É assim, o Benfica ganha e vamos todos a correr comprar jornais, revistas, livros e todo o tipo de publicações que possam ter o Benfica como tema.
Daí que não perceba as razões de haver tanta caneta de aluguer que se divirta a deitar o Benfica a baixo e rejubile mais com as derrotas que com as vitórias.
Mas alguém tem dúvidas do boom de vendas que existe após uma vitória do Benfica. O próprio exemplo que se pode tirar de uma mera vitória em um qualquer jogo em que se esgotam em 3 tempos os jornais nas bancas, devería servir de barómetro do que representa em termos de vendas um campeonato ganho pelo Benfica.
O Benfica vende. E ao contrário do que muitas vezes tentam passar, vende bem mais quando ganha do que quando perde.
Qual é o Benfiquista que tem vontade de comprar um jornal após uma derrota? Eu nem sequer aceito receber o Destak, Metro e demais que são à borla só para não ter de me cruzar com uma qualquer página que relate a nossa derrota.
E, sinceramente nem sou grande tipo de comprar jornais desportivos. Uma vez ou outra quando vou a uma consulta ou tenho que apanhar alguma seca em alguma repartição pública, pouco mais. É nessas ocasiões ou em alguma outra vitória do Benfica que represente mais que uma simples vitória. Por exemplo, o ano passado comprei o jornal quando ganhámos ao Nápoles, por ter sido uma vitória rara sobre um adversário italiano. Não mais comprei jornais.
Já este ano tem sido um fartote. Na contratação do Saviola, nos 8-1 ao Setúbal, os 6-1 ao Nacional, o 1-0 ao porto, a final da Taça da Liga... enfim, foi um fartote. Que correspondeu a um fartote de vitórias históricas.
Deviam tomar isso como exemplo em vez de tentar em todas as edições boicotar o sucesso do Benfica. O Benfica quando ganha, vende. E faz vender. Faz vender muito.
Enerva-me o facto de haver tanta caneta de aluguer a escrever contra o Benfica.
A título de referência destaco os melhores:
* revista do Diário de Notícias - O melhor em termos de conteúdo. Tem a análise do que foi a época do Benfica e a posterior análise jornada a jornada. Peca só na capa ser fraca.
* livro Benfica Campeão do jornal aBola - Um pouco abaixo do anterior, embora com o mesmo género de conteúdos. Positivo a capa dura, garante que guardarei o livro durante mais tempo.
* Domingo Vamos à Luz - Ofereci aos meus filhos. É quase como uma história de como é a viagem à Luz. Livro muito bem conseguido e que por certo cativará muitas crianças. Os meus filhos adoraram as ilustrações e até se identificaram com alguns momentos descritos pelo livro.
* Campeões, Campeões, Nós somos Campeões - Outro para crianças. É mais giro pelas caricaturas dos jogadores. Curiosamente os meus filhos gostaram mais do outro, pelas histórias.
Carrega BENFICA!!