sexta-feira, julho 17, 2009

Cócegas...

Isto deve servir como cócegas à tal estrutura "estrutura" que muitos insistem em ignorar. Não é à toa, que ontem em conversa com um espanhol, o mesmo me perguntou se eram verdade os rumores de campeonatos comprados do porto. Para nos lembrar que por mais craques que contratemos, ou treinadores, teremos sempre uma probabilidade ínfima de sermos campeões. Aos que acham que não precisamos de mais nenhum avançado, veremos o tempo que os defesas adversários, protegidos por estes "..." demoram a mandar Saviola ou Aimar ou Cardozo para o estaleiro.

Com a devida vénea ao antitripa. Convém não esquecer estes pormenores nas análises à nossa equipa, aos nossos jogadores e à nossa "fraca" estrutura.


15 Julho 2009 - 00h30
‘Apito': Relação de Guimarães muda decisão de Vila Verde e aplica penas suspensas
Martins dos Santos apanha dois anos

Volte-face. O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o antigo árbitro Martins dos Santos a dois anos de cadeia, em pena suspensa, mas que, face a uma punição similar (20 meses) de que o ex-juiz foi alvo em Gondomar, pode ser revertida em prisão efectiva. Para além de Martins dos Santos, também foram condenados o filho Daniel Santos (um ano), o antigo árbitro Belarmino Aleixo e o dirigente do Vilaverdense, David Rodrigues, estes também com dois anos em pena suspensa.
O Tribunal de Vila Verde não havia encontrado razões para condenar os arguidos neste caso do ‘Apito Dourado’ e decidiu-se, em Março último, pela absolvição dos quatro acusados. A juíza justificou-se então com as dúvidas que lhe suscitaram os indícios recolhidos.
O processo refere-se ao jogo Vilaverdense-Maria da Fonte, da 3ª Divisão nacional, referente à época 2003/04. De acordo com a acusação do Ministério Público, Martins dos Santos terá recebido um telefonema na véspera do encontro, disputado a 9 de Abril de 2004. Do outro lado da linha, David Rodrigues prometeu prendas para Martins e para o filho Daniel, árbitro da partida em questão.
No balneário, foi então deixada uma meia libra de ouro, de valor aproximado de 50 euros, entendido pelo Ministério Público como uma moeda de troca pelo favorecimento do Vilaverdense, que acabou mesmo por vencer (1-0) o encontro e subir de escalão.
PORMENORES



MARÍTIMO-NACIONAL
A outra condenação de Martins dos Santos, 20 meses de prisão em pena suspensa, resultou do Tribunal de Gondomar, no caso relativo ao Marítimo-Nacional, de 2003/04.


CORRUPÇÃO ACTIVA
Se no caso Marítimo-Nacional Martins dos Santos foi julgado por corrupção passiva, já no de Vila Verde o antigo árbitro foi punido pelo mesmo crime, mas na forma activa.


PRENDA NÃO AGRADOU
A meia libra não terá agradado ao filho de Martins dos Santos, Daniel Santos, que foi o árbitro do Vilaverdense-Maria da Fonte (1-0), da 3.ª Divisão. De acordo com o MP, Daniel estaria à espera de um relógio.
Tânia Laranjo/Sérgio Pereira Cardoso


(in Correio da Manhã, online)


Ecos noticiosos anteriores, recolhidos na net ou em escutas relacionados com a notícia:

O ex-árbitro Martins dos Santos, do Porto, admitiu ao telefone ter ficado contente com a vitória do FC Porto no jogo dos quartos--de-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, frente ao Rio Ave, arbitrado pelo próprio. No dia seguinte do jogo (que decorreu a 11 de Fevereiro de 2004), a Polícia Judiciária interceptou uma conversa entre Martins dos Santos e Carlos Carvalho, membro do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto (AFP), na qual o antigo árbitro disse: "O que eu queria era que me corresse bem o jogo, (...) que me corresse bem e que ganhasse quem ganhou." Este caso consta de uma certidão enviada pelo Ministério Público de Gondomar para a comarca de Vila do Conde, na qual "propõe" uma acusação de corrupção desportiva activa para Adriano Pinto, presidente da AFP, e corrupção desportiva passiva para o ex-árbitro.

Uns dias antes do jogo, que o FC Porto venceu por 2-1, foi interceptada uma conversa entre Adriano Pinto e Martins dos Santos. O presidente da Associação do Porto fez votos para que "o Martins seja sempre o melhor em campo". Esta afirmação foi entendida pelo MP de Gondomar como uma forma "encapotada" de o dirigente Adriano Pinto solicitar a Martins dos Santos que benefeciasse o FC Porto. O que poderá confirmar-se pela resposta do ex--árbitro. "Diga aos nossos amigos que... o senhor, para mim, é como um pai, e como tal, eu... não me esqueço! (...) Vou ser eu mesmo", garantia.

