde, Blogger Tiago Simões said...

Caros amigos benfiquistas,
Não vos escrevo para abordar a temática do futebol. Não é isso que interessa neste momento!
O que pretendo é apenas que se esforcem por tentar convocar uma grande manifestação de benfiquistas (silenciosa ou não), via blog, ou passando a palavra a todos os sócios e adeptos do Benfica.
Onde realizar essa demonstração de indignação? É aqui, na escolha do local, que reside a maior dificuldade. Em frente à APAF? Diante da FPF? Junto à LPFP? Ou nas escadarias da AR? Ou em todas essas casas de má fama?
Basta levarmos um cartaz: “Estamos atentos. Estejam também”.
Transmitirei esta ideia a todos os bloggers e amigos benfiquistas, na esperança de que esta mensagem do sócio nº 12679 passe.
Com 31 anos (30 deles como sócio do glorioso Sport Lisboa e Benfica), limito-me a tentar fazer algo pelo meu clube, já que o país está moribundo e sem saída. Não sou nenhum facínora, não tenho antecedentes criminais, e considero-me um low profile, nunca tendo sequer sido expulso enquanto jogador de futebol federado, numa “carreira” que foi dos iniciados até aos seniores.
Não nos deixemos pisar mais! Nem apedrejar, nem aceitar que nos continuem a atirar bolas de golfe, a enxovalhar e a atirar-nos areia para os olhos.
Saudações benfiquistas!

 
At 4:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

talvez um pouco mais fracos, poix perdemos dois grandes jogadores, mas mesmo assim temos equipa para sermos campeoes.

nao quero tirar pessoas deste blog mas gostava que viessem ver este blog:

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

 
At 5:47 da tarde, Anonymous An Toino said...

É mais fácil subir do que manter-se no topo!
Gostava de dizer que concordo a 100% com o post mas não consigo, em especial na apreciação do plantel.
Em primeiro, concordo com o que fala no factor surpresa que deixou muita gente no ano passado só com capacidade de resposta na 2ª volta.E lembre-se que no final do campeonato (Europa incluída) já não ganhávamos com a mesma facilidade porque já nos topavam.
O Gaitan não é propriamente um cepo mas no 1 para 1 - Zero, no remate - Zero, na interligação com o defesa (Coentrão) - Zero...deixe-me dizer a coisa de outra maneira, com o Gaitan a bola só vai para trás e para o lado (com esta até me lembrei do traidor Pacheco).
O Gaitan pode ser mais inteligente que o Di, mas este tem mais futebol num dedo que o Gaitan no corpo todo (agora até me doi ver o Real Madrid). Ah e quando o Di não estava e jogou o Urreta...ah pois é o Urreta também lá não está agora!!!!
E corrija-se o Di só "encheu chouriços 1 ano e meio!!!!!e no ano passado também me lembro de o ver defender muitas vezes e bem!!!!

Chegámos ao Ramires , claro que faz falta, mas recuso-me a falar do Sálvio, aliás quem é o Sálvio?
Ainda sobre o Ramires "encontrar jogadores do género não é nem fácil nem barato" - mas nós não tínhamos que o encontrar ele estava no Benfica, tínhamos é que não o desencontrar....

Guarda-redes, aqui concordo com o que diz mas não na contradição em que entra de não apresentar como conclusão que se ficou pior.
Diz que é uma questão psicológica e é verdade mas é devido ao Roberto ver como se deitou fora um guarda-redes sem qualquer motivo, como outro foi quase deitado fora, como outro que tinha jogado na uefa no ano anterior ao primeiro falhanço nunca mais teve hipóteses e de ver que se "gastou"??? com ele 8,5 quando o seu valor de mercado andava em 1,5....

Ataque, de facto são os mesmos (e não são), em que o Cardozo quereria tudo menos estar o Benfica este ano (agora aturem-me) e o Saviola desde o ano passado em que soube que não iria à selecção ficou uma sombra de si mesmo e lesões etc...por isso preciso que me explique o que ganhamos com isso!!!!!

No ponto respeitante às alternativas parece-me que falta ali umas quantas palavras pois o texto relativo aos avançados não tem sentido.

Mau início - sobranceria de quem (adeptos, treinador, dirigentes, jogadores) há que chamar os bois pelos nomes para que se entenda!!!
Concordo que tenhamos um plantel mais forte que os outros clubes, mas neste momento não temos equipa.
Nem o Porto do ano passado valia tão pouco como o que fez, nem nós este ano valemos tão pouco como o que fazemos...até parece que houve uma troca de não sei o quê. Será da mentalidade como afirma a seguir e com o que concordo na íntegra, mas o que é que terá provocado essa alteração de mentalidade - acho que será aqui que está a chave de tudo - e que o "nosso querido lider" não estará isento de culpas, dando a ideia que lhe bastou a conquista de um campeonato para ficar com um capital de SOBRANCERIA (e ganância) que lhe validaram uma enormidade de acções menores (chamemos-lhe assim) que não adianta aqui explanar.
Quanto ao final do post toca em pontos fulcrais que concordo absolutamente, mas em relação aos adeptos, deixe-me dizer que haverá muitos que não concordando com a “política” negocial do Benfica este ano pura i simplesmente não estarão a ir ao estádio, dizendo que não estão para sustentar chulos e amigos do PortoOliveirasMadridsAngolas etc. Pode dizer que adeptos desses o Benfica não precisa, mas são esses que vão fazendo a diferença de assistências que fala.
Cumprimentos e desculpe qualquer coisinha.

