quinta-feira, julho 23, 2009
quarta-feira, julho 22, 2009
Evidências
O golo do Benfica no jogo de ontem, da forma como foi marcado nunca acontecería no campeonato português.
3 hipóteses do que realmente se passaría:
1) Tería sido assinalado fora de jogo inicialmente ao Saviola
2) O defesa tería ceifado o Saviola antes de entrar na área ou até dentro dela
3) Tería sido assinalado fora de jogo ao Cardozo
Não tenhamos ilusões, este ano será mais do mesmo. E assim se desvaloriza a gestão e o investimento feito pelo Benfica, em favor de outros.
terça-feira, julho 21, 2009
Rescaldo
Positivo:
* posse de bola, bola no pé
* pressão sobre o adversário
* linha avançada com grande qualidade
* fábio coentrão
* aimar
* adesão da massa adepta
Negativo:
* aquelas laterais não inspiram grande confiança
* transição defensiva - apesar da pressão, houve muitas situações em que o adversário conseguia aparecer em superioridade numérica
* fracas alternativas a Cardozo e Saviola - desespero pelo 3º avançado
* falta revezar as boas trocas de bola curtas com trocas de flanco e alargamento do jogo, evitando a previsibilidade que torna a anulação do nosso jogo mais fácil
Nevertheless, temos de ser positivos. Continuamos com um bom plantel, junte-se-lhe Javi, Ramirez e Weldon e já poderemos ver melhor o valor da equipa.
Recomendo uma boa análise a ler no blogue jogo directo
segunda-feira, julho 20, 2009
Sem euforias, mas com muita atenção
Sem euforias, mas com muita atenção.
Temos uma grande equipa, com grandes jogadores (algumas lacunas colmatáveis - GR, laterais, extremo direito e avançado extra), um bom treinador, mas há um factor que torna o inevitável quase impossível que é a tal "estrutura"
E verão como funcionará essa "estrutura" em ano de penta.
Será mais descarada que nunca.
Tentará de todas as maneiras compensar as saídas do lucho e do lisandro
Cabe-nos a nós adeptos e principalmente bloggers fazer ruído de cada vez que formos espoliados e acreditem, vamos ser.
Cabe-nos a nós valorizar o que é nosso de cada vez que tentarem deitar algum jogador nosso abaixo - e já começaram este ano com os GR e o Yebda.
Cabe-nos a nós chamar a atenção à escandaleira que é a deturpação dos resultados com equipas com 5 ou 6 emprestados de determinado clube que comem a relva
Cabe-nos a nós carregar o Benfica nos jogos maus, que vai acontecer, mas se fizermos como em 2004/5 seremos capazes
Cabe-nos a nós fazermos da Luz um inferno mas para os nossos adversários e não para os nossos jogadores
Cabe-nos a nós, pois acredito que se fôr LFV, que ao contrário de alguns críticos já o fez, cairá em saco roto e será visto como choramingas
Cabe-nos a nós, pois acima de tudo o Benfica somos nós
Se há coisa que me irrita é ouvir dizer que somos os maiores do mundo
Como é possível sermos tantos e termos tão pouca influência?
Como é possível sermos tantos e sermos tantas vezes tão roubados por tão poucos?
Como é possível sermos tantos e sermos tão influenciáveis, virando-nos contra nós próprios, sendo tão nocivos contra todos os nossos propósitos?
Acorda Benfica, tá na hora! Temos de deixar de viver de sonhos e memórias e fazer deste ano uma realidade! Temos uma grande equipa, não vamos deixar que este ano seja desperdiçado!
Et Pluribus Unum! Todos por um. Todos pelo Benfica!
Vamos unir-nos por um objectivo. Vamos unir-nos pela defesa do Benfica.
Com unhas e dentes, vamos colocar a garra e irreverência que sempre exigimos aos jogadores nos nossos blogues, nas nossas conversas de café, nas nossas críticas, na defesa de tudo o que é o Benfica.
Vamos, Carrega BENFICA!
sexta-feira, julho 17, 2009
Cócegas...
Com a devida vénea ao antitripa. Convém não esquecer estes pormenores nas análises à nossa equipa, aos nossos jogadores e à nossa "fraca" estrutura.
