domingo, setembro 30, 2007

Luisão

Luisão, jogador do Benfica, a comentar o empate da sua equipa na recepção ao rival Sporting (0-0), em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv:

«É um clássico, mas para um Benfica que está a precisar de crescer é um mau resultado. A nossa equipa tem capacidade para dar mais e tem de dar mais do que mostrámos nos últimos jogos

Mais uma desilusão...

Desde já salvaguardo que a minha análise é a possível dado que só vi a 2ª parte do jogo.

E desde aí só posso querer crucificar o Nuno Gomes. Desculpem-me, mas aquilo que ele falhou, nem o ponta de lança do Cascalheira falhava, sem desprimor ao mesmo. Qualquer ponta de lança avançava para a bola com ganas e fuzilava sem dó nem piedade. Ele não, ele quer dar um toque subtil. Subtil têm ele sido estes últimos anos no Benfica. Confesso que sempre foi o meu ódiosinho de estimação, mas este ano esperava que ele se transcendesse e desatasse a marcar golos. Isto devido ao facto de ter mais concorrência. A verdade é que pelos vistos, continua sem ter concorrência, pois o Benfica continua sem um ponta de lança que marca golos. E assim não vai lá.

Deiam uma vista de olhos por todos os plantéis grandes da Europa e digam-me qual o plantel que ambiciona com legitimidade a algo e que não apresente um ponta de lança que marque golos. Lembram-se de algum? Eu não.

Após este breve bater no morto, o que se pode dizer do jogo?

O Benfica nem jogou mal, nem que sequer foi um mau espectáculo, de parte a parte. O problema é que o Benfica não ganhou. Pelo 4º jogo consecutivo. Isso deixa qualquer um frustrado.

Pelo que vi, destaco apenas alguns jogadores pela positiva.

Rodriguez, que neste momento parece-me o melhor reforço de todos. Tem garra, técnica e não tem medo de partir para cima, para além de ter bom sentido colectivo, como demonstrou mais uma vez no jogo de hoje. Nunca deu uma bola por perdida.

Edcarlos. Deve ter feito o melhor jogo desde que chegou. Jogou simples, mas foi implacável, não dando qualquer veleidades ao adversário, fosse qual fosse que lhe aparecesse pela frente.

O destaque Rui Costa é óbvio. No entanto é terrível constatar que quando se anula o Rui, anula-se o jogo atacante do Benfica. E apesar de não ser fácil marcar o Rui, é fazível.

Adu. Entrou e apesar de complicar em alguns lances, "cavou" um penálti que o árbitro se encarregou de ignorar.
Positivo também o regresso de Luisão e Nélson. Uff! Finalmente. Falta só Petit e David Luiz.

Negativamente, terei de destacar Nuno Gomes e Di Maria. Autores de 2 falhanços escandalosos inadmissíveis neste tipo de jogos. O de Nuno Gomes pouco mais há a dizer. Em relação à oportunidade de Di María, faz-me alguma espécie, que um avançado que se encontre apenas com o guarda redes pela frente opte por passar a bola, a medo, por esta não estar na direcção do seu melhor pé. É sabido que os esquerdinos são cegos do pé direito, mas ali, nem que mandasse a bola às couves, até porque passou a bola ao Nuno Gomes, logo o efeito sería o mesmo.

Continuo sem perceber porque Camacho tira Rui Costa a 5 minutos do fim. Não creio que seja para poupar, pois quem joga 85 minutos, não descança em 5. Parece-me que abdicou de ganhar o jogo, uma vez mais.

Incrível o comportamento do fiscal de linha. Já se esperava que a cena da Reboleira tivesse "algo por tráz", que envolvería este jogo. Quando é que aquilo é penálti? Esqueceram-se foi de avisar o Pedro Henriques, que não foi em modas. Deve estar a doer muito a alguém.

Nos 5 jogos de Camacho, apenas 2 vitórias e 3 empates. 6 pontos perdidos o que a juntar aos 2 que FS já havia esbanjado, dá 8 de atrazo em relação ao líder. Realmente parece que vamos lutar pelo 2º lugar.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Mau

Ao contrário de muitos, não gosto de ganhar assim.

