quinta-feira, agosto 30, 2007
1-0 bastou...
Como há 2 anos o Benfica regressa às vitórias no jogo da Champions League. Que seja bom presságio e o pronúncio de uma boa temporada de convívio com os grandes da Europa, de onde não podemos ausentar-nos.
Que seja o tónico que faltava para arrancar a época.
Vale pela qualificação e pela injecção de moral que poderá advir do jogo e do resultado.
terça-feira, agosto 28, 2007
domingo, agosto 26, 2007
Humn...
Ok, ok... O estádio estava quase cheio. Mas tirando isso, a noite de ontem assumiu-se como uma desilusão.
Continuamos sem ganhar.
Custou-me imenso, mas, verdade seja dita, não se pode esperar que em 3 dias se consiga acordar de um sono profundo de 15 meses uma equipa.
De qualquer forma, vi este jogo como um investimento. Deu para testar os automatismos defensivos e deu para ver que era principalmente isso que Camacho quería.
Um dos jogos mais importantes da época é já na 4ª feira, e sem centrais disponíveis, havia que testar o miúdo (ao contrário do que FS fez com David Luiz que não o colocou contra o Aves para quase o queimar frente ao PSG).
Ora bem, o miúdo respondeu afirmativamente e, se tudo correr bem até teremos Luisão a fazer dupla com ele. Desta forma poderemos ter um meio campo mais forte com Katsouranis a apoiar Petit no trabalho de sapa e 1ª construção. Em abono da verdade este tem sido o calcanhar de aquiles da equipa. Não consegue fazer pressão no meio campo e despeja bolas inutilmente para a frente.
Positivo neste jogo foi ver que o Nélson parece estar a despertar para a vida (já havia dado alguns sinais frente ao Leixões, isto com concorrência é outra coisa). Era giro Camacho conseguir fazer com Nélson o trabalho que fez com Miguel.
Deu também para ver mais uma vez que Camacho não tem medo de apostar nos putos, não fosse lançado Romeu Ribeiro em campo.
Negativo foi ver que continua um Benfica muito santista. Como o próprio Camacho referiu, os jogadores parecem muito presos, não há grande mobilidade. Foi triste reparar que de cada vez que algum jogador se encontrava com a bola no meio de 2 ou mais vimaranistas não aparecia ninguém em seu apoio.
Negativo também foi ver a massa adepta amorfa. A euforia durou 5 minutos, depois calou-se tudo. O pior é que eu estava junto à claque do Guimarães e alturas houve em que mais pareciamos estar no estádio do Guimarães, dado que só se ouviam os canticos dos minhotos.
A excepção foi apenas para alguns brruaás causados pelos falhanços escandalosos e inadmissíveis de Nuno Gomes
Espero sinceramente que o panorama comece a mudar, já 4ª feira, se não fôr pedir muito.
É muito importante o Benfica continuar no convívio com os grandes, apenas assim poderá recuperar alguma da sua glória.
quinta-feira, agosto 23, 2007
segunda-feira, agosto 20, 2007
Confirmado.
Era o desejado, mas não resolve todos os problemas. Pergunto-me o que tería acontecido se se tivesse ganho ao Leixões. Por quanto tempo mais se mantería esta paz podre?!
Tendo em conta os rumores de férias em conjunto, já há muito o tapete havia sido retirado a FS, o que não abona muito em favor de LFV.
Assim deitou-se fora uma pré-época.
Do mal o menos, ainda não é tão tarde quanto isso.
Reitero: LFV fica muito mal na fotografia.
sábado, agosto 18, 2007
Mais do mesmo... 2º ano perdido?
É triste.
Ao falar esta tarde com o meu irmão havia vaticinado para o jogo de hoje um empate 1-1.
A sério, quem me conhece sabe que sou um adepto optimista, acredito sempre no Benfica, seja contra o Ameixoeira, seja contra o Liverpool.
Mas o facto de se sentar no banco aquele senhor, aliado ao facto do papel permissivo cumprido pela direcção da delapidação em tempoinoportuno e pontual de pedras basilares da estratégia da equipa, ao qual se junta o facto de o Leixões ser uma equipa reforçada pelos sempre apetecíveis refugos tripeiros que deixam sangue em campo a cada encontro com o Benfica, não me sugería outro vaticínio.