15 Julho 2009 - 00h30
‘Apito': Relação de Guimarães muda decisão de Vila Verde e aplica penas suspensas
Martins dos Santos apanha dois anos
Volte-face. O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o antigo árbitro Martins dos Santos a dois anos de cadeia, em pena suspensa, mas que, face a uma punição similar (20 meses) de que o ex-juiz foi alvo em Gondomar, pode ser revertida em prisão efectiva. Para além de Martins dos Santos, também foram condenados o filho Daniel Santos (um ano), o antigo árbitro Belarmino Aleixo e o dirigente do Vilaverdense, David Rodrigues, estes também com dois anos em pena suspensa.
O Tribunal de Vila Verde não havia encontrado razões para condenar os arguidos neste caso do ‘Apito Dourado’ e decidiu-se, em Março último, pela absolvição dos quatro acusados. A juíza justificou-se então com as dúvidas que lhe suscitaram os indícios recolhidos.
O processo refere-se ao jogo Vilaverdense-Maria da Fonte, da 3ª Divisão nacional, referente à época 2003/04. De acordo com a acusação do Ministério Público, Martins dos Santos terá recebido um telefonema na véspera do encontro, disputado a 9 de Abril de 2004. Do outro lado da linha, David Rodrigues prometeu prendas para Martins e para o filho Daniel, árbitro da partida em questão.
No balneário, foi então deixada uma meia libra de ouro, de valor aproximado de 50 euros, entendido pelo Ministério Público como uma moeda de troca pelo favorecimento do Vilaverdense, que acabou mesmo por vencer (1-0) o encontro e subir de escalão.
PORMENORES
MARÍTIMO-NACIONAL
A outra condenação de Martins dos Santos, 20 meses de prisão em pena suspensa, resultou do Tribunal de Gondomar, no caso relativo ao Marítimo-Nacional, de 2003/04.
Se no caso Marítimo-Nacional Martins dos Santos foi julgado por corrupção passiva, já no de Vila Verde o antigo árbitro foi punido pelo mesmo crime, mas na forma activa.
A meia libra não terá agradado ao filho de Martins dos Santos, Daniel Santos, que foi o árbitro do Vilaverdense-Maria da Fonte (1-0), da 3.ª Divisão. De acordo com o MP, Daniel estaria à espera de um relógio.
Tânia Laranjo/Sérgio Pereira Cardoso
(in Correio da Manhã, online)
Ecos noticiosos anteriores, recolhidos na net ou em escutas relacionados com a notícia:
O ex-árbitro Martins dos Santos, do Porto, admitiu ao telefone ter ficado contente com a vitória do FC Porto no jogo dos quartos--de-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, frente ao Rio Ave, arbitrado pelo próprio. No dia seguinte do jogo (que decorreu a 11 de Fevereiro de 2004), a Polícia Judiciária interceptou uma conversa entre Martins dos Santos e Carlos Carvalho, membro do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto (AFP), na qual o antigo árbitro disse: "O que eu queria era que me corresse bem o jogo, (...) que me corresse bem e que ganhasse quem ganhou." Este caso consta de uma certidão enviada pelo Ministério Público de Gondomar para a comarca de Vila do Conde, na qual "propõe" uma acusação de corrupção desportiva activa para Adriano Pinto, presidente da AFP, e corrupção desportiva passiva para o ex-árbitro.
Uns dias antes do jogo, que o FC Porto venceu por 2-1, foi interceptada uma conversa entre Adriano Pinto e Martins dos Santos. O presidente da Associação do Porto fez votos para que "o Martins seja sempre o melhor em campo". Esta afirmação foi entendida pelo MP de Gondomar como uma forma "encapotada" de o dirigente Adriano Pinto solicitar a Martins dos Santos que benefeciasse o FC Porto. O que poderá confirmar-se pela resposta do ex--árbitro. "Diga aos nossos amigos que... o senhor, para mim, é como um pai, e como tal, eu... não me esqueço! (...) Vou ser eu mesmo", garantia.
No final do jogo, Martins dos Santos foi jantar com Lourenço Pinto, advogado do Porto com uma forte ligação ao FC Porto. A meio do jantar, e segundo o Ministério Público, porque sabia que os dois estavam juntos a jantar, o presidente portista Pinto da Costa, falando sobre Martins do Santos, "soltou" uma piada a Lourenço Pinto: "Esse senhor, hoje, devia ter marcado quatro penalties a nosso favor."
