domingo, março 14, 2010

Operação Madeira... Operação Campeonato Nacional!

Jogamos hoje na Madeira mais um jogo decisivo para o título. Mais ainda atendendo ao facto de, na proxima jornada defrontarmos aquele que tem sido este ano o nosso maior adversário, o Braga.

Na medida do que havia previsto, o Paços, primeiro deste ciclo de 3 jogos decisivos foi uma das equipas que melhor luta deu ao Benfica.
Só que o nosso Treinador não brinca em serviço e preparou esse jogo ao pormenor, colocando a equipa a carregar desde o início, mostrando logo ao que vinha.

Espero o mesmo no jogo de hoje. Atitude e mostrar desde o primeiro segundo, na primeira jogada ao que vamos. Temos de ganhar esse jogo e essa vontade tem de ser expressa desde o primeiro toque na bola.

O Benfica tem de intimidar o adversário. Um adversário que será dificílimo até pelo 'score' (como diz o nosso Jesus) do jogo da 1ª volta. Será um adversário de orgulho ferido que defrontaremos. E desta vez com manuel machado no banco. Mais um (são tantos) anti-benfiquista ressabiado que tentará a todo o custo impedir a nossa vitória, algo que até é justificável e legítimo quando apenas se fala no plano desportivo, mas menos nobre se torna ao ver as posturas com outros adversários.

Espero que a equipa se recorde do jogo de Setúbal e do empenho que os jogadores setubalenses deixaram em campo. Espero também que a equipa não desmotive se não conseguir os seus intentos nos primeiros minutos, porque o jogo são 90... ou até 95, sendo que até o árbitro apitar, há jogo. Já sofremos na pele essa regra esta semana, mas também nós já ganhamos por acreditarmos até ao fim, recordando o jogo com a Naval na Luz (não me canso de ver esse golo do Javi).

Não acredito que a equipa desmoralize após as incidências do jogo com o Marselha, até porque, apesar da primeira parte mais fraca, o Benfica mostrou na segunda que é mais do que equipa para o Marselha. Daí que acredite que ganhamos lá.

Vejo esse empate de forma pragmática. Todas as grandes equipas fazem séries grandes de vitórias, mas que se resumem a apenas 6/7/8 jogos seguidos a ganhar. Normalmente após isso surge um empate ou até eventualmente, uma vitória. É normal. Basta ver o comportamento do Barcelona, Real, Manchester, Chelsea, Inter, Bayern, Lion, Bordéus ou PSV.
O que acontece é que normalmente essas equipas estão em várias competições ao mesmo tempo, levando a que esses empates não criem tanta mossa. Ou porque a tal escorregadela obrigatória acontece em jogos de fases de grupo, ou eliminatórias de 2 mãos, ou em competições sem importância. Parece-me que no caso do Benfica, o último percalço foi esta quinta-feira, podendo nos arrancar para mais uma nova série de vitórias. Para além deste factor, há que reconhecer que o Marselha foi a equipa mais forte que jogou este ano no Estádio da Luz, jogando como nenhuma outra fez. E, sinceramente, gosto de ver o Benfica jogar com grandes equipas. O Marselha é equipa de Champions e o nosso lugar é lá, daí que nada melhor que irmo-nos habituando.

Assim espero portanto, que hoje arranquemos mais uma grande exibição de querer, mostrando o quanto ambicionamos ser campeões.

Julgo que os benfiquistas da Madeira corresponderão, uma vez que já há notícias de esgotar-se o estádio do Nacional. Há que apoiar a equipa durante os 90m, para dar a ideia que jogamos em casa. Há que tolerar quando a equipa abrande caso esteja a gerir o jogo.
Como tenho dito, espero mais uma goleada, nem que seja de 1 a 0.

Nevertheless, como dizem os ingleses, ainda não me saiu da cabeça o jogo do Braga, aquele que para mim é o jogo do título, aquele que não admito que não se ganhe. Daí que apesar de esperar uma vitória contundente de uma equipa a mostrar credenciais, se me dessem a escolher entre ganhar hoje ou ganhar ao Braga, sem hesitar, ganharía ao Braga, até pelo impacto moral que impõe nas equipas (crescrente para quem ganha, desmoralizador para o derrotado).

Mais uma vez, exalto Jesus, pois importante importante é o campeonato, este jogo com o Nacional vale bem mais que o Benfica-Marselha e vice-versa. Não concebo esta equipa, com a qualidade de jogo que tem apresentado, a milhas de distância de qualquer equipa portuguesa e a rivalizar com o que de melhor se tem apresentado por essa Europa fora, não ganhe o campeonato. Quero o campeonato, queremos o campeonato, Jesus quer o campeonato e acredito solenenente que os jogadores querem o campeonato.

11 para 11, se o Benfica jogar o que sabe, já confiando na preparação milimétrica do jogo feita pelo Jesus, ganha o Benfica. Cá estarei para tecer as loas.

Carrega Benfica, mas carrega mesmo!

P.S. Apenas queria mostrar a minha desilusão por, no jogo com o Paços na Luz, não termos chegado sequer aos 50mil espectadores., num jogo importantíssimo, numa fase super-decisiva, em que o público pode ter uma palavra a dizer. Há muitos benfiquistas que se vangloriam dos 6 milhões, mas para mim esse número apenas serve para explicar o estado do Benfica dos últimos anos. Sou do tempo do estádio cheio de 120 mil benfiquistas eufóricos. Esperava que com a qualidade de jogo que a equipa tem explanado pelo menos metade comparecesse. Será que é pedir muito?!

Etiquetas: ,