Péssimo, péssimo sinal.
O Benfica dos últimos 5 jogos tem sido 'dormente'. Parece estar a querer voltar aquele Benfica em que os jogadores falam todos muito bonito mas depois dormem em campo.
Quando contra o Guimarães dera uma prova de força com uma grande exibição, contra o Leiria, baixou o ritmo tornando o jogo pastelão. E isto num jogo que lhe valia a liderança isolado.
Contra o Setúbal foi o que se viu. Um completo erro de avaliação do nível de dificuldade que o jogo prometia. Com um treinador lagarto (manuel fernandes), anti-benfica, que já se havia roído todo para tentar retirar pontos ao Benfica, na 5ª jornada, ainda no U.Leiria, era de esperar muitas dificuldades. Para mais sendo os setubalenses outros anti-benfica (sei do que falo dado que trabalho em setúbal e tenho de conviver com a azia deles todos os dias). Estes 2 pontos perdidos provocaram em mim uma azia de todo o tamanho, de tal maneira que só agora voltei a escrever. De todos os pontos perdidos, encaro estes como uma infantilidade, que nos poderá sair bem caro. Esperemos que não.
Contra o sporting, marcando uma vez mais cedo, o Benfica dormiu, sofrendo um golo que podería ter comprometido, num jogo que podería ter sido histórico, em que só por acaso goleou.
Contra o Belenenses, encostou-se ao 1-0 e a acabar o jogo podería ter levado o balde de água fria.
Contra o Herta, isto.
Mau, muito mau.
E sinceramente não me parece que seja tanto o cansaço, mas sim displicência, dada a forma como temos sofrido golos e baqueado na defesa. Exige-se concentração de quem diz querer dar a alegria do campeonato aos benfiquistas.
Em todos os jogos citados houve situações de claro excesso de confiança e displicência. Em alguns isso pagou-se caro.
O Benfica se realmente quer ganhar tem de manter a concentração no máximo, assim como a rotação. Só pode abrandar após 3-0, pois já se viu que não consegue gerir um 1-0 sem sobressaltos.
Eu sei que não são máquinas, mas para o Benfica, no campeonato português, manter o jogo com 0-0 ou até 1-0, é ficar à mercê dos erros de arbitragem que sabemos nós quem costumam prejudicar.
O Benfica se quer ganhar, tem de ser uma equipa à prova de azares (como aconteceu com o David Luiz em Setúbal e com o Javi em Berlim), e um Benfica à prova de azares não é um Benfica pastelão e de nariz empinado, como tem parecido.
Nos últimos jogos temos visto a defesa do Benfica demasiado insegura, a falhar passes em zonas proibitivas. Temos falhado demasiadas transições em que nós próprios criamos os lances de perigo para os adversários.
E depois, temos sido demasiado perdulários. Tem-se visto, curiosamente, em jogos em que até temos conseguido marcar cedo, a falhar oportunidades claras para matar o jogo e depois, quando não o matamos, entregamos o ouro ao bandido.
Aconteceu em Guimarães, Setúbal, sporting, Belenenses e ontem com o Herta. Marcámos cedo, tivemos uma ou duas ocasiões para marcar, falhamos, depois começamos a falhar passes em transição, perdemos a bola e concedemos oportunidades aos adversários.
Como muito bem observou o JAS na Ilíada Benfiquista, só o Benfica pára o Benfica. Acho que estes jogos têm mostrado isto. Temos tido dificuldades mais por nossa culpa e pela forma como temos abordado os jogos, principalmente quando em vantagem.
Por outra parece-me que o Benfica tem subestimado ou por outra não tem dado o devido valor a determinados adversários desta Liga (falando do campeonato nacional).
A avaliação dos adversários deve ser feita não só pela classificação e a qualidade de jogo dos adversários, mas também pelas ligações, seja do clube, treinador ou jogadores ao patriarcado corrupto.
Porque em termos motivacionais isso conta muito. Com mala ou sem mala, essas equipas irão seguramente correr o dobro ou o triplo contra nós, mesmo que isso signifique ficarem de rastos e perderem os jogos seguintes.