De acordo com a certidão, Martins dos Santos foi o árbitro convidado para o jogo inaugural do Estádio do Dragão como forma de pagamento de "anteriores benefícios" ao FC Porto. O clube terá pensado em convidar outro árbitro, mas o presidente da AFP, Adriano Pinto, tranquilizou Martins dos Santos, garantido-lhe a presença no desafio com o Barcelona, a 16 de Novembro de 2003.
"A certa altura, eu zanguei-me, porque não queriam que... deixar o senhor inaugurar o campo (...) e foi de lá de dentro que escolheram outro, e eu tive de dar um murro na mesa para... para voltar a ser... você. (...) Eu sou contra a ingratidão, você sabe bem disso...", referiu Adriano Pinto a Martins dos Santos.
sábado, julho 11, 2009
Euforia? Qual euforia?
Mas qual euforia?
Quais são os benfiquistas que vocês conhecem que estão eufóricos?
A euforia quem a faz são os jornais, todos os dias com capas do Benfica, como se não houvessem outros clubes (eu compreendo, os outros não vendem).
Ou agora um benfiquista já não pode ter vontade de ir ver os seus jogadores num treino que já está eufórico? Irrita-me profundamente esta imagem.
O meu irmão vive em Genéve e foi ver o primeiro treino do Benfica. Está eufórico? Nem um pouco. Apenas teve vontade de voltar a ver aquelas comisolas com aquele símbolo. Vê-los a correr e a marcar. Mas não está mais optimista que eu. E nesse aspecto o realismo impera.
Que culpa temos se nos outros clubes os adeptos não acarinham os seus jogadores.
Julgo que grande parte dos benfiquistas tem noção das dificuldades que o Benfica sempre terá para conseguir um título, mas não podem ser estas dificuldades a impedirem-nos de acreditar e de apoiar os nossos. Não estou eufórico e pelos meus amigos benfiquistas ninguém está. Tirando os jornais que têm orgasmos com o número de gente que os treinos do Benfica conseguem mover (mais que em certos estádios) mais ninguém está eufórico.
Temos bem noção que este ano é bem possível o porto fazer o penta e tudo farão para nos desestabilizar, pelo que este ano ainda será mais difícil que o anterior.
E sinceramente, apesar de sentir que se está a contruir uma boa equipa, à imagem do que já se havia feito o ano passado, continua a ser o rival quem tem mais possibilidades de ser campeão, por todas as razões e mais algumas, mas mesmo que não houvesse aquela "organização" tão propalada que toda a gente sabe o que é, eles partiríam como favoritos, na pole, exactamente porque ganharam o último ano e isso moraliza. É como começar um jogo e marcar 1 golo aos 5 minutos - até podes perder, mas as possibilidades de ganhar aumentam muito.
Agora não é por isso que vamos baixar os braços e chorar. Temos de continuar o nosso caminho, desligar das contrariedades, ignorar as facadas que nos vãodando, lamber as feridas e continuar a lutar. Estamos a construir uma boa equipa, com base na que já tinhamos o ano passado e vamos apoiar a equipa até ao fim.
E só com muito suor e talento conseguiremos chegar lá. E com muito estômago, pois teremos que ser bem fortes para aguentar os murros no estômago que certamente nos irão disferir. Como disse o Jesus: "Temos de jogar o dobro, ou mais". Temos de ser exigentes, mas teremos de ser todos. Tanto os jogadores, como os treinadores, o Rui e o presidente. E também nós adeptos, temos de ser mais exigentes e não engulir tudo o que nos tentam impingir, não podemos cair na cantiga quando tentarem queimar um jogador nosso, pois a táctica é simples: Primeiro elevam-nos aos céus, depois tiram-nos o tapete, de forma tão bruta que perdemos a nossa própria confiança. Vamos cair muitas vezes, mas temos de ter sempre força para levantarmo-nos e fazer ainda melhor. Relembro a forma como se ganhou o último campeonato. Começamos bem, surripiaram-nos uma série de vezes, mas de cada vez que nos tiravam o tapete, conseguimos ir buscar forças para chegarmos novamente acima. Nunca conseguiram aplicar-nos o KO. Temos de fazer o mesmo agora.