Foi um penálti que não existiu onde o Benfica nem sequer jogou grande coisa.

E triste, mas este jogo será o suficiente para os adversários passarem o resto da época a azucrinarem-nos a paciência de que "ah e tal... se não são as ajudas...". Enfim.

Esquecem-se é de lembrar os penáltis claros que houve nos jogos com o Leixões e o Guimarães, em que o Benfica empatou.

De qualquer forma não se salda um erro com outro. Por isso, sinto pelo Estrela, que apesar de também não ter feito um jogo por aí além, não merecia ser espoliado.

O pior é que agora será a semana toda, para não dizer as próximas semanas a baterem-nos por isso, e será desculpa para os árbitros virarem-nos ainda mais a cara.

Falando do jogo, que como frisei anteriormente, via como uma oportunidade de observar a segunda linha do Benfica, essa segunda linha nada mostrou. Tirando Coentrão e Adu, mau demais para ser verdade. Butt então, pode ir mexendo os cordelitos para em Janeiro ter outro clube, até porque deve voltar Moreira, e, entre ele e Moreira, 10000000 de vezes o Moreira.

Miguelito mostrou porque continua sem oportunidades. Dabao tentou. Ao menos dou-lhe o mérito de ter tentado chegar à bola quando viu que ela não chegava à área em condições. Zoro mostrou o que vale naquele "quase" penálti que o comentador viu.

Enfim. Espero sinceramente não nos enganarmos com Camacho. Espero que esteja a integrar bem toda a gente para daqui a uns tempos termos uma verdadeira equipa, com opções. Isto porque neste momento, pouco mais temos que Rui Costa e mais uns lampejos. E quando assim é, basta anular o Rui para anular o Benfica. Viu-se com o Braga.

Soltas...

Podem apreciar a apresentação do Centro de Estágio do Benfica vulgo "Caixa Futebol Campus" feita pelo próprio José António Camacho.

Entretanto, e a propósito do mesmo, analizando as recentes declarações do Domingo e ontem, só consigo ou quero interpretar de uma forma.

Camacho pretende inchar os tripeiros, de forma a que se julguem a melhor equipa do mundo, produzindo alguma sobranceria.


Desta forma talvez consiga que tirem um pouco o pé do acelerador.


O problema é a postura das equipas que jogam contra o porto. Porra, parece que não têm ambição nenhuma. Dá a ideia que o porto já entra em campo com os jogos ganhos. Digo isto sem tirar mérito ao porto, que o argh, como me custa tem.


Enfim, espero sinceramente que o Benfica consiga recuperar, pois ainda há muito campeonato.


Via o jogo com o Braga era um barómetro para medir a competitividade da equipa - correu mal.


O jogo com o Sporting será outro, onde se poderá ver ao que ambiciona esta equipa - espero que corra melhor.


Depois temos ainda outro desafio dificílimo frente ao Shaktar, onde, ao contrário do jogo com o Milan, poderemos ver até onde poderá ir o Benfica na Champions. Ao contrário do que muitos dizem, o Shaktar é uma excelente equipa, como equipa e como conjunto de jogadores - só de pensar em Lucarelli, tremo, e será muito difícil ao Benfica levar de vencida, mesmo sendo o jogo na Luz.


A permeio temos o Estrela. Dará hoje para ver o que vale a chamada 2ª linha do Benfica.


Camacho teve ontem uma tirada que vem de encontro ao que eu penso. Adu, por muito bom que seja, ainda não está preparado para o futebol bem mais competitivo dos campeonatos europeus, bem mais rijos e cheios de espartilhos tácticos. De qualquer forma acredito que este jogador está a maturar-se e ainda poderá ser reforço. Talvez ainda não agora, mas faltará pouco.



Eu ainda acredito, e tu?

domingo, setembro 23, 2007

Deja vù...