 
At 5:47 da tarde, Anonymous An Toino said...

É mais fácil subir do que manter-se no topo!
Gostava de dizer que concordo a 100% com o post mas não consigo, em especial na apreciação do plantel.
Em primeiro, concordo com o que fala no factor surpresa que deixou muita gente no ano passado só com capacidade de resposta na 2ª volta.E lembre-se que no final do campeonato (Europa incluída) já não ganhávamos com a mesma facilidade porque já nos topavam.
O Gaitan não é propriamente um cepo mas no 1 para 1 - Zero, no remate - Zero, na interligação com o defesa (Coentrão) - Zero...deixe-me dizer a coisa de outra maneira, com o Gaitan a bola só vai para trás e para o lado (com esta até me lembrei do traidor Pacheco).
O Gaitan pode ser mais inteligente que o Di, mas este tem mais futebol num dedo que o Gaitan no corpo todo (agora até me doi ver o Real Madrid). Ah e quando o Di não estava e jogou o Urreta...ah pois é o Urreta também lá não está agora!!!!
E corrija-se o Di só "encheu chouriços 1 ano e meio!!!!!e no ano passado também me lembro de o ver defender muitas vezes e bem!!!!

Chegámos ao Ramires , claro que faz falta, mas recuso-me a falar do Sálvio, aliás quem é o Sálvio?
Ainda sobre o Ramires "encontrar jogadores do género não é nem fácil nem barato" - mas nós não tínhamos que o encontrar ele estava no Benfica, tínhamos é que não o desencontrar....

Guarda-redes, aqui concordo com o que diz mas não na contradição em que entra de não apresentar como conclusão que se ficou pior.
Diz que é uma questão psicológica e é verdade mas é devido ao Roberto ver como se deitou fora um guarda-redes sem qualquer motivo, como outro foi quase deitado fora, como outro que tinha jogado na uefa no ano anterior ao primeiro falhanço nunca mais teve hipóteses e de ver que se "gastou"??? com ele 8,5 quando o seu valor de mercado andava em 1,5....

Ataque, de facto são os mesmos (e não são), em que o Cardozo quereria tudo menos estar o Benfica este ano (agora aturem-me) e o Saviola desde o ano passado em que soube que não iria à selecção ficou uma sombra de si mesmo e lesões etc...por isso preciso que me explique o que ganhamos com isso!!!!!

No ponto respeitante às alternativas parece-me que falta ali umas quantas palavras pois o texto relativo aos avançados não tem sentido.

Mau início - sobranceria de quem (adeptos, treinador, dirigentes, jogadores) há que chamar os bois pelos nomes para que se entenda!!!
Concordo que tenhamos um plantel mais forte que os outros clubes, mas neste momento não temos equipa.
Nem o Porto do ano passado valia tão pouco como o que fez, nem nós este ano valemos tão pouco como o que fazemos...até parece que houve uma troca de não sei o quê. Será da mentalidade como afirma a seguir e com o que concordo na íntegra, mas o que é que terá provocado essa alteração de mentalidade - acho que será aqui que está a chave de tudo - e que o "nosso querido lider" não estará isento de culpas, dando a ideia que lhe bastou a conquista de um campeonato para ficar com um capital de SOBRANCERIA (e ganância) que lhe validaram uma enormidade de acções menores (chamemos-lhe assim) que não adianta aqui explanar.
Quanto ao final do post toca em pontos fulcrais que concordo absolutamente, mas em relação aos adeptos, deixe-me dizer que haverá muitos que não concordando com a “política” negocial do Benfica este ano pura i simplesmente não estarão a ir ao estádio, dizendo que não estão para sustentar chulos e amigos do PortoOliveirasMadridsAngolas etc. Pode dizer que adeptos desses o Benfica não precisa, mas são esses que vão fazendo a diferença de assistências que fala.
Cumprimentos e desculpe qualquer coisinha.

 
At 5:56 da tarde, Anonymous An Toino said...

Peço desculpa de o meu anterior comentário aparecer 2 vezes, mas foi qualquer problema do neu browser, pois eu só o submeti 1 vez.
Mas assim permite-me deixar a conclusão do meu raciocínio - sim estamos mais fracos não pelas pessoas (todas) que lá estão, mas como as pessoas lá estão.

 

Enviar um comentário

<< Home