terça-feira, março 02, 2010

Onda vermelha

Começo este post com uma frase chata:

"O Benfica ainda não ganhou nada."

Tem feito uma época de sonho, mas ainda não ganhou nada.

Toda a gente acredita que o Benfica inevitavelmente ganhará este campeonato, pela forma soberba como se tem passeado, mas a verdade dos números é a seguinte:

- o Braga está colado ao Benfica, a apenas 1 ponto.

Já sei. Dirão vocês, que "ah e tal", o Braga não joga metade do que o Benfica tem jogado. Ganham os jogos todos por 1-0 e tal... com as ajudas do sistema e tal... Mas a verdade é que independentemente da qualidade e da espectacularidade das nossas exibições, esse desnível não está patente na tabela classificativa.

1 ponto. 1 mísero ponto.

E 1 ponto está ao alcance de qualquer deslize. E a 9 jornadas do fim não há grande espaço para recuperar de deslizes.

Por isso considero tão importante os próximos 3 jogos. Por isso considero tão importante não vacilarmos antes de jogar com o Braga para depois os batermos.

E desiludam-se. Os jogos seguintes são de dificuldade máxima.

Contra o Paços, que tem vindo a fazer um óptimo campeonato e é treinado por um anti-benfiquista primário de nome ulisses morais, que já roubou inúmeros pontos ao Benfica. O Benfica provavelmente terá de encarar mais um autocarro de jogadores e terá muito pouco espaço para jogar. Não, não vai ser o mesmo que sucedeu com o Leixões, que empatou com o porto, mas apenas porque já lá não morava o treinador do sistema. O Paços deve ser bem mais aguerrido.

Depois, contra o Nacional. Na Madeira. Contra o manuel machado. Contra uma equipa que saiu humilhada do Estádio da Luz. Não nos chegou a amostra do Setúbal? Por certo o Nacional quererá a sua vingançazinha. E para isso preparará este jogo com todo o pormenor. Dificílimo portanto.

Só depois destes jogos de alto risco virá o Braga. Que quase dispenso falar.

Para encararmos o Braga de peito feito não podemos perder pontos com o Paços e Nacional. Daí que seja importantíssimo o apoio dos adeptos. Precisamos de todos. Precisamos encher a Luz já no sábado. Mas encher a Luz não são 45M. São 65. Temos de mostrar que estamos com a equipa. Temos de mostrar que a apoiamos. E mais que tudo, temos de lhes dar força. Temos de os levar ao colo.

Recordo com alguma nostalgia o ano do último título. Ano esse em que com uma equipa de bons jogadores, mas desfalcada de alternativas, fomos nós que ajudámos a levantar a moral das tropas e a vencer os jogos que por vezes pareciam não desatar. Este ano tem de ser o mesmo.

Em teoria uma equipa tão boa, que tem deliciado todos com as suas exibições de classe, rigor e querer, não devería necessitar de mais estímulos. Mas precisa. Todos nós sabemos o que acontece quando um jogo do Benfica tarda em se resolver. O campo 'começa a inclinar-se', tornando-se as leis mais permissivas para os adversários, e baixando a tolerância para tudo o que é contacto dos nossos jogadores. Faltas a nosso favor não são assinaladas e mesmo sem razão, são assinaladas contra. Enervam-se os nossos jogadores e vêm a propensão para o erro com a desconcentração. Quantos e quantos pontos perdemos à conta disso?

Ora cabe-nos a nós não deixar que isso aconteça. A cada falta mal assinalada contra nós teremos que ser ensurdecedores e se não assinalam as nossas, ruidosos nos tornaremos. Temos de fazer o nosso terramoto, de modo a impedir que factores externos, facilmente desvalorizados pelos nossos adversários quando nos prejudicam, tenham sucesso.

O nosso apoio manterá os nossos jogadores alertas nesses jogos e sempre em busca de selar as vitórias que tanto necessitamos.