Um jogo "à la" Fernando Santos. Só faltou o golinho da praxe a terminar o jogo.
De resto, esteve lá tudo, o arrastar em campo, o dar a iniciativa de jogo ao adversário, o não conseguir levar a bola para a frente, a substituição para queimar tempo a 5 minutos do fim quando estamos empatados?!?
Primeira equipa pouco mais que mediana que encontramos e é isto?
Ai ai, ai ai...

Valeu pelo Binya que ao menos mostrou-se como um bom substituto de Petit, tem qualidade. E valeu-nos Quim por 2 defesas à salvador, pois se temos sofrido um golo, hoje de certeza que não nos safaríamos.

6 pontos. À 5ª jornada já perdemos 6 pontos para a frente. Incrível. Assim, torna-se difícil sermos campeões.

Ah... alguém consegue explicar-me porque é que os laterais direitos estavam trocados? O que fazia João Pereira do outro lado e o que faz o argh luis filipe do nosso? Dass! O que está à espera Camacho para colocar o Nélson? Espera-se que o lateral do Benfica saiba dar 2 toques seguidos na bola sem tremer e já agora que não seja tão fácil passar por ele.

Ai Ai, Ai Ai...

Pelas sequências de resultados, confirmados pelos empates de hoje, Mancini e Ranieri que se cuidem. Então Ranieri deve estar com um suor frio já conhecido. Anda um fantasma por aí.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Jogo da Jornada

Arsenal 3 - Sevilha 0.

Uma 1ª parte de tirar o fôlego. Duas equipas de filosofia atacante, com excelentes executantes. Desde Kanoute, a Fabregas, passando por Navas e Adebayor, intermediando em Daniel Alves, Rosicky, Poulser, Lahm e etc.

Tudo isto condimentado com muita disposição, muita pressão ao adversário, muitas jogadas bonitas, a rasgar.

O 3-0 final é um bocado pesado, mas o Arsenal mostrou que também tem algum estofo e que não é à toa que lidera neste momento a Premier League.

Grande jogo. Grande espectáculo.

terça-feira, setembro 18, 2007

Uns pózinhos de realidade...

De todas as equipas italianas, o Milan e a Juventus são as que menos hipóteses dão em termos de possibilidades de discutir o resultado.

Há que realçar que o Benfica jogou sem Petit e o pior é que terá de se aguentar sem ele durante 2 meses, sem a dupla titular de centrais Luisão e David Luiz são claramente os titulares da defesa e sem o lateral direito efectivo alguém ainda acredita que é Luis Filipe é suposto tirar o lugar a Nélson?, mantendo-se da defesa titular apenas Léo.

Os factos mencionados acima, levaram a que o Benfica estreasse uma dupla de centrais completamente nova. Para além de nova, demasiado macia. Miguel Victor é jovem, com todos os defeitos e vantagens que daí pode advir, Edcarlos estreou-se agora, aparenta em campo estar completamente perdido, e independentemente da qualidade que até possa ter, nem ele nem os 2 juntos poderíam ser páreo para Kaká e Insaghi.

Não gosto de o fazer, mas terei de destacar negativamente um jogador do Benfica. Luis Filipe. É fácil passar por ele, é inseguro com a bola nos pés e parecendo um paradoxo dado ter começado a sua carreira como extremo, não sabe atacar.
Desculpem-me, mas estava com esta entalado.

De resto, apesar de termos perdido, podemos dizer que safou-se o resultado. Isto porque foi tangencial, e, olhando ao que o jogo foi, com o Milan, apesar de não ter forçado muito, ter criado oportunidades clamorosas em catadupa, foi generoso. Muito por mérito de Quim, que hoje fez uma daquelas exibições de encher o olho, com defesas impossíveis de bradar aos céus.


Ninguém sabe dizer porém o que tería acontecido se, de qualquer forma, ele não tivesse cometido a falha que cometeu no 1º golo do Milan, mas cheira-me que cedo ou tarde o Milan marcaría.

