quarta-feira, dezembro 22, 2010

Reset, vai recomeçar a época!

Estas mini-férias poderão ser benéficas.

Pode ser a oportunidade do Benfica voltar a fazer RESET! Baralhar e voltar a dar.

Recuperar a motivação. Recuperar anímicamente. Recuperar a crença.

Têm sido essas qualidades e características a prejudicarem o jogo do Benfica. A qualidade técnica está lá, a táctica não se esqueceu. Falta a concentração que vem muito dos factos em cima a bold.

Espero que faça bem aos jogadores este período com a família. Que faça uma introspecção e vejam onde podem melhorar.

Voltem mais fortes!
Tenham em mente que ainda temos muitos objectivos e que quando falhamos um, temos de tentar ao máximo conseguir os outros.

Neste momento temos as seguintes competições:

Campeonato
O Benfica está a 8 pontos do 1º.

O campeonato parece-me impossível mas há que, mesmo não conseguindo almejar o 1º lugar, manter a pressão para não deixar os corruptos descansarem. Se bem se lembram foi o que nos fizeram o ano passado e que nos impediu de ganharmos a taça Uefa. Se nos deixarmos abater e dormirmos, os corruptos terão folga e não duvido que ganharão a Uefa. Mais, se nos deixarmos abater, vimos por aí abaixo e aí já não haverá motivação para nenhuma das outras competições, tendo que assistir ao definhar da época.

Taça de Portugal
Continuamos vivos.

Já sabemos que só nos calharão equipas da 1ª liga enquanto vemos os outros passear-se contra equipas secundárias. Não faz mal. Só valorizará a nossa vitória final, pois os grandes vencem com obstáculos difíceis e não com passadeira estendida.

É um troféu que a mim me diz muito, pois é mesmo ao lado da minha casa e já me deu muitas alegrias. Como se diz, a Taça é a festa do povo e essa festa já nos foge há muitos anos.

Liga Europa
Estamos lá.

Não vale a pena chorar sobre leite derramado, até porque se provou que esta equipa ainda não tinha estofo para a Champions. Mas já a Liga Europa é outra cantiga. Está-nos atravessada desde o ano passado e como este ano não estaremos apertados por causa do campeonato que já deixámos fugir, pode mesmo ser o centro da motivação a incutir nos jogadores. Haja brio e vontade de fazer História.

A meu ver essa mensagem deve ser passada para dentro do plantel e não para fora, para os jornais. Se assim não fôr, vai ser a mesma palhaçada de sempre, com jogadores e treinador a levantarem a fasquia em conferências de imprensa sem paralelo em campo. Eu quero que os jogadores mostrem que querem em campo.

É o troféu mais aliciante da época e parece-me que objectivamente o Benfica tem plantel para isso. Haja trabalho, motivação e principalmente concentração que me parece ser o que tem faltado nos jogos europeus deste ano.

Taça da Liga
Vai começar.

Em poucos anos criamos uma mini-tradição, sendo mais uma vez quem mais troféus ostenta. Da forma como está a correr a época, o Benfica não se pode dar ao luxo de menosprezar troféus. É para chegar à final. E as finais são para ganhar!

O Benfica deste ano precisa de troféus. Já que não virá o campeonato, venham as Taças.

Conclusão
Como se pode ver, há ainda muitos objectivos, pelo que é impensável no novo ano que vai entrar, entrar de cabeça baixa. Não pode haver toalhas ao chão. Essa mensagem tem de chegar à equipa. Essa mensagem tem de chegar ao Jesus.

Mais importante ainda: Essa mensagem tem de chegar aos adeptos. Porque os adeptos são muito muito importantes e podem fazer a diferença, carregando a equipa quando ela precisar de nós, acordando-a quando ela adormecer, mantendo-a alerta e espicaçando-a quando a mesma precisar.

Vejo grande parte dos adeptos a falarem desta época como se estivesse a ser uma tragédia e não é bem assim.

Basta recordarem-se de épocas anteriores, com Quique, Fernando Santos ou Koeman em que andamos o ano todo atrás da corrupção e sem jogar metade do que temos jogado agora. E não podemos esquecer-nos que foram estes mesmos jogadores que agora crucificam que tantas alegrias nos deram o ano passado. E se dá a ideia que estão a jogar mal, é mais porque se compara com o ano passado. Um ano que considero irrepetitível em termos de exibições, tal a espectacularidade que pudemos assistir vezes sem conta. O ano passado foi o melhor Benfica que já assisti nos últimos 20 anos de futebol em Portugal.

A equipa está irregular, mas isso não significa que esteja sempre a jogar mal, apesar de por vezes tal suceder. Recordo-me por exemplo de, na derrota com o Hapoel o Benfica nos primeiros 20m ter feito um jogo excelente ao nível do que fez nesta semana frente ao Rio Ave. Não marcou nesses primeiros 20m em que sufocou a equipa adversária e pior sofreu um golo. E aí é que está o defeito desta equipa. Esta equipa não está preparada psicologicamente para quando sofre golos. Vai-se abaixo. O mesmo sucedeu esta semana contra o Rio Ave. A equipa desligou-se com o 2-0 e sofreu o 2-1. E foi-se completamente abaixo. A nossa sorte foi que o intervalo veio a seguir.

