sábado, novembro 27, 2010

Desabafo...

(Nota prévia: continuo a apoiar Jesus)

"Parece-me que a equipa está a passar por uma crise mental; a capacidade de reacção a uma contrariedade é praticamente inexistente. Insisto na ideia que me parece mais chocante: a equipa não está disposta a sofrer.
Porque embora esta equipa não seja tão boa como a da época passada, vale muito mais do que aquilo que tem feito.
Falta eficácia, falta definição no último terço, a organização desfaz-se, não tem conta o número de cantos desperdiçados por uma equipa que na época passada dominava completamente este aspecto tanto na componente ofensiva como defensiva. Continuar a falar dos jogadores que saíram, mesmo tendo eles sido importantíssimos, é querer passar ao lado dos problemas.
Ontem tinha bastado pressionar o Hapoel à saída da sua área. Das poucas vezes que o fez, o Benfica ganhou a bola e criou perigo. Devia ter sido fácil." JVP dixit.

Eu acrescento à questão mental a inflexibilidade táctica desta equipa, que para além de associada à teimosia insistente de Jesus (e atenção que ainda acredito nele) está também ligada à frase do texto de JVP "a equipa não está disposta a sofrer".

Será que o Benfica tem analisado a época?
Às vezes dá a ideia que não. Com uma equipa assim, amorfa e numa crise enorme de confiança, nunca, mas nunca Jesus pode jogar da forma como quer. E é preciso perceber isso. Antes que seja tarde demais. E tarde demais até para ele.

Não perceber que o jogo chave desta época foi o jogo da supertaça em que o Benfica podendo marcar posição apenas se fragilizou é dar valor apenas às consequências. E essas consequências, que ainda não sendo nefastas, para lá caminham, só aconteceram porque o Benfica insiste em colocar-se em bicos dos pés ao invés de valorizar determinados jogos como devería. E sim, falo do jogo com o porto. E não, não falo do último. Falo sim do primeiro, da supertaça, pois foi a partir daí que o Benfica começou a cair, qual baralho de cartas emparelhado.

Enquanto o Benfica não aprender a enfrentar esses jogos como se do último se tratasse acontecerá isso.

O Benfica tem uma política de comunicação Péssima
O Benfica passa a vida a ser enxovalhado pela imprensa e nada faz senão uns míseros comunicados desfazados no tempo e na importância. Falha sempre ao atacar o essencial. Ah... e é tão fácil colocá-los em sentido.

O Benfica é atacado pelos adversários, sejam treinadores ou dirigentes e o Benfica considera-se algum visconde demasiado digno para dar resposta à altura. Mesmo com argumentos suficientemente palpáveis para calá-los e envergonhá-los em público.

O treinador do Benfica é atacado e no Benfica ninguém nada faz para o defender, para mostrar confiança nele e reforçá-lo. Dá sempre a ideia que não interessa para nada, mesmo que tenha sido o treinador que nos deu a melhor época em termos de alegrias dos últimos 20 anos. O Benfica nunca, mas nunca defende os seus treinadores! Deixa-os sempre numa posição fragilizada. Quando muito defende o presidente.

Até os comentadores que defendem o clube são atacados e o Benfica deixa cair a sua defesa. Veja-se o que aconteceu com os Gatos, um dos quais até sportinguista, que em detrimento de caprichos do cão raivoso que os corruptos têm no jornal abola, que foram impedidos de escrever. Ora o RAP é o cronista benfiquista mais apreciado e que melhor defende o Benfica. Aquele senhor que dirige esse jornal apenas serve para fazer campanha presidencial? Tão cedo não vêm um tostão meu. Com isto, o Benfica neste momento não tem posição nenhuma na imprensa. Sujeita-se a aumentar o enxovalho na praça pública.

O presidente do Benfica, pelo que muitas vezes dá a entender, apenas se preocupa em safar-se, mesmo que para isso teime em queimar tudo o que está à sua volta.
Cultiva-se uma ideia errada de um Benfica ganhador que não existe há muitos anos e passa-se essa ideia através da imprensa.

Somos o puto fanfarrão lá da escola. O pior é que de vez em quando aparece o puto do bairro e nos dá uma valente tareia. E mesmo que para isso tenha precisado primeiro de nos acertar um valente pontapé nos tin-tins, a verdade é que depois da tareia que levámos já ninguém se lembra disso.

O Benfica não aprende com os erros
E até os próprios benfiquistas, sempre tão sedentos de vitórias vão nesse engodo. Era incrível o número de benfiquistas que acreditavam piamente que este ano já estava limpo antes de começar e que daríamos uma tareia na supertaça, que o polvo estava morto e tal.

Até parece que não estiveram cá nos últimos 20 anos. Até parece que não estão a par da incompetência gritante dos nossos dirigentes a preparar as épocas. Até parece que não assistiram no Verão ao espectáculo deprimente do mercado onde davamos milhões por inexperientes putos argentinos e nos recusáva-mos a dar mais 2 tostões por um Elias para posições efectivamente carenciadas.