Destaco positivamente Cristian Rodriguez. Confesso, não o conhecia. Fiquei curioso ao ver o golo marcado no fim de semana passado, mas uma vez que não pude ver o jogo, não pude confirmar as credenciais do jogador em causa.
Pareceu-me um jogador calmo, sem medo de ter a bola, levando-a controlada por entre os jogadores adversários, sem tentar despachar convém recordar que estava a jogar contra o melhor meio campo do mundo, com segurança, entregando e indo-a buscar novamente. Sinceramente fiquei impressionado.

Vou falar de Di Maria, mas não vou embandeirar em arco. Apareceu na 2ª parte, tentando fazer algo, mas sempre demasiado individualmente, nunca sabendo o tempo certo de soltar a bola, tentando resolver sozinho. Ok, tentou. Mas apenas teve algum sucesso quando os jogadores do Milan baixaram a guarda, na 2ª parte, pois na 1ª, enquanto os jogadores do Milan davam poucas tréguas, perdeu muitas bolas ao tentar fazer sozinho o que competia à equipa. É um jogador excelente, mas tem que descer um pouco à terra.

Rui Costa. Tentou, mas o adversário era outro e pior, já o conhecía. De qualquer forma, ainda criou os lances de maior perigo do Benfica na 1ª parte.

Katsouranis. Certo. Tem rendido bem mais quando actua a central. A trinco passa um pouco ao lado. Obviamente que perde pois do outro lado da balança aparece Petit, logo, a comparação prejudica-o.

Maxi apesar de tudo, nem jogou mal. Não se esconde e isso é bom.

Com isto dá para ver que temos um problema nos próximos 2 meses. Ok, nem todos os meios campos têm a qualidade do Milan. Mas não será solução termos um eixo central tão tenrinho como o de hoje, pelo que Katsouranis dá mais jeito no eixo da defesa que no meio campo. Daí necessitarmos de algum sub-petit. Alguém que possa fazer a posição e cumprir. Não se pede brilhantismos, mas cumprir é exigível.

Cardozo, confesso, ainda não me convenceu. Tem um bom pé esquerdo, mas só isso não basta. Eu basicamente quero golos. E quero-os de qualquer maneira, com o pé esquerdo, direito, joelho, barriga ou cabeça. E Cardozo ainda não mostrou isso. E hoje enviou uma bola à barra quando se pedia que marcasse para jogar ao limão já temos o Nuno Gomes e esse ao menos já conhecemos.

Camacho desiludiu-me. Esperava que colocasse a dupla Cardozo-Nuno Gomes, mas não foi tão audaz. Acho que a equipa ganharía com isso. Rui Costa não precisava estar tão à frente à espera das bolas, trazendo-as de tráz, e teríamos um meio-campo mais combativo. Mas enfim, é fácil falar à posteriori isto apesar de antes do jogo eu ter sugerido o Nuno Gomes.


Continuo a achar que é positivo calhar com o Milan na fase de grupos. Continuo a achar que vamos à Liga dos CAmpeões exactamente para estes jogos e, se já tivessemos mais clássicos destes nas pernas, talvez tivessemos mais estaleca.
Mas é positivo nem que seja pelo facto de não calharmos com eles nos oitavos, caso passemos.

Não fiquei totalmente chateado.

Assim de repente...

Lembrei-me do último jogaço que fizemos em Milão, nesse mesmo estádio...

Pedia era que a vitória agora nos sorrisse.

E como quem não quer nada, resolvi apelar a um jogador de quem eu sou um dos maiores críticos de sempre... NUNO GOMES!

Mensagem do Milan ao nosso Rui...

Os grandes clubes sabem sempre prestar homenagem aos seus mais amados:

QUE BOM REVÊ-LO

Após 5 anos de Milan, Rui Costa, no verão de 2005, optou por voltar para casa, o Benfica. Agora os torcedores rubro-negros têm a chance de abraçá-lo. Nos olhos a sua classe e aquela carta especial...

