terça-feira, julho 29, 2008

Boa sorte Petit

Os jogadores que por cá passam e deixam marcas merecem o melhor.

Por isso a melhor das sortes para Petit e que tenha um final de carreira excelente.

Agora algo que não percebo é porque quando queremos algum jogador ele é-nos vendido a preços exorbitantes e deixamos ir um jogador destes embora sem qualquer contrapartida. Como é possível?

E como é possível ainda lá pastar o nuno gomes? Mais, sabendo nós a exorbitância que ganha para marcar 1 golo de 6 em 6 meses, nunca fazer uma época inteira dado estar sempre a lesionar-se e passar o tempo com medo da bola?

Rui Costa... gosto muito de ti, mas muito cuidadinho com o que andas a fazer. Por enquanto já se trouxe um autocarro de nada para o Benfica, reforço a sério só mesmo o Aimar, para além de nos fazer engulir o jorge ribeiro. Mau mau.

Continuamos sem um lateral direito e sem centrais decentes, e já estou a considerar que o Katsouranis fica e joga no centro da defesa.

sábado, julho 19, 2008

Aposta no cavalo errado? Ou como se cultivam cebolas...

Preocupa-me um pouco a indiferença com que se trata Adu.
Preocupa-me pois foi um jogador que o ano passado em poucas oportunidades que teve, mostrou sempre boas qualidades e principalmente, foi produtivo.

Estranho principalmente pela forma como sempre se acarinhou outro jovem, Di Maria, dando-lhe inúmeras oportunidades, que a meu ver nunca as soube aproveitar convenientemente, nunca deslumbrou.

Não digo com isto que Di Maria não seja bom jogador. Mas neste momento não o acho melhor que Adu. Palavra, nem um pouco. Nas inúmeras oportunidades que teve o ano passado, não lhe vislumbrei melhorías, principalmente ao nível da objectividade do seu jogo.

Já se falarmos de Adu, se compararmos o fatídico jogo que fez com fernando santos e os outros que fez mais à frente, foi muito mais produtivo. Marcou golos, aliás golos importantes e até se mostrou alguém que não tem medo de assumir responsabilidades.

Até no perfil julgo que Adu ganha. Nunca ouviram de Adu uma palavra de desânimo, mesmo vetado ao ostracismo, mesmo tendo sido abandonado como opção. Manteve sempre o seu discurso de aprendizagem demonstrando uma humildade acima da média para um miúdo da sua idade e com os dotes que tem. E julgo que ninguém tem dúvidas que os tem.

Neste momento só alguém de má fé pode acreditar que Adu seja apenas um miúdo ganês sobrevalorizado pelos americanos. Nas poucas oportunidades que teve, mostrou-se à altura, disponível, esforçado e principalmente, objectivo - quantos golos marcou? Em quantos minutos?

Já Di Maria, desde o primeiro dia que o olho de esguelha. Ainda não tinha aterrado já dizia que era 1 anito cá e depois saltava para o Chelsea. Ainda há dias dizia que não fez uma má época (não digo que a tenha feito, mas também não acho que tenha grandes motivos de orgulho) e que sería (onde é que já ouvi isto?) mais um ano cá e depois ia para Espanha ou Inglaterra. Quem o ouvisse diría que tinha feito uma época de encher o olho, que tinha demonstrado sem sombras de dúvida o seu potencial. Quem viu os jogos durante o ano, apenas dirá que por enquanto, foi só fumaça, e muita dessa fumaça, pouco fumo fez.


Neste momento Di María sabe jogar à bola, mas não joga ainda futebol. Pelo menos não vejo que jogar futebol seja apenas umas correrias loucas e umas fintas inconsequentes. Tem ali enorme potencial, mas ainda não é um jogador.

Irrita-me profundamente jogadores que estão cá mas com a cabeça já à frente.
O Benfica tem de ter no plantel jogadores que queiram estar no Benfica. E até ver, com um tratamento semelhante, Adu quer ficar no Benfica. Não quererá por certo, se fôr tratado como foi esta época: com desconfiança e desprezo.

Adu é uma pérola, saibamos nós aproveitá-la. Adu, sempre que jogou pelo Benfica fez algo de produtivo. Sempre que joga pela sua selecção destaca-se. Que mais é preciso ele fazer para o quererem cá?

Cheira-me mais uma vez a jogos de poder de empresários. E neste aspecto de certezinha o empresário de Di Maria é mais forte.

Faz-me lembrar a história do João Pereira. O Benfica precisando de uma alternativa para a lateral direita, troca o João Pereira, que não sendo nenhum ronaldo sempre jogou bem com a nossa camisola, defendendo-a com unhas e dentes, tendo sido até dos poucos campeões dos últimos anos, vindo da nossa "cantera". Que fez o Benfica? Primeiro empresta-o, ficando nós apenas com Nélson que sem concorrência só fez m#$% e depois, o ano passado, conseguiu fazer pior, trocando-o pelo Luis Filipe.

Enoja-me ainda mais esta situação sabendo que este ano se trouxe de volta o jorge ribeiro que saiu da forma como todos sabem, tendo as atitudes que todos viram sempre que jogou contra o Glorioso.

Ou seja, tratamos com desprezo quem nos serve com gosto e sua a camisola e passamos a mão pela cabeça dos mercenários que nos cospem em cima.

Desta forma dificilmente somos respeitados. A verdade é que nem nos damos ao respeito nem nos fazemos respeitar.

O Di Maria até pode ser muito bom, mas neste momento não é produtivo e quando realmente o fôr, de certeza que rompe connosco de uma forma pouco compensatória e irá produzir para outras paragens mais $$atractivas$$. Faço-vos uma pergunta simples, como acham que tería agido Di Maria, como Léo ou como o rodriguez?

O Adu... pelos vistos nunca o saberemos, dada a forma vil como tentam empurrar para fora do Benfica. Ainda não lhe deram razões para se afeiçoar ao Benfica... falta o tal carinho que os jogadores também precisam. Também eles precisam saber que acreditam neles.

P.S. Quero acreditar que estou errado. Quero acreditar que o Rui vê mais à frente. Mas da mesma forma que foi o Rui que nos ofereceu o Pablo Aimar, é o Rui quem traz de volta o "argh" jorge ribeiro.

P.S.2: Muito bem falou Quique Flores, só devemos contar com quem está no Benfica de alma e coração. Um jogador que tem a cabeça em outras paragens não se concentra no Benfica, nunca renderá o máximo e precisamos que todos, todos mesmos dêem os 100%.

P.S.3: Oportuna a entrevista do nuno gomes hoje ao record, mais uma vez a dizer que esta época é que é, esta época é que vai render. Veremos qual será a desculpa usada no final do ano, quando mais uma vez não render. Espero sinceramente que para Quique não haja vacas sagradas, pois é inadmissível o que este senhor tem estado a fazer todos estes anos no Benfica. Ponto assente: um ponta de lança marca golos, o resto é conversa (e dedos a pentear o cabelinho).

quinta-feira, julho 17, 2008

Até que enfim, uma prenda do Rui!

Já estava a desesperar por uma boa notícia.


Vamos ver se agora começa a endireitar.
Convém realçar que não é um jogador que faz uma equipa, aliás como se viu o ano passado em que o Rui sozinho foi incapaz de carregar o Benfica às costas.

Agora que é uma excelente notícia, isso é. Até porque até agora, tudo o que foi avençado para a Luz e que já foi comprado só me fez franzir o sobrolho. Parecia um remake do ano passado, sem as bocas do Vieira.

Não consigo perceber porque se vêm livres de um jogador como o João Pereira e vão buscar um cepo e mau carácter como o jorge ribeiro. Até porque estamos necessitados é de um lateral direito.

quinta-feira, julho 10, 2008

fait-divers e areia para os olhos

Não se trata de mais do que isso.

Neste momento está-se a fazer tudo para se esquecer o essencial.

Houve alguém que tentou corromper, nós todos, mas todos mesmo, sabemos que essa corrupção já existe aos anos.

Foi provado que esse alguém tentou corromper.

Toda a gente sabe o que dizem as escutas.

É assumido, pois até agora não se ouviu ninguém negar a corrupção que foi perpetuada.

Acho estranhíssimo que ninguém negue as vozes e as palavras e ande tudo de volta de tecnicalidades, se as escutas são legais, de reunião em reunião, tentando perder ou ganhar tempo.

O que me irrita é que nos jornais o que sai são estas questões, que as escutas não são válidas, que hoje alguém vai-se reunir, que o fax não chegou, que alguém fez não sei o quê na reunião tal.

Fodass! Houve corrupção e está provado! Por que é que isso não justificou até agora uma capa clara de jornal. É simples: CORRUPÇÃO!!! Toda a gente sabe quem foi.

Está, mais uma vez a tentar-se branquear o assunto, ganhando tempo para não sei o quê. Estas reúniões polémicas são meros fait-divers para não se olhar para o essencial. Essas reuniões em que não se decide nada é atirarem-nos areia para os olhos.

Agora acho irónico os corruptos serem julgados por eles mesmos ou por alguém por eles mandatado.

E sim! O governo devería intervir sim!
Independentemente de ter FPF no meio, que já percebemos assobia para o lado, devería intervir.
Afinal, a corrupção no futebol afecta a todos, e não falo só da má visibilidade que dá ao país, da sensação de impunidade dos corruptos. É uma indústria de milhões, e cada campeonato adulterado são milhões que vão para os bolsos de uns quando deveríam ir para outros que pelos vistos não têm as mesmas armas para competir.
É gozar com o espectador que faz trinta por uma linha para conseguir pagar a cada fim de semana um bilhete de 20 ou 30 euros para ser enganado.

Fodass, está na cara de todos. Dá na televisão. Não têem um video? Um gravador de DVD? É tão simples descobrir um padrão. Os beneficiados são sempre os mesmos.

Ou será que ainda há dúvidas?!?!?!