No entanto, com o decorrer da primeira parte, corrigi o minha previsão para 0-0, dada a fraca aptidão do Benfica em criar oportunidades de golo ou sequer chegar perto da balisa adversária.
Adiante.
Devo destacar, eu que ultimamente tenho sido dos maiores críticos dele, dada a inépcia que o tem caracterizado nos últimos tempos, Katsouranis. Excelente jogo a central, a comprovar aquilo que tenho dito: mais vale 1 Katsouranis a central que 0 no meio-campo. Fez boa dupla com David Luiz, se exceptuarmos a paragem cerebral geral da equipa no lance do golo do Leixões.
Outro destaque vai para Nélson. O que a concorrência não faz. Muito mais certinho, sem inventar e embora tarde, a subir para criar perigo.
Enquanto escrevo, oiço Carvalhal falar que o momento decisivo para a melhoría do jogo do Benfica foi a passagem do Nuno Assis para a direita. A isso adiciono a saída de Luis Filipe. Uma nulidade. Em termos atacantes, se não tinha mostrado nada a lateral no jogo anterior, neste como extremo, nada mostrou. Até nas tabelas com Nélson falhou, dado que os passes saíam todos mal. Ao sair, permitiu que Nélson jogasse mais solto, fazendo o corredor todo, propiciando os seus cruzamentos tensos, que realmente trazem o perigo à área adversária. Muita gente não gosta dele, mas reafirmo, o Benfica ainda tem muito a ganhar com Nélson em forma e motivadoe apenas por aí vejo o papel de Luis Filipe.
De Rui Costa nem vou falar, a mostrar pilhas alcalinasups, já falei. David Luiz idem. Léo aspas-aspas. Petit ainda a pilhas normais. Nuno Assis ainda estou indeciso e o outro Nuno, o Gomes ainda vai sem pilhas.
Espero sinceramente estar enganado, mas por enquanto Bergessio=derlei=0, apreciei deveras aquelas entradas a touro, esquecendo-se que tem de se desciar dos jogadores e trazer a bola consigopor onde anda aquele que fartava-se marcar nos treinos? Ah ok, eram defesas do Benfica.
Coentrão pelos vistos já se aguenta de pé. Boa notícia. Para ele e para nós. Espero que comece a ser má notícia para os adversário. De qualquer forma, não me iludo com estes putos que chegam agora e lhes é exigido mundos e fundos: são miúdos.
Cardozo. Bem, é bom que comece a marcar, pois já me começo a fartar dos cartões de apresentação do homem, é bruuáá atrás de bruuáá a cada remate, mas golos nem vê-los. Eu já disse várias vezes: Não precisamos especificamente de um gajo que remate bem, nem um alto e tosco, nem um tecnicista, nem veloz, nem nada. Precisamos, específica e tacitamente, é de um gajo que marque golos, muitos golos. Como o faz não é relevante. Temos de ser objectivos.
Tendo falado dos jogadores, falta o elemento chave. Fernando Santos.
Boa notícia. Já faz substituições antes dos últimos 10 minutos. Bergeccio entrou ao 54m.
Má notícia. Fernando Santos continua cá.
Passo a explicar. O Benfica continua com aquele jogo triste em que se troca a bola eternamente, mas chegar perto da balisa népias. Basta ver que na 1ª parte nem um remate para a história.
Não se admite a equipa do Benfica não ser mandona enquanto não marcasse contra uma equipa que veio agora da 2ª divisão?!!??! É incrível! Como é que a equipa só começa a pressionar, tentando marcar a sério só aos 75m?!?!?! Que porcaria é esta?!?!?!
Viu-se que quando o Benfica pressionou eles ficaram à rasca e que sería uma questão de tempoque já era pouco até marcarmos. Viu-se que eles já não conseguiam ligar 3 passes!
Porque não obrigar a equipa a pressionar antes?!?!?
Que raio de palestras que o homem dá que a equipa mantém-se apática até já ser tarde?!??!
No Benfica é para ganhar sempre. Seja em casa, seja fora, seja equipa grande ou pequena. E se fôr preciso invoco a máxima dos 15 a 0 do gato fedorento, porque só pensando assim e caindo em cima quando o jogo começa é que as coisas tendem a correr bem, ao invés de esperar pelos derradeiros minutos.
Adiante.