Ele sempre dizia: 'Gostaria de encerrar minha carreira no Benfica'. Manuel Rui Costa nunca havia escondido a sua vontade de retornar, um dia, para sua casa. Desde 2001, ano em que escolheu vestir a camisa do Milan. Após sete anos na Fiorentina, Rui jogou cinco anos com a camisa rubro-negra, vencendo uma Champions League, um Scudetto, uma Supercopa Européia, uma Supercopa Italiana, uma Copa Itália. Mas para além dos sucessos em campo, o português deixou uma herança mais significativa, feita de emoções, passes (mais de 50...), proezas, classe e paixão. Os torcedores do Milan o amaram, do início até o final. Mas não tiveram a oportunidade de saudá-lo e desejar-lhe boa sorte por ocasião de sua despedida, em maio de 2005.

Stam havia saudado a todos fazendo o giro do campo em San Siro, Sheva escolheu ficar junto com a torcida, na curva rubro-negra. Ele, Rui, nunca se despediu de verdade.

Ao contrário. O amor entre ele e o Milan superou as fronteiras da Itália. A demonstração ficou evidente por um gesto em particular. De Portugal, antes de Atenas, chegou à via Turati um fax absolutamente especial.

Com um 'boa sorte' verdadeiro, sentido, mágico, como o remetente. Rui, que em Istanbul estava presente, escreveu ao Milan antes da final da Champions League na Grécia: 'Quem teve a sorte, como eu, de viver a Família do Milan, jamais esquece e jamais deixa de se sentir parte dela. Compreendi isso ao voltar para o Benfica, uma opção muito sentimental que me trouxe de volta às minhas raízes coroando um sonho que havia me acompanhado desde o dia em que, ainda um garoto, deixei Lisboa.

O Milan porém entra nas veias e não sai mais, por isso gostaria de transmitir ao sr., ao Presidente, a Carlo e a todos os rapazes que o meu coração estará com todos vocês em Atenas. Estou orgulhoso daquilo que vocês souberam fazer nessa dificílima temporada e sei que saberão encerrá-la como Milan, com a classe e a coragem que só o Milan sabe exprimir nesses momentos 'especiais'! Bater o Liverpool será uma pequena revanche para mim também... (esta
a carta de Rui, publicada em 18 de maio no site acMilan.com).

(Rui Costa com Maldini, Sheva e Inzaghi com a Champions League 2003)

Aconteceu assim: O Milan bateu o Liverpool também por Rui e por todos os protagonistas da final de 2005. Foi o que declarou Adriano Galliani em Atenas, após a esplêndida vitória. Lendo a carta de Rui, a realidade pareceu simples. Diante daquilo que está escrito compreende-se a atitude 'melancólica do Rui rubro-negro em relação a Florença. Rui é um homem de sentimentos, de valores, de calor.


A camisa, o clube, o público, tudo passa a fazer parte do coração de Rui que hoje se comporta em relação ao Milan do mesmo modo que fazia como milanista em relação ao mundo viola. Firenze e Milão são as suas cidades italianas.

(O número 10 que Rui vestia é hoje de Clarence Seedorf, seu grande amigo)

Agora o mundo milanista está pronto para revê-lo e abraçá-lo. Estará vestindo outra camisa, o nosso Rui, e entretanto, estamos seguros, para muitos as cores diferentes se confundirão, não parecerão assim tão nítidas. San Siro não vê a hora de observá-lo novamente no campo onde ele deu o máximo de si por cinco temporadas.

Antes porém terá também a oportunidade de ouvi-lo: o nosso ex-número 10 e hoje número 10 do Benfica será protagonista da entrevista coletiva da véspera da 'primeira' da Champions em Milão. Em companhia de Camacho, Rui responderá às perguntas dos jornalistas. E no dia seguinte voltará para ele o efeito San Siro. O abraço em seus ex-companheiros e agora amigos.

Em todo o ambiente rubro-negro que ainda tem vontade de dizer-lhe, mesmo como adversário:

'Obrigado por tudo, Rui'.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Benfica... Reencontro com a História


domingo, setembro 16, 2007

Prata!

Mais uma medalha para Portugal, mais uma medalha para as modalidades do Benfica.
Não foi o ouro, mas acredito que ainda o será.

Parabéns Telma!

Palavras para quê?

sábado, setembro 15, 2007

Hoje temos Benfica...

E cheira-me que também teremos, finalmente... ADU!!!!!

quinta-feira, setembro 13, 2007

Tsc, tsc...

