sábado, setembro 25, 2010

Mais uma...

Mais um jogo, mais uma grande penalidade roubada!
Pergunto-me o que será preciso para marcarem um penálti a nosso favor.

O incrível disto é que ninguém do Benfica fala. Estão à espera de falar quando perdermos mais um jogo?!

Nestes jogos em que ganhamos é que se deve falar, senão querem logo tirar-nos a razão. Quando ganhamos é a melhor altura para pôr o dedo na ferida. Acordem.

Vá lá que ao menos neste jogo não houve a chuva descarada de amarelos, valha-nos isso.

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 20, 2010

Qual é a surpresa?!

A mim só me admira que se mostrem admirados.

Ou andou tudo distraído os últimos 20 anos?

O ano passado apenas ganhámos porque fomos muito, muito, muito, muito superiores.

E notem que mesmo assim, só o conseguimos na última jornada.

Mas não estiveram cá o ano passado? Porque acharam que este ano sería diferente? Que este ano sería mais fácil.

Obviamente sería um golpe enormíssimo um bi-campeonato do Benfica.

Se tivéssemos encarado este campeonato como o do ano passado, este discurso sería inútil. Recordo-vos apenas do jogo com o Nacional na Luz.

Empate conseguido com golo em fora de jogo e o 2-1 duas vezes anulado: 2 golos mal anulados ao Saviola por fora de jogo inexistente. Resultado? Ganhámos 6-1.

Depois de um campeonato ganho à tangente na última jornada em que num país com lei o mesmo já tería sido ganho com 2 meses de avanço, o que se esperava para este ano?
Os árbitros são os mesmos, dos dirigentes apenas mudou o facto de o nosso presidente ter ajudado a colocar um vice-presidente dos corruptos na liga. Até os treinadores comprados são os mesmos. Apenas houve uma dança de cadeira. Tudo comprado. Macios contra a corrupção, comendo a relva contra nós. Em vez de lhes aplicarmos o mesmo tratamento do ano passado, baixámos a guarda. Deu nisto.

Continuo a dizer. Este campeonato já estava decidido à partida. A única hipótese de ganharmos sería ganharmos os jogos todos até ao porto e depois humilhá-los na casa da corrupção. Mas da forma desleixada como esta época foi preparada, não tenho grande fé. São demasiados adversários para tanto laxismo. Não basta ser bom.

Uma dica: não será assobiando os nossos.

Etiquetas:

Agora a míngua...

... sinceramente, depois do que se tem visto e se voltou a ver descaradamente esta jornada. só espero que não compareçam benfiquistas na Madeira. Vamos colocar esta canalhada toda à míngua! Seja na Madeira, em Portimão ou em Vila do Conde. Os benfiquistas têm de deixar de ser burros e deixar de sustentar quem os empurra para baixo. Pagamos os pregos que nos enterram.

Basta de sustentar tanta corrupção!

Hoje voltou a ficar mais um penálti contra os corruptos de sempre. Quem se lembra de quantos penáltis foram marcados contra eles nos últimos 10 anos?! Coincidência?! Não me parece. Até o Barcelona tem penáltis contra. São os imunes. No campeonato português existe uma regra: não vale penáltis contra a corrupção.

Espero que os benfiquistas já tenham aberto as vistas! Só no jogo de ontem, ao terminar a primeira parte 6 jogadores encarnados tinham amarelo. No final do jogo apenas 2 lagartos estavam amarelados. Como é possível? Só cá em Portugal.

A única hipótese que resta de o Benfica ganhar este campeonato é ganhar os jogos todos até ao porto e depois ganhar no terreno da corrupção. Não tenham dúvidas. O porto não irá perder 9 pontos assim do nada. Mais facilmente os retiram a nós. Pelo que só nos resta uma hipótese: cerrarmos os dentes e humilhá-los em casa.

Se não o conseguirmos ou mesmo se até lá voltarmos a claudicar, bye bye. Milagres não existem. Há que trabalhar o triplo.

'Falta muita frango para virar'!!!

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 08, 2010

Estamos mais fracos ou é mera ilusão?

Fracos?

O plantel do Benfica continua forte. Tem-se tentado passar a ideia de que o plantel do Benfica é mais fraco, mas isso não será assim tão verdade.

Extremos

Um dos pontos em que mais se tem pegado é na questão da ausência dos extremos e da falta de qualidade dos reforços. Ok que o Di Maria o ano passado fez uma época extraordinária, mas o que ninguém ainda disse foi que beneficiou da dinâmica da equipa. E essa dinâmica era de tal forma forte que mesmo quando faltou Di Maria e teve de jogar Urreta, não se deu pela falta do primeiro. E isto contra o porto na máxima força.

Para o lugar do extremo veio Gaitan. Pessoalmente, apesar da extraordinária época que Di Maria registou, parece-me Gaitan um jogador bem mais inteligente que Di Maria. Também tem técnica e a sua não é apenas válida com espaço, dado que pode mostrá-la em espaços reduzidos e para além de esconder melhor a bola, decide mais vezes melhor quando e como a soltar.