A crítica não pode ser fácil e gratuita, tem de ser construtiva e no sentido de fazermos sempre melhor.
Mais uma vez, não considero que apoiar a equipa seja estar eufórico. Por isso, como muitos outros vou continuar a apoiar.
FORÇA BENFICA!
sexta-feira, julho 10, 2009
Políticas
Não percebo é porque não se apostou no Nené e queria-se dar 5M por um sulamericano (com todos os problemas de adaptação que daí decorre) que nem me parece grande espiga. O Nené marcou golos de toda a maneira e já conhecia bem o campeonato português. Mas ok, renova-se com o Nuno Gomes.
Para já não me parece que necessitemos de um outro ponta de lança. Pagar 5M para um potencial suplente? Ou será que realmente se quer vender o Cardoso? Não me parece que sejamos assim tão estúpidos.
Quanto aos guarda-redes, tenho uma opinião que é bem diferente de 90% dos benfiquistas.
sexta-feira, julho 03, 2009
E o tribunal diz que...
As eleições são legais.
Do tribunal da Luz já se adivinha o resultado.
Será que este despacho do tribunal vem colocar alguma água na fervura que se sentia?
Espero que agora seja possível uma pré-época mais pacífica, de modo à equipa ter condições para crescer pacíficamente. Toda a gente pode votar, deixando expresso com o seu voto, fosse em branco, no Vieira ou no bruno, a intenção dos benfiquistas.
Julgo que estas incidências até podem ser benéficas para o Benfica, desde que as cizões acabem aqui e toda a gente se una em torno da equipa benfiquista. Isto porque LFV sentiu que não está como quer e o seu trabalho estará a ser avaliado minunciosamente e qualquer deslize será fatal, pelo que cada passo será dado com todo o cuidado e estará mais concentrado e empenhado que nunca no sucesso do Benfica. Sabe que no final da época poderão fazer o balanço. Neste momento o sucesso desportivo é a prioridade. Eu como sempre acredito, mas julgo que todos os Benfiquistas esperam (alguns mais desesperadamente que outros) que o Benfica ganhe mais cedo que tarde, ou seja, já esta época.
Espero que toda gente se concentre agora em campanhas em favor do Benfica em vez de contra alguém.
Força Benfica, pois só o Benfica interessa!
PS: 91% para Vieira, 6,5% para votos brancos e 2,5%. Estou escandalizado. O rapazola teve 505 pessoas a votar nele, estou surpreendido.
Eu já votei, e tu?
Vai fazer a tua parte. Não podemos deixar que sejam os mesmos juristas que ilibiram a corja da corrupção a decidir o futuro do Benfica.
quinta-feira, julho 02, 2009
Só para rir mesmo...
A lista do bruno pirralho acaba de publicamente desincentivar os sócios a irem votar amanhã. Porque será? Receio do resultado do que pensam os benfiquistas? É este o espírito democrático de que o tal bruno fala? Talvez se se candidatar ao seu clubezeco talvez o tratem melhor.
quarta-feira, julho 01, 2009
Tudo às urnas!!!
Este senhor que nem vou adjectivar, a mando de alguém ou procurando protagonismo que nada atesta merecer, acaba de nos convocar a todos para aderirmos em massa às urnas e garantir que nem 1% dos votos terá.
Peço a todos os benfiquistas que se dirijam às urnas para mostrar o que os benfiquistas querem para o clube. Eu também pedi eleições antecipadas. Este delinquente também as pediu, mas pelo que se percebe, apenas para executar a sua tentativa de golpe, que neste momento soa a premeditado. Concorrendo sozinho ganha, mas mesmo que isso sucedesse, o que julgo não haver condições, temos, seja pelo voto em branco seja pelo voto em Vieira que deixar bem expressa a nossa vontade!
Este delinquente ao que parece vem tentar acabar com a obra que Damásio e Vale Azevedo começaram.
É curioso o apetite que o poder no Benfica desperta, mesmo não ganhando nada nos últimos tempos.
A águia não dorme. Tudo às urnas!