Nem falo dos jogos com o Braga ou o sporting em que, não tenho dúvidas, terão à sua espera 65M gargantas. Falo antes destes jogos tendentes a ser desvalorizados, ou encarados de uma forma mais leve, mas que por vezes levam a que nos jogos supracitados apareçamos desfalcados, seja de pontos, seja de jogadores importantes.

Falo antes dos jogos contra o Paços, ou na Madeira. Falo para os benfiquistas madeirenses, para que encham o estádio e sejam o mais efusivos possível no apoio à equipa.

Falo dos jogos com a Naval naFigueira, onde há muitos benfiquistas sedentos de vitórias, assim como os benfiquistas de Coimbra.

Mas acima de tudo falo para todos os benfiquistas, para que não confiem em demasia. Para que não se reservem apenas para os jogos grandes. Para que não desatem a festejar como se já tivessemos ganho algo, pois ainda não.

Faltam 2 meses e meio e temos de fazer esses 2 meses e meio os meses do Benfica. Sempre em festa, sempre com o Benfica em cima.

Tenho um irmão meu emigrado na Suiça. Por esta altura falamos ao telefone praticamente todos os dias. O assunto: BENFICA.

Trocamos preocupações, opiniões, euforias. Ainda ontem lhe dizia: "Não faz sentido o Benfica não ser campeão este ano. Por tudo o que tem jogado...".
Ao que ele me retorquiu. "O melhor sporting dos últimos 10 anos nem sequer é recordado pelo sportinguistas, tendo o seu treinador sido escorraçado quando a praticar bom futebol levou a equipa à sua única final dos últimos 45 anos."

Hesito. Penso um pouco. Nem imagino a desilusão de não sermos campeões este ano. Nem falo nos milhões investidos que teríão como que sido jogados ao lixo, mas sim do embuste moral que me causaria. E quando digo a mim, imagino inúmeros benfiquistas com esse fardo. O Benfica tem de ser campeão. Nem imagino outra coisa.

Daí que cada um de nós deva fazer a sua parte. E o que podemos fazer? Carregar a equipa. Mesmo quando nos parece que ela não precisa. Mesmo quando Jesus nos diga que está "fresca que nem uma alface". Mesmo quando marcamos 8 golos em 1 semana. Mesmo aí.

Cada um de nós faz uma partezinha. Para além do trabalho que tem sido feito pelos blogues e bloggers activos, já aqui destacado, existe o trabalho mais próximo da equipa. Asssistindo aos jogos.

Em 6 milhões quantos ainda não foram este ano ao estádio. Quantos ainda não presenciaram de perto as demonstrações de classe que esta equipa dá semana a semana. Temos todas e mais algumas razões para querer ver o Benfica ao vivo. A equipa do Benfica não se tem limitado a ser 11 homens a tentar meter a bola na baliza. A equipa do Benfica tem proporcionado verdadeiramente espectáculo.

Pois bem, quem ainda não foi, que vá. O Benfica está à nossa espera.

Quantos de nós não gostam de assistir a uma final? Pois bem, as nossas preces foram atendidas: agora temos uma final a cada semana.

CARREGA BENFICA!!

Etiquetas:

4 Comments:

At 5:48 da tarde, Blogger Apanhados said...

Excelente Post!

Parabéns

 
At 7:59 da tarde, Anonymous rui_silva said...

Eu sábado faço a minha parte. Tou a ver se convenço a patroa a ir à Figueira da Foz na altura da Naval, visto que os pais dela são de lá, junta-se o útil ao agradável, loll.

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Velha Guarda said...

Exactamente, faltam 8 finais.
Independentemente de estarmos a jogar bem, não chega. É tudo contra nós e se tivermos um deslize, aí somos arrazados.
Firmes, apoiando a equipa nos jogos que correm bem e mal, fazendo valer a nossa mística.
Glorioso Sempre.
Saudações Benfiquistas.

 
At 2:02 da tarde, Blogger Gisela Baptista said...

belo texto e concordo temos de apoiar o BENFICA SEMPRE!!
os jogos que enumeraste não vão ser faceis até porque no 1º não vamos ter Xavi Garcia a meio-campo contudo gostei da exibição do Airton :D
Saudações

 

Enviar um comentário

<< Home