Podem argumentar que não tem a velocidade para os desiquilíbrios do Di Maria, mas pasmem-se: não há 2 jogadores iguais. Uma coisa é certa: Di Maria esteve cá 3 anos a encher chouriços, inconsequentemente enquando ganhava estaleca para jogar a sério enquanto me parece que Gaitan não precisará de tanto tempo.

Do outro lado do campo jogava Ramires. Em relação a esse, sou mais capaz de concordar com a falta que faz, mas encontrar jogadores do género não é nem fácil nem batato. Era importantíssimo na forma como compensava nas transições defensivas.

Para o seu lugar veio, aparentemente Sálvio. Ainda não se viu muito dele, mas se fôr realmente explosivo como os colegas o pintam, poderá inverter o esquema do ano transacto. De qualquer forma, qualquer um dos 2, Gaitan e Sálvio parecem ser bem mais solidários defensivamente que Di Maria.

Ramires compensava no lado direito a inclinação canhota do ataque benfiquista do ano passado.

Ora espero, que com Gaitan e Sálvio, não haja tanta necessidade de compensação, parecendo-me que o desiquilíbrio não estará tão inclinado à esquerda.


Tivemos algum azar com a lesão de Gaitan numa altura crucial, dado que na pré-época, se repararem jogava sempre os 90 minutos e parecia estar bem entrosado com os colegas.

Meio Campo

Há ainda Amorim que apesar das críticas todas que já lhe fizeram, o ano passado sempre que foi chamado a intervir, fê-lo com boa nota, marcando até alguns golos. Isso para além de se entender às mil maravilhas com Maxi.

O caso de Carlos Martins parece estranho mas não é. O Carlos mostrava-se em melhor forma e foi preterido por Aimar. Ora, a meu ver bem. Isto porque Aimar é bem mais inteligente que o primeiro, isto apesar das bombas. Aimar sabe bem melhor controlar os ritmos que o jogo deve seguir. De qualquer forma, é visível que temos um competidor à altura para o Aimar, que pode ser uma melhor solução em alguns jogos até.

Guarda-redes

Tem-se pegado na questão do guarda-redes para incentivar essa teoria. Já muito se falou, pelo que não pisarei muito na questão. Parece-me uma questão mais psicológica que outra. Note-se que desde Preud-homme, já chegaram tantos guarda-redes ao Benfica e é curioso que nenhum vingou. A crítica é feroz mesmo antes de calçar as luvas. Veja-se o caso do Butt, que quando veio para cá, dizia-se por aí que vinha para a reforma, criando um ambiente tal que o homem teve de se ir embora quase sem jogar. Será alguma surpresa que tenha surgido, teoricamente já reformado, este ano na baliza do vice-campeão europeu e campeão alemão, tendo ido até ao Mundial? O Moretto era mau? Esse era assobiado pelos próprios adeptos desde a primeira vez que calçou as luvas.

O único que se salvou desse tribunal antecipado foi o Quim que psicológicamente é uma rocha, vide episódio dos penálties contra o Milan. E isso não quer dizer que fosse melhor tecnicamente que os outros. Tinha era uma personalidade inabalável.

Para além da crítica dos adeptos não é fácil acordar e ver escrutinado em todas as primeiras páginas todas as intervenções, com culpa ou sem, que se tenham tido durante o jogo.

Veja-se por exemplo a performance de Eduardo. Acham que resistiría no Benfica após estes últimos 2 jogos.

Veja-se o Helton. Antes do jogo da supertaça, nos jogos com as equipas francesas, havia falhado em metade dos golos. Alguém falou nisso? Não vi jornal nenhum que destacasse a cena.

Ataque

Epa, estive a comparar, e não é que a nossa dupla de pontas-de-lança, que com tantas alegrias nos brindou o ano passado, manteve-se no Benfica? Continuamos com Saviola e Cardoso na equipa e julgo que não é preciso explicar o que ganhamos com isso.

Alterativas

Basta ver que em termos de alternativas, a Martins e Amorim, junta-se, quando o ano passado apenas tinhamos no banco Weldon e Keirrison, Kardec e Jara - alguém nega a sua qualidade e o seu potencial?

E quando o ano passado não havia alternativa a Javi Garcia, temos agora o Airton. E ainda acham que estamos mais fracos.

E então? Porquê o mau início?

A culpa do mau início não será do guarda-redes. Será sim da sobranceria que temia que acontecesse no início da época. Como ganhamos somos os melhores. É sempre assim. As análises ao Benfica são sempre extremistas.

Agora, como não ganhamos, até parece que temos uma equipa fraca. A meu ver continuamos a ser quem tem a equipa mais forte. Basta ver os jogos das outras equipas para comparar.