No final do jogo, Martins dos Santos foi jantar com Lourenço Pinto, advogado do Porto com uma forte ligação ao FC Porto. A meio do jantar, e segundo o Ministério Público, porque sabia que os dois estavam juntos a jantar, o presidente portista Pinto da Costa, falando sobre Martins do Santos, "soltou" uma piada a Lourenço Pinto: "Esse senhor, hoje, devia ter marcado quatro penalties a nosso favor."

De acordo com a certidão, Martins dos Santos foi o árbitro convidado para o jogo inaugural do Estádio do Dragão como forma de pagamento de "anteriores benefícios" ao FC Porto. O clube terá pensado em convidar outro árbitro, mas o presidente da AFP, Adriano Pinto, tranquilizou Martins dos Santos, garantido-lhe a presença no desafio com o Barcelona, a 16 de Novembro de 2003.

"A certa altura, eu zanguei-me, porque não queriam que... deixar o senhor inaugurar o campo (...) e foi de lá de dentro que escolheram outro, e eu tive de dar um murro na mesa para... para voltar a ser... você. (...) Eu sou contra a ingratidão, você sabe bem disso...", referiu Adriano Pinto a Martins dos Santos.

4 Comments:

At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então e o Lucilio Batista que vos ofereceu uma tacinha é o quê.
Póis os outros é que são corruptos.
E o Orelhas apanhado a telefonar a árbitos?
E as peças de "acrilico"CRISTAL que o Orelhas oferecia aos árbitos?
E o ábito do Orelhas ir falar com os árbitos á cabine destes?
póis,póis

 
At 5:58 da manhã, Blogger Natálio Santos said...

O facto do centro do olival ser propriedade da câmara de vila nova de Gaia, e de estar escandalosamente alugado ao porto por 500 euros mensais, estando ainda as despesas de manutenção (agua,electricidade,tratamento da relva)a cargo da câmara, já para não falar da construção, custeada pela mesma,quando existem mais de 20 clubes em Gaia e a maior parte deles em risco de fechar as portas pois a câmara para esses mesmos clubes do concelho,afirma que não há dinheiro, e sendo assim centenas ou mesmo milhares de jovens correm o risco de não terem clubes na freguesia natal para praticarem desporto, pois esses mesmos clubes nem treinar podem no centro de estágio construído com o dinheiro destinado a esses mesmos clubes, dinheiro dos gaienses, de referir também que o presidente da "GAIANIMA" entidade que gere o desporto em Gaia e que devia de proteger e defender os clubes do concelho, é nem mais nem menos que José Guilherme Aguiar, que ironicamente acaba de inaugurar um estádio municipal, em construção á mais de 10 anos(por falta de verbas)e que tem o desplante de dizer que está o mesmo estádio ao serviço dos gaienses, quando toda a gente sabe que o mesmo vai ser unicamente utilizado pelo oliveira do douro, clube que tem na sua direcção o ex atleta do porto João pinto...!!! Curiosamente a comunicação social nunca se interessou por este escandaloso negocio nem mesmo certos blogers da nossa praça, tão rápidos a criticar, insinuar,e a enxovalhar, baseados em mentiras e boatos quando se trata de outros clubes,mas denunciar que existe um clube dito grande, que factura milhões todas as épocas com vendas de jogadores, esteja a usufruir de um centro de estágio pago e mantido com o dinheiro dos contribuintes e dos gaienses em particular, (e isto também é adulterar a verdade desportiva)isso já não convém, pois a partir desta época a minha luta vai ser denunciar todos estes casos, em que impera a prodidão, corrupção, tráfico de influencias, compadrio etc, pois amo demasiado o futebol para continuar a permitir que gente sem escrupulos arruine(prejudicando outros) este desporto, e continuando impunes...!!!

 
At 7:42 da tarde, Blogger dezazucr said...

Pois é Natálio, é por isso que no final de cada época, não ganhamos nada, os nossos jogadores não valem nada, os treinadores são burros e a organização não presta.
Temos de ter mais calma e não ser tão lestos a queimar os nossos. Só assim, com paciência e estabilidade e uma equipa muito mais forte (que o Rui tem tentado fazer) teremos algumas hipóteses de ganhar.

Carrega Benfica!!!

 
At 2:09 da manhã, Blogger Gloriosasfera.com said...

A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
EU SOU BENFICA
www.gloriosasfera.com

 

Enviar um comentário

<< Home