Cultivamos ídolos e esquecemo-nos que os mesmos ídolos que cultivamos são os mesmos que depois fazem birras se não são vendidos, jogando a fazer frete e de beicinho.

O Benfica como instituição não aprende com os erros. O Benfica nos seus adeptos não aprende com os erros.
O Benfica no seu treinador não aprende com os erros. De outra forma como explicar que continue a insistir em jogar em ataque desenfreado com a equipa em baixa de confiança e numa competição como a Champions, onde manda não o espectáculo, mas a ratice e o pragmatismo?!

O Benfica não sabe ganhar
O que até é natural nesta fase da sua história. Será expectável que um clube que ganha tão poucos títulos em tantos anos saiba ganhar? Escusavam era de espetar-nos contra a parede da forma como espetaram esta época. Regra nº1 quando se ganha -> Ganhou-se: é gozar o dia, mas só, pois o dia seguinte já pertence ao título seguinte. Os grandes campeões começam logo a pensar como ganharão da próxima vez e não passam o tempo todo a vangloriar-se do que acabaram de ganhar. Um único campeonato não faz um campeão. Os campeões são recordados por ganharem muitas vezes, não uma.
Considero uma estupidez o speaker do estádio da Luz ainda colocar a música "Campeões, nós somos campeões". Os verdadeiros campeões não precisam de dizê-lo, são reconhecidos!
Mais uma vez deixo a ideia que fartei-me de repetir neste blog: Mesmo o Benfica espectacularmente alucinante da época passada apenas conseguiu ser campeão na última jornada!

O Benfica subestima os adversários
Sejam os fracos como Hapoel, sejam o porto na supertaça. Uma coisa é confiança alicerçada em boa preparação e grande conhecimento do adversário. Outra bem diferente é fanfarronice. Raramente dá certo.

O Benfica tem de começar a encarar determinados jogos como mais que um jogo. Nunca, mas nunca, pode encarar um jogo com o porto ou até contra o sporting como apenas mais um jogo, apenas um troféu de pré-época ou apenas 3 pontos. Esses jogos mexem muito com índices anímicos e factores motivacionais. Esses jogos são os jogos do Click! Cabe-nos a nós decidir se queremos um Click negativo ou um Click positivo! Por muito que choque, vejam como os corruptos encaram esses jogos: como se se tratasse de uma guerra!

O Benfica não sabe direccionar os seus esforços e tem um grave problema de timing
Acho que qualquer um de vocês consegue identificar uma série de acções que foram tomadas, que até se tivessem sido tomadas a tempo poderíam surtir resultado. Como se dorme em serviço, mais não servem para tornar os adeptos motivo de chacota.

Ponto final:
Este Benfica não era tão forte como se muitos apregoavam no início, mas se virem com atenção, não é assim tão fraco. Falando do que podem render jogadores novos e do que já sabemos que conseguem render os que já cá estavam, é um Benfica com capacidade para ser um Benfica bem forte.
Basta compararem com os Benficas dos últimos 10 anos e só perde em qualidade com o Benfica do ano passado e com o Benfica que o Fernando Santos teve a desplicência de estragar, que reúnia Rui Costa, Luisão, Simão, Miccoli, Katsouranis e Karagounis entre outros.

Se Jesus deixar de pôr a carroça à frente dos bois e deixar de achar que vai continuar a estraçalhar todas as equipas que encontrar pela frente com a sua táctica do rolo, pode-se efectivamente construir uma equipa. Pode começar a preparar já o esqueleto da próxima época. Ou então pode esperar pelo o Verão enquanto o seu amigo Vieira trata de lhe fazer a cama e mais uma vez "fugir com o rabo à seringa" desresponsabilizando-se.

Etiquetas: , ,

sábado, novembro 13, 2010

Eu estou com o Jesus!

Foi este o homem que fez o espectacular campeonato do ano passado!

Não se deixem levar no engodo dos media que trabalham a reboque do sistema e de interesses obscuros, fazendo ano sim ano sim a cama aos treinadores benfiquistas!

Trocar de treinador não faz sentido nenhum. Acredito que Jesus tenha aprendido a lição e ainda não me esqueci do que sucedeu nas primeiras jornadas tirando completamente a confianção à nossa equipa e dando essa mesma confiança descaradamente aos outros.

Espero que os benfiquistas não caiam na esparrela!

Etiquetas:

domingo, novembro 07, 2010

Sinceramente não esperava...

Não esperava que Jesus fosse cometer tamanha burrice. Quando comecei a ouvir os rumores, pensei que fosse só isso, especulação da imprensa.

Com Sidney sem ritmo nenhum de jogo vai lançá-lo num jogo desta responsabilidade? Com David Luiz claramente em baixo de forma e com níveis motivacionais criticos vai adaptá-lo à esquerda? Esqueceu-se do jogo do ano passado em Liverpool e como o perdeu?

Quer rever a forma como sofremos o primeiro golo, sff?

Qual foi a ideia? Moralizar o adversário? Que raio de atitude foi aquela no início do jogo a deixar os corruptos jogarem a seu bel'prazer?

Dass! Jesus que se decida em relação ao que quer!