Quando o Benfica marcou ao minuto 89, eu, como todo outro espectador, já dava a vitória como certa. Contente por ter falhado o prognóstico, já tinha uma nova teoria: "isto este ano deve ser tipo Trappatoni, 1-0 à rasquinha até ao fim... e ainda ganhamos este ano." -Pura ilusão.
Mais um dejà vú. Uma fernando santice. Paragem cerebral geral e no último minuto de desconto, 1-1. Incrível.
Isto só acontece porque o Benfica não sabe defender um resultado.
Ora como é que se defende um resultado, na teoría do Fernando Santos? Equipa toda atráz da linha da bola, qual equipa que luta para não descer, e pontapé prá frente de cada vez que a bola é pingadanota: esta teoría podería ser retirada do livro "Defender o 1-0 para totós!". Posse de bola?! Que é isso? Não, nada. É tudo na área e rezar que não caiam muitas bolas.
Isto não há volta a dar.
Quanto mais cedo se dêr um murro na mesa melhor. Critico a direcção pelas sucessivas estupidesesperdoem-me o português, mas vi um jogo do Benfica treinado pelo FS, deixando sair em alturas cruciais jogadores chave e trazendo camionetes de projectos de jogadores. Mesmo daqui não ilibo o FS, pois ele próprio, como treinador, se fosse alguém com carácter tería dado um murro na mesa e insurgir-se-ía contra estas atitudes revolucionárias da direcção. Afinal, estão a minar-lhe o trabalho e o homem não se queixa?!?
A verdade é que se se mantiver o FS pior ficaremos. Quanto mais cedo tivermos um treinador melhor. Nunca ninguém o quis e ainda não fez nada para que mudássemos de ideia. E oportunidades não faltaram.
A malta vermelha anda desmotivada, até financeiramente isto é mau para o Benfica. Será que a direcção não vê isso?!?
Toca a ACORDAR!!!!!
Ao falar esta tarde com o meu irmão havia vaticinado para o jogo de hoje um empate 1-1.
A sério, quem me conhece sabe que sou um adepto optimista, acredito sempre no Benfica, seja contra o Ameixoeira, seja contra o Liverpool.
Mas o facto de se sentar no banco aquele senhor, aliado ao facto do papel permissivo cumprido pela direcção da delapidação em tempo
No entanto, com o decorrer da primeira parte, corrigi o minha previsão para 0-0, dada a fraca aptidão do Benfica em criar oportunidades de golo ou sequer chegar perto da balisa adversária.
Adiante.
Devo destacar, eu que ultimamente tenho sido dos maiores críticos dele, dada a inépcia que o tem caracterizado nos últimos tempos, Katsouranis. Excelente jogo a central, a comprovar aquilo que tenho dito: mais vale 1 Katsouranis a central que 0 no meio-campo. Fez boa dupla com David Luiz, se exceptuarmos a paragem cerebral geral da equipa no lance do golo do Leixões.
Outro destaque vai para Nélson. O que a concorrência não faz. Muito mais certinho, sem inventar e embora tarde, a subir para criar perigo.
Enquanto escrevo, oiço Carvalhal falar que o momento decisivo para a melhoría do jogo do Benfica foi a passagem do Nuno Assis para a direita. A isso adiciono a saída de Luis Filipe. Uma nulidade. Em termos atacantes, se não tinha mostrado nada a lateral no jogo anterior, neste como extremo, nada mostrou. Até nas tabelas com Nélson falhou, dado que os passes saíam todos mal. Ao sair, permitiu que Nélson jogasse mais solto, fazendo o corredor todo, propiciando os seus cruzamentos tensos, que realmente trazem o perigo à área adversária. Muita gente não gosta dele, mas reafirmo, o Benfica ainda tem muito a ganhar com Nélson em forma e motivado
De Rui Costa nem vou falar, a mostrar pilhas alcalinas
Espero sinceramente estar enganado, mas por enquanto Bergessio=derlei=0, apreciei deveras aquelas entradas a touro, esquecendo-se que tem de se desciar dos jogadores e trazer a bola consigo
Coentrão pelos vistos já se aguenta de pé. Boa notícia. Para ele e para nós. Espero que comece a ser má notícia para os adversário. De qualquer forma, não me iludo com estes putos que chegam agora e lhes é exigido mundos e fundos: são miúdos.
Cardozo. Bem, é bom que comece a marcar, pois já me começo a fartar dos cartões de apresentação do homem, é bruuáá atrás de bruuáá a cada remate, mas golos nem vê-los. Eu já disse várias vezes: Não precisamos especificamente de um gajo que remate bem, nem um alto e tosco, nem um tecnicista, nem veloz, nem nada. Precisamos, específica e tacitamente, é de um gajo que marque golos, muitos golos. Como o faz não é relevante. Temos de ser objectivos.
Tendo falado dos jogadores, falta o elemento chave. Fernando Santos.
Boa notícia. Já faz substituições antes dos últimos 10 minutos. Bergeccio entrou ao 54m.
Má notícia. Fernando Santos continua cá.
Passo a explicar. O Benfica continua com aquele jogo triste em que se troca a bola eternamente, mas chegar perto da balisa népias. Basta ver que na 1ª parte nem um remate para a história.
Não se admite a equipa do Benfica não ser mandona enquanto não marcasse contra uma equipa que veio agora da 2ª divisão?!!??! É incrível! Como é que a equipa só começa a pressionar, tentando marcar a sério só aos 75m?!?!?! Que porcaria é esta?!?!?!
Viu-se que quando o Benfica pressionou eles ficaram à rasca e que sería uma questão de tempo
Porque não obrigar a equipa a pressionar antes?!?!?
Que raio de palestras que o homem dá que a equipa mantém-se apática até já ser tarde?!??!
No Benfica é para ganhar sempre. Seja em casa, seja fora, seja equipa grande ou pequena. E se fôr preciso invoco a máxima dos 15 a 0 do gato fedorento, porque só pensando assim e caindo em cima quando o jogo começa é que as coisas tendem a correr bem, ao invés de esperar pelos derradeiros minutos.
Adiante.
Quando o Benfica marcou ao minuto 89, eu, como todo outro espectador, já dava a vitória como certa. Contente por ter falhado o prognóstico, já tinha uma nova teoria: "isto este ano deve ser tipo Trappatoni, 1-0 à rasquinha até ao fim... e ainda ganhamos este ano." -Pura ilusão.
Mais um dejà vú. Uma fernando santice. Paragem cerebral geral e no último minuto de desconto, 1-1. Incrível.
Isto só acontece porque o Benfica não sabe defender um resultado.
Ora como é que se defende um resultado, na teoría do Fernando Santos? Equipa toda atráz da linha da bola, qual equipa que luta para não descer, e pontapé prá frente de cada vez que a bola é pingada
Isto não há volta a dar.
Quanto mais cedo se dêr um murro na mesa melhor. Critico a direcção pelas sucessivas estupideses
A verdade é que se se mantiver o FS pior ficaremos. Quanto mais cedo tivermos um treinador melhor. Nunca ninguém o quis e ainda não fez nada para que mudássemos de ideia. E oportunidades não faltaram.
A malta vermelha anda desmotivada, até financeiramente isto é mau para o Benfica. Será que a direcção não vê isso?!?
Toca a ACORDAR!!!!!
___________________________
PS: O burro da imagem fica à vossa interpretação: ou é LFV com o Benfica às costas, ou é FS com a equipa às costas, ou sou eu por ainda me surgir o pensamento "ah... a gente ainda ganha isto".
terça-feira, agosto 14, 2007
Notas
O velhinho RUI COSTA
Nestes golos também eu chutei a bola... ah pois chutei! Não me canso de dizer, só quem não percebe nada de bola, ou é lagarto ou tripeiro pode querer falar mal deste senhor.
De resto:
O Katsouranis continua parado a ver os jogadores passarem por ele mais vale jogar sempre a central, ao menos não enterra.
O Adu apesar da tentativa do FS o queimar lançando-o às feras aos 25m de um jogo desta importância até mostrou alguma garra e pormenores.
O Coentrão passa mais tempo a limpar o chão ups, rimou.
Continuamos a entrar em campo com jogadores lesionados e desta vez o Mantorras não tem nada a ver com isso.
Alguém tem de chamar o David Luiz à razão isto dos cotovelos não vale.
Primeiro jogo oficial, primeira vitória. E descontando as 1001 críticas possíveis o resto é conversa!
PS: já mencionei que este senhor é o Maior?