O que quero dizer com isso é que ainda acredito na equipa, ainda acredito em Jesus e ainda acredito nos jogadores.

O que é preciso é que os adeptos também acreditem e apoiem a equipa.

E acreditar não é ter a utopia que o Benfica não irá perder mais pontos e jogos até ao final da época. Isso só acontece às equipas que têm árbitros e dirigentes comprados. Vamos perder pontos e é aí que a equipa mais precisará dos adeptos. É aí que a equipa mais precisará de perceber que os adeptos estão consigo.

Só conseguiremos ganhar se estivermos unidos.

A maior arma do sistema tem sido sempre o separatismo incutido no Benfica. Boa parte dos Benfiquistas só aparece quando estamos a ganhar. Quando não ganhamos está sempre tudo mal. Somos demasiado vulneráveis a notícias na imprensa e fazemos uma oposição interna extremamente prejudicial. E não falo de oposição à direcção nem ao presidente. Falo de oposição ao Benfica. Dizemos 'amén' a tudo o que nos impingem e contribuimos para a instabilidade do clube.

Compramos jornais que nos atacam constantemente e bebemos teses encomendadas em programas de televisão.

Temos ódios de estimação, dirigentes e jogadores e não lhes toleramos um mínimo de falha.

Temos o exemplo crasso do César Peixoto. Mas este sábado na Luz também tivemos o Sidnei. O rapaz até esta a fazer um bom jogo, mas numa jogada, quando demora um pouco mais a dar a bola, teve meio estádio a assobiá-lo! Mas acreditam mesmo que isso fará com que o jogador jogue melhor?!

A mensagem é:

Em Janeiro vai começar a época! E vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcança para trazer troféus para casa!!!


Carrega BENFICA!!!

Etiquetas:

11 Comments:

At 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excelente texto. Concordo plenamente!

 
At 10:27 da manhã, Blogger JNF said...

No fundo isto vai tudo dar a um ponto chave: mentalidade. Tem de haver uma mentalidade forte por parte dos jogadores para acreditarem que podem vencer, por parte dos adeptos para que acreditem na equipa e por parte da direcção e treinador para que após uma época de conquistas não se deixem adormecer à sombra da bananeira a pensar que se iniciou um ciclo de vitórias sem fim. Mentalidade. E como está bem escrito na barra deste blog, só assim se consegue um Benfica com 2 campeonatos em cada 3. Mas falta-nos essa mentalidade.

 
At 10:27 da manhã, Blogger Carlos Alberto said...

Em relação ao Campeonato não partilho da mesma opinião. Vai ser difícil eles continuarem no 'andor' e basta caírem uma vez para se mijarem todos.
Wait and see

Cumprimentos.

 
At 11:20 da manhã, Blogger dezazucr said...

Carlos, por onde tens andado nos últimos 20 anos?

 
At 11:39 da manhã, Blogger Manuel Oliveira said...

Amigo Dezazucr, cá estamos!
Muito bem explanado o que falta da época e concordo com os objectivos que pretendes sejam conseguidos pela equipa.
Eu também acho que podemos fazer muito, assim os jogadores o queiram.

Abraço.

 
At 2:22 da tarde, Anonymous rui_sousa said...

Concordo em muito do que dizes, mas a verdade é que grande parte dos adeptos, para além de emprenharem pelos ouvidos, só são adeptos nas vitórias, quando o Benfica perde, mesmo que tenha sido roubado ou que por acaso tenha tido o azar de não conseguir marcar, cai o carmo e a trindade. Não dão tolerância nem margem de manobra nenhuma, 8 ou 80.
Não são capazes de perceber que o futebol é um jogo onde o factor 'confiança' é extremamente importante e essa, foi tirada aos jogadores do Benfica logo nos primeiros jogos da época em que fomos claramente roubados enquanto carregavam aos ombros uma suposta equipa. Vai ser difícil manter os níveis anímicos da equipa pois a cada empate vai ser um vê se te avias e uma tragédia grega.

Jesus que se cuide pois bons bons eram o Quique, o Koeman, o Camacho, o Trap, o Jesualdo e todos os outros que vieram antes. E olhando para os treinadores acessíveis aos bolsos do Benfica há muitos melhores que o Jesus (ironia).

 
At 2:48 da tarde, Blogger Jotas said...

Estou contigo, que se aproveita esta pausa.

 
At 10:51 da tarde, Blogger Carlos Alberto said...

Na ‘especial’ qualidade de Presidente do Conselho de Administração (ando a procurar um ex-seleccionador de um país de leste para o cargo de Director-Geral) do blog http://benfiliado.blogspot.com/ venho desejar aos que Produzem, Realizam, Escrevem e Publicam este blog os votos de um Santo e feliz Natal.

 
At 12:37 da tarde, Blogger Jotas said...

A Catedral do Desporto, vem por este meio, desejar a quem nos proporcionou óptimas leituras, um Santo e Feliz Natal, com muita Paz, Amor, junto daqueles que mais gostam.

 
At 2:49 da manhã, Blogger Manuel Oliveira said...

Feli Natal caro Dezazucr!

Abraço.

 
At 9:09 da tarde, Blogger VHugo said...

Reset menos 8!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/12/negocios-estranhos.html

 

Enviar um comentário

<< Home