E isso até é mais uma razão para também nós nos motivarmos e corrermos o dobro ou o triplo. Para vencer convincentemente.
Também para retirar argumentos a todos aqueles que diariamente tentam tirar o mérito do Benfica neste campeonato.
Fizeram o mesmo com o campeonato ganho em 2004/5 e conseguiram, desvalorizando e conseguindo até que os próprios benfiquistas desvalorizassem esse campeonato. Um campeonato ganho com muito suor e merecidíssimo, duma equipa muito desfalcada e constantemente prejudicada e deitada abaixo pela m#$%a que é a comunicação social deste país.
Querem fazer o mesmo com este Benfica, fazendo crer que o Braga, sem desprimor para o excelente campeonato que tem feito, o merece mais que o Benfica. O Braga que não tem os mesmos jogos nas pernas (não chegou a entrar sequer na uefa saiu da taça e da taça da liga) e apesar de andar pareado connosco à frente do campeonato tem metade dos nossos golos, não passeando metade da classe que temos explanado nesta ligazita.
Tirar o mérito a uma equipa que marca tanto?! Que tantas vezes joga para deliciar o público? Que faz jogadas fantásticas como faz este Benfica?! O Braga tem mérito em estar connosco à frente, mas isso não implica retirar o mérito do Benfica, nem lhe concede o epíteto de melhor equipa do campeonato. Esse meus caros, é do Benfica, não tenham dúvidas.
Curioso que no ano em que o Benfica está bem, toda a gente fica histérica - já assim fora em 2004/5. E dia após dia se criam casos, fait-divers, manobras de diversão, tudo para tirar a atenção do que realmente conta: O Benfica tem jogado bem, melhor que todos os outros, está à frente e corre o sério risco de ser campeão.
E se houver justiça - que raramente há neste cantinho, o Benfica será campeão.
Agora para isso os jogadores têm de querer, têm de querer muito. E mostrar esse querer em todos os jogos. Não abrandar. Se têm de trucidar, trucidem.
Se o Benfica estiver a ganhar por 3-0 não há árbitro que nos tire a vitória. Recordo o jogo com o Nacional, em que ganhando 1-0, o árbitro valida um golo ilegal ao Nacional empatando o jogo e anula por 2 vezes indevidamente golos de Saviola perfeitamente legais que daríam o 2-1. Acabámos por ganhar por 6-1.
É isso que tem de ser feito. É essa a garra que tem de estar em campo. E não pode ser só nos jogos em que jogamos contra fulanos com inimizades com o Jesus. Tem de ser sempre. Pelo menos tentar. Podemos não o conseguir, mas ao menos ninguém nos poderá apontar o dedo.
Jesus prometeu jogarem o dobro ou triplo, mas tem de ser contra toda e qualquer equipa!
Neste momento faltam 10 jornadas, todas elas dificílimas para o Benfica dada a conotação dos adversários. E isto leva-me aos adeptos. Julgo que têm passado mais tempo a gozar com os adversários (legítimo dado que os outros também o fazem), mas têm de começar a virar as atenções mais para o próprio umbigo. Fiquei super desiludido por, na Luz com o Belenenses, num jogo ao Sábado à tarde, com bom tempo, não termos chegado aos 50M. Agora é que o Benfica mais precisa dos adeptos, no estádio a puxar pelo Benfica, e não perdendo tempo a gozar com a desgraça alheia. Faltam 10 jogos. Onde está a onda vermelha?
Eis o meu aviso à navegação:
Leixões (fora) - por sorte já saiu o josé mota, apesar de continuar sendo uma equipa aguerrida, tem tudo para o Benfica ganhar.
Paços de Ferreira (casa) - armadilha para o Benfica. Ulisses Morais normalmente emperra a equipa do Benfica, já tendo ganho e empatado. Dos jogos mais difíceis se encarado com displicência.