Etiquetas:

sábado, novembro 06, 2010

É possível!

Eu também acredito sempre!

Etiquetas: ,

sexta-feira, novembro 05, 2010

A maciesa das equipas submissas

Sempre se falou sobre a maciesa que grande parte das equipas portuguesas colocam em campo quando jogam contra os corruptos, trancendendo-se contra nós. Ainda há muita gente que acha que isto é um mito.

Pelas estatísticas da liga, como muito bem destacou o blogue GuachosVermelhos é fácil provar.

Não percebo, como não percebem muitos benfiquistas, entre os quais o Vermelhusco do Geração Benfica é porque toda a gente dentro do Benfica continua a assobiar para o lado!

Não custa mesmo nada denunciar isto a ver se se espicaça alguma réstea de orgulho que os jogadores (porque aos clubes e às direcções já não lhes resta nada) ainda tenham.

É tão fácil Jesus!
É tão fácil Rui Costa!
É tão fácil Vieira!

Etiquetas:

A maciesa das equipas submissas

Sempre se falou sobre a maciesa que grande parte das equipas portuguesas colocam em campo quando jogam contra os corruptos, trancendendo-se contra nós. Ainda há muita gente que acha que isto é um mito.

Pelas estatísticas da liga, como muito bem destacou o blogue GuachosVermelhos é fácil provar.

Não percebo, como não percebem muitos benfiquistas, entre os quais o Vermelhusco do Geração Benfica é porque toda a gente dentro do Benfica continua a assobiar para o lado!

Não custa mesmo nada denunciar isto a ver se se espicaça alguma réstea de orgulho que os jogadores (porque aos clubes e às direcções já não lhes resta nada) ainda tenham.

É tão fácil Jesus!
É tão fácil Rui Costa!
É tão fácil Vieira!

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 03, 2010

Glória a Jesus!

Melhor assim.

Se o resultado se tivesse quedado em 4-0 iam passar a semana todos inchados e entrar em campo no domingo relaxados.

Os jornais iriam elevar o ego de tal forma que entraríamos no estádio dos corruptos da mesma forma como entrámos nesta época. Demasiado convencidos.

Com o que aconteceu, o Jesus é obrigado a martelar-lhes a cabeça para manterem a concentração nos 90m. Há muito a corrigir, há muitas cautelas a ter.
Precisamos de um Benfica humilde contra os corruptos. E por outra, é bom que caiam no engodo que é fácil marcarem-nos golos.

Não esquecer que só sofremos os 3 jogos porque a 15m do fim fizemos 3 substituições de rajada, tirando 3 peças chave (Saviola, Kardec e Martins) para meter 3 gajos sem rodagem, estaleca ou competitividade.

Filipe Meneses faz-me confusão pelo laxismo. Da mesma forma como Gaitan já me causa urticária pela desplicência. Já Sálvio ontem mostrou uma garra e uma vontade de louvar, para além do sentido objectivo que emprestou à equipa.

Curiosamente, começamos a ganhar o jogo a partir do momento em que se negou a capa do jornal ABola em que baseava a estratégia num jogador (Aimar) e usamos a equipa toda para alcançar a vitória.
Temos de ganhar pela equipa e não pelas individualidades.

Não pude ir ao jogo ontem. Pelos relatos houve assobios no fim. Só posso assumir que essa gente é estúpida que não percebe que se trata de um jogo de futebol e tudo pode acontecer. O Lyon não é propriamente uma equipa qualquer e a equipa do Benfica não está propriamente estável psicológicamente.

Repito: A equipa do Benfica não está propriamente estável psicológicamente.

E não é com assobios que estabiliza. Muito pelo contrário.

Compreendo o Jesus, temos um jogo importante no Domingo, daí querer dar descanso aos jogadores, mas fazer as 3 substituições de rajada foi arriscar demais.

Principalmente se tivermos em conta que nenhum dos jogadores que entrou é conhecido pela intensidade que empresta ao jogo. Se considerarmos a falta de ritmo que têm em jogo a sério, pior.

Continuo sem perceber porque não se emprestou o Filipe Meneses ao Guimarães.

Continuo a louvar Jesus. Quantos se podem gabar de conseguir meter 4 golos ao Lyon nos últimos 10 anos? Nem o Real Madrid.

Jesus fez um super-Coentrão. Jesus reabilitou Charles Martin. Jesus confirmou Luisão. Jesus acordou o Benfica.

Só não podemos é dar ao luxo de deixar Jesus pensar que é o maior e que as coisas saírão naturalmente. Vai ser sempre preciso muito, muito trabalho.

Houve alguém que disse que o melhor que podería acontecer ao Benfica era a cada início de época fazer uma lobotomia ao Jesus. Dessa forma ele acreditaría sempre que ainda não tinha ganho nada e todos os jogos faría das tripas coração para ganhar. Um pouco à imagem do que se viu o ano passado. Jesus precisa dessa pressão. Daí que um resultado expressivo quando sabemos que a equipa não está assim tão bem não fosse benéfico nesta altura.

Etiquetas: , , , ,