Já se perguntaram porque é que a modalidade se chama "Futebol de 11" ???

Esta geração pode ter mais individualidades em termos técnicos, com jogadores muito mais tecnicistas, mas falta-lhe o espírito de equipa que, tirando o Mundial da Coreia-Japão, sempre existiu na outra. Saindo Rui Costa e Figo, que tão importantes foram nas campanhas anteriores, foi-se o elàn.


Aposto que o "cepo", como muitos apelidam Pauleta, teria facturado nestes jogos contra equipazitas do calibre de Arménia, Polónia e Sérvia.

PS: Tive que repetir a imagem, afinal estes jogos têm tido demasiado parecências com os do Benfica do FS, jogos sem chama, com golos contra no final dos jogos e decisões de arbitragem a lixar-nos.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Taça da Liga

Estrela da Amadora - Benfica no dia 26 de Setembro na Reboleira "Estádio José Gomes".

Pena, pois até simpatizo do Estrela, mas calham-nos sempre para a taça.

Novo Kit

O meu mai' velho já é sócio. Aproveito agora para associar a minha filha mais novita, que fez agora 1 anito.

Juntos somos mais fortes!

domingo, setembro 02, 2007

3-0 é melhor...

Bem diferente.
Não foi uma exibição de encher o olho, longe disso. Mas foi um jogo melhor, principalmente na 2ª parte. O que saltou mais à vista foi a facilidade com que se criavam - e se falhavam - oportunidades de golo.

Destaques:

Di Maria - excelente jogo, sem medo de ir para cima dos jogadores, já a sofrer na pele o que os defesas adversários costumam fazer aos avançados benfiquistas. Para mim destacou-se pela maneira aguerrida como disputou os lances. A mostrar querer.

Rui Costa - um senhor jogador, sempre o foi, porque havería de deixar de o ser. Tendo em conta que, em virtude das limitações defensivas da equipa, tem jogado mais atrazado, auxiliando Petit, mesmo assim consegue aliar uma capacidade goleadora acima do normal, até para ele. É isso e a tranquilidade que dá à equipa. Jogar com o Rui ao lado é outra coisa.

Quim, Petit, Katsouranis e Miguel Vitor - mais um jogo sem sofrer golos. Tendo em conta que temos os centrais habitualmente titulares, é obra.

Cardozo - pelos golos, principalmente o 1º, pois o 2º é pénalti. Revelou oportunismo e frieza curiosamente o que lhe faltou numa oportunidade anterior. De um ponta de lança, digam o que disserem, eu quero é golos. Pode ser com a cabeça, com pé direito ou esquerdo, com o joelho, a barriga, mas quero é golos!

Menos bom Luis Filipe. Parece-me muito inseguro, treme com a bola nos pés, e parece não quero ser vinculativo dado o pouco tempo que ainda tem com a equipa não saber atacar. Um paradoxo tendo em conta que começou a carreira como atacante. Digam o que disserem, continuo a preferir o Nélson.

Negativo também as muitas faltas que os jogadores do Benfica cometem em zonas perigosas. Mais irritante se torna se essas faltas acontecem em situações de pouco perigo, denotando precipitação e falta de calma.

Uma coisa é certa, possivelmente poderão desaparecer todas aquelas críticas às contratações do Benfica. Cardozo já marca, Di Maria impressiona e até Maxi Pereira mostrou alguma irreverência.

Duas semanas agora para Camacho e os jogadores "se conhecerem" e poderem dar alguma consistência ao que se quer do jogo. Apenas 1 semana desde que chegou, pelo que não tem tido a calma nem o tempo necessário para evoluir qualitativamente os processos de jogo.
É importante, até porque o próximo jogo é com o "europeu" Braga.

sábado, setembro 01, 2007

Vanessa Fernandes

Depois de Nélson Évora a natural e já esperada vitória da nossa Vanessa.
As modalidades do Benfica estão de parabéns. Têm feito um bom trabalho no recrutamento dos melhores atletas. Que seja para continuar.

Parabéns!