Nacional (fora) - apesar de bem mais fracos, devido ao factor psicológico associado aos resultados na ausência do Manuel Machado, sendo o jogo na Madeira, será de elevado risco. Mais um factor acréscimo de dificuldade é o facto de terem sido humilhados na Luz. Como se viu com o Setúbal, a vingança é bem preparada. Um jogo que deverá também ser bem preparado na medida em que se tentarão excluir jogadores nossos para o jogo do Braga.
Braga (casa) - sinceramente, não tenho tanta certeza que o Benfica ganhe este jogo. Exactamente pelo que foi o jogo lá e por todas as manobras de bastidores. A semana que antecederá este jogo será de ruído extremo, tentando colocar uma pressão imensa nos jogadores benfiquistas, e principalmente na equipa de arbitragem.
O Benfica teve a oportunidade de mostrar uma posição de força no jogo da primeira volta e, independentemente das condicionantes, não o fez, fazendo com isso crescer o Braga. Tem uma segunda oportunidade, esperemos que a aproveite.
* estou curioso para ver o que se dirá esta semana se forem roubados nas antas - a propósito preferia que o Braga perdesse, é mais benéfico para nós.
Naval (fora) - mais um treinador anti-benfica. É incrível como eles pululam por aí. O jogo de sorte que tiveram na Luz não pode repetir-se na Figueira. Mais um jogo que será preparado ao pormenor para evitar que nos mantenhamos à frente - é legítimo, apenas me custa que não o façam todas as semanas, contra todo e qualquer adversário.
sporting (casa) - espero sinceramente que o Benfica se decida a fazer um jogo decente com o sporting mais fraco de que me lembro. O primeiro derbi pareceu-me mais amigável que outra coisa, o segundo, a expulsão antecipada de um jogador do Sporting, deturpou o jogo e levou à displicência dos nossos jogadores na abordagem ao jogo. Nem coloco a hipótese de o Benfica perder pontos.
Académica (fora) - mais um mourinho-wannabe, neste caso com alguma qualidade. O tal que conseguiu dizer que perdeu por 4, mas ao menos não foi goleado. Jogo perigoso, mas que tenho poucas dúvidas nos sorrirá.
Olhanense (casa) - depois de na primeira volta ter sido o jogo em que o Benfica pior soube estar, não mostrando nervos para reagir condignamente às provocações de mais uma equipa treinada por um treinador anti-benfica, espero que desta vez sejamos homenzinhos e saiam de lá com uma boa goleada. Nem que seja por 1-0. E desta vez sem expulsões.
porto (fora) - era bom que já chegássemos a este jogo campeões, mas da forma como as coisas estão, tal não me parece que vá acontecer. Mais um jogo de nervos em que teremos de mostrar todo o nosso sangue frio e tentar reagir às provocações apenas com o nosso futebol em campo, ganhando. Jogar bem não chega. Temos de ser muito superiores para conseguir ganhar.
Rio Ave (casa) - na Luz será mais fácil.
Apenas mais um aparte: Obviamente quero que o Benfica ganhe todos os jogos. Obviamente saber-me ia muito bem ganhar a UEFA, mas as prioridades para mim são:
* 1º Campeonato
* 2º Campeonato
* 3º Campeonato
* 4º Campeonato
* 5º Campeonato
* 6º Campeonato
* 7º Campeonato
* 8º UEFA
* 9º Taça da Liga
Já o disse e reitero: O Benfica tem de ganhar uns quantos campeonatos para ganhar calo, habituar-se a ganhar e quebrar a hegemonia, que independentemente de tudo, tem sido portista. Só depois podemos ambicionar a algo mais. Já bastou o erro crasso do Koeman não ter apostado no campeonato em 2006, levando a que tenhamos adicionado mais 4 títulos aos corruptos. Não podemos vacilar novamente. Ter muitos adeptos não é título nenhum e não quero que continuemos a ser os maiores, sem provarmos que somos os MELHORES!
CARREGA BENFICA!!! Mas Carrega Mesmo!!
Etiquetas: deslizes, motivação, rescaldo