A única questão é que cá em Portugal, o Benfica não pode ser só mais forte. Tem de ter uma mentalidade predadora, sempre concentrada nos seus objectivos e feroz nas movimentações necessárias para tal.

Mentalidade

É uma questão de mentalidade.

Basta ver que por exemplo o ano passado, massacrávamos nos primeiros jogos, sem que o Quim tocasse ou tivesse de tocar na bola. Recordo o jogo com o Marítimo, o Setúbal e o Belenense. Quantas vezes chegaram à nossa baliza? Quim era um espectador.

Já este ano, a equipa toda (e não é um elemento exclusivo) anda aos papéis. Vejam a forma como sofremos os golos de bola parada. Para além do keeper, há sempre alguém a dormir antes dele.

É necessário concentração a 200%. Como disse Jesus quando chegou, jogar o dobro ou o triplo. Senão não chega.

Ou será que não repararam que o ano passado, apesar de estarmos a milhas da concorrência, quer em termos de jogo jogado, quer em termos de golos marcados, apenas na última jornada nos foi possível levantar o caneco?

Erro nos objectivos - novo ciclo?

É que estupidez das estupidezes, quando terminou o ano passado veio LFV apregoar o início de um novo ciclo, como se de uma vitória à tangente se pudesse concluir algo. A ajudar ainda veio Jesus vangloriar-se (estava no seu direito e concedo que o fizesse no final de uma jornada tão longa e penosa que cumpriu com distinção) com conversas de Champions.

Isso para mim é arrogância demagógica. E por um lado foi isso que nos trouxe onde estamos hoje.

O objectivo é e tem de ser claramente o Bi-Campeonato, nem pode ser de outra forma. E mesmo assim, não se iniciará ainda um novo ciclo, não é num dia que se desmontam anos e anos de teias de corrupção.

Basta ver que 80% dos benfiquistas contavam como favas contadas o jogo da super-taça, como se não tivessem assistido meses antes ao que sucedeu no estádio do dragão.

Esse jogo foi crucial. Já na altura eu avisava que esse jogo era importantíssimo, pois iría deitar a moral de uma equipa abaixo. Foi a oportunidade que nós tivemos para ferir de morte um treinador acabado de chegar, sem experiência nenhuma. Deixamos passar e ainda por cima, perdendo, fomo-nos psicológicamente abaixo.

O Benfica o ano passado começou bem porque beneficiou do factor surpresa, ninguém esperava um Benfica tão forte e tão comprometido com o seu objectivo, principalmente depois de um início de Verão tão quente.

União de inimigos - o medo

Este ano não temos o factor surpresa e temos algo contra nós: o MEDO visceral que as figuras dominantes do sistema têm de nós ganharmos. É vê-los por estas alturas cerrrarem os dentes e reforçarem-se uns aos outros de forma a que consigam juntos impedir o nosso sucesso.

Daí que seja importantíssimo que estejamos todos concentradíssimos e focados no nosso objectivo a 200 ou 300%. Como se arrancou o ano passado.

Adeptos mais relaxados

Chega de pessimismos. É incrível como o ano passado nos primeiros jogos do campeonato o Estádio da Luz tinha sempre assistências na ordem dos 40 mil e depois do que se fez o ano passado ela tenha descido para os 30 mil.

A única leitura que se pode ter é que também os adeptos, à imagem dos jogadores e treinador que tantas críticas lhes merecem agora, também descomprimiram, e também os adeptos agora dormem à sombra dos sucessos do ano passado.

Só podemos ganhar se estivermos todos, mas TODOS focados num objectivo.

O Bi-Campeonato é vital, é importantíssimo para continuarmos a destruíção dos alicerces da corrupção. O Benfica precisa de nós como nós do Benfica. Pelo que temos de encher os estádios deste país e mostrar que estamos com a equipa.

E estar com a equipa não é o ridículo de aplaudir pontapés de baliza ou atrasos de bola, quando esses mesmos que dão esses aplausos ridículos são os mesmos que na próxima jogada vão assobiar e vaiar o guarda redes e os jogadores da sua equipa quando por eventualidade falharem.

Objectivo

A equipa tem material para estar mais forte, falta o cometimento ao objectivo:

o BI CAMPEONATO!

Se Jesus conseguiu fazer a época que fez o ano passado, acredito que com mais experiência, se colocar os pés no chão, também conseguirá vencer este ano.
Por isso, vamos deixar os fatalismos de lado, apoiar e encher o estádio de modo a que se possa repetir este ano:

Carrega BENFICA!!!

Etiquetas: ,

sábado, setembro 04, 2010

O Bom Gigante

Nunca cheguei a vê-lo jogar. No entanto faz parte dos que tornaram este clube grande. Fez parte activa da geração que mais notoriedade deu ao Benfica.

Muito obrigado por tudo e que agora descanse em paz esperando que cá em baixo continuemos a dar-lhe as alegrias que já nos deu.

PS: crédito da foto ao Coluna II

